Qual é a relação entre sensibilidade e especificidade em um teste de triagem?

Perguntado por: Carlota Kyara de Silva  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

A sensibilidade de um teste diagnóstico corresponde ao percentual de resultados positivos dentre as pessoas que tem uma determinada doença ou condição clínica. A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.

O que é a sensibilidade e especificidade de um teste?

Afinal, o que é a sensibilidade e a especificidade? O parâmetro Sensibilidade mede justamente essa capacidade do teste dar um resultado alterado para pessoas realmente doentes. Enquanto a Especificidade mede a capacidade do teste dar um resultado negativo para pessoas não-doentes.

Como a sensibilidade e especificidade influenciam o valor preditivo?

Valor preditivo positivo e negativo

A sensibilidade e especificidade têm uma limitação séria: não ajudam a decisão da equipe médica. Ou seja, ao receber um paciente com resultado positivo do teste, é necessário avaliar se o paciente está realmente doente.

Qual a finalidade do teste de sensibilidade?

Testes de sensibilidade determinam a vulnerabilidade dos micróbios aos fármacos antimicrobianos por meio da exposição de concentrações-padrão de microrganismos a concentrações específicas de fármacos antimicrobianos. Testes de sensibilidade podem ser realizados para bactérias, fungos e vírus.

Como fazer cálculo de sensibilidade e especificidade?

  1. Sensibilidade: é a probabilidade de resultado positivo nos doentes (verdadeiro positivo) e é calculado como: a/(a+c).
  2. Especificidade: é a probabilidade de resultado negativo nos não-doentes (verdadeiro negativo) e é calculado como: d/b+d.

Entenda o que é Sensibilidade e Especificidade #Dose Diária

35 questões relacionadas encontradas

O que é sensibilidade e especificidade?

A porcentagem de positivos resultante chamamos de sensibilidade. A especificidade, por sua vez, é a capacidade que o mesmo teste tem de ser negativo, em face de uma amostra de indivíduos que sabidamente não têm a doença em questão e, como definido por Galen e Gambino, 19751, é a “ negr. tividade na saúde”.

Quanto maior a sensibilidade menor a especificidade?

Quanto maior o valor da sensibilidade (menor a probabilidade de falsos negativos) e maior o valor da especificidade (menor a probabilidade de falsos positivos), mais acurado o teste.

Quanto maior a sensibilidade de um teste?

Questão Quanto maior a sensibilidade de um teste diagnóstico, maior será seu valor preditivo negativo.

Como é realizado o teste de sensibilidade?

O teste da sensibilidade dolorosa consiste em estimular a pele com as extremidades afilada e rombuda de um alfinete, aleatoriamente (CALLAHAN, 1990). Cada área deverá ser estimulada pelo menos uma vez com cada extremidade (Fig. 8.5).

Quais os tipos de avaliação da sensibilidade?

Geralmente, são divididos em três tipos: mecanoreceptivos, termoreceptivos e dor.

O que é um teste de triagem?

Exame gratuito e obrigatório, feito a partir da coleta de sangue (calcanhar do bebê ou periférico) que permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível, bem como a morte.

O que é 1 especificidade?

Já a especificidade é a proporção de indivíduos que não têm a doença e apresentam teste negativo, ou seja, a capacidade de identificar os verdadeiros negativos. A principal limitação é na possibilidade de falso-negativo quanto mais específico um teste.

Quando um teste é muito sensível ele se torna menos específico?

Se o exame for realizado para confirmar uma doença, é selecionado um ponto de corte com maior especificidade e menor sensibilidade. Se o exame for realizado para rastrear uma doença oculta, um ponto de corte com maior sensibilidade e menor especificidade é selecionado.

Como pode ser denominado o resultado do teste de sensibilidade?

Como pode ser denominado o resultado do teste de sensibilidade a antimicrobianos (TSA)? RESPOSTA: Antibiograma.

Qual a diferença entre sensibilidade e valor preditivo positivo?

O valor preditivo positivo considera todos os pacientes com teste positivo, incluindo aqueles que realmente têm e os que não têm a doença. A sensibilidade considera todos os pacientes que realmente têm a doença, incluindo aqueles com teste positivo e com teste negativo.

O que é um teste específico?

Teste que confirma um diagnóstico que tenha sido sugerido por outros dados. Teste que seja geralmente positivo na presença de doença.

Quais são os tipos de sensibilidade?

Os sentidos conscientes são formados pelos sentidos especiais da visão, do olfato, da gustação e da audição e pelos sentidos somáticos (somestésicos) do tato, da pressão, da temperatura, da dor e da coceira.

O que significa alta sensibilidade?

Pessoas Altamente Sensíveis, ou PAS, apresentam uma capacidade sensorial acentuada e alto grau de empatia. Essa característica não é um transtorno nem torna ninguém especial, mas também não deve ser vista como fraqueza.

O que é avaliação sensitiva?

Análise de sensibilidade é a técnica de análise que busca prever o resultado gerado por alterações nos parâmetros ou nas atividades em um processo. Essa é a medida do grau de sensibilidade do processo perante uma mudança.

Quanto maior a sensibilidade menores Os resultados falso negativos?

Quanto maior a sensibilidade, menor a chance de apresentar resultados falsos negativos, pois o teste consegue identificar mais facilmente a substância pretendida, mesmo que ela esteja em baixa quantidade. Especificidade: é a capacidade do teste negativar na ausência da doença investigada.

O que quer dizer sensibilidade do teste 25?

Entre 11-25 mUI/mL: Valores inconclusivos, por isso é necessário repetir o teste em 48 horas; Entre 26-1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita; Superior a 1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez.

Quanto mais sensível um teste menos resultados Falso-positivos serão produzidos?

Quanto mais sensível, menor a possibilidade de falsos- negativos. A especificidade é útil para detectar um maior número de portadores de uma doença. Quanto mais específico, maior a proporção de falsos-positivos. Testes muito sensíveis têm poucos falsos-positivos, assim como os muito específicos.

O que significa sensibilidade em Estatística?

Sensibilidade (s) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e doente de ter seu teste alterado (positivo). Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo).

Como avaliar a acurácia de um teste?

A acurácia de um teste diagnóstico deve ser avaliada, comparando seu resultado com um teste "padrão ouro", ou padrão de referência (o melhor disponível). O teste de referência pode ser um único teste, uma combinação de diferentes testes ou o desfecho clínico dos pacientes11.

O que é VPP e VPN?

O VPP e o VPN também são indicadores importantes quando se avalia a população geral. Um teste de rastreamento com alta sensibilidade e especificidade pode ter VPP baixo se a prevalência da doença for baixa nessa população.

Artigo anterior
O que é energia e trabalho?
Artigo seguinte
O que é ser um médico sanitarista?