Quando se usa vossa senhoria?

Perguntado por: Kyara Gomes Torres  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Vossa senhoria é um pronome de tratamento formal utilizado na língua portuguesa para se referir às autoridades em geral. Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais.

Quando posso usar vossa senhoria?

Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa. Com relação à flexão verbal, em ambos os casos, será sempre feita na 3ª pessoa.

O que é a vossa senhoria?

pronome Forma de tratamento cerimonioso, excessivamente formal, usado para se referir às autoridades ou a alguém que ocupa uma elevada posição social: comunico a Vossa Senhoria que o presidente do país está em viagem internacional. [Gramática] Faz referência à pessoa com quem se fala; abreviatura: V.Sa.

Qual é o feminino de vossa senhoria?

A concordância no feminino “Vossa Senhoria está cansada”, mesmo referindo-se a um homem não está errada, mas para não correr o risco de ser mal-interpretado, lembre-se de sempre concordar o adjetivo com o sexo da pessoa com quem se fala.

Quando usar excelência?

VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência.

Vossa Excelência x Vossa Senhoria

24 questões relacionadas encontradas

Para quem é usado o pronome senhora?

Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.

Como se dirigir a uma autoridade?

Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.

Como se dirigir a uma pessoa formalmente?

  1. Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.
  2. General. Sua/Vossa Excelência.
  3. Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.
  4. Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.
  5. Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.
  6. Major. Sua/Vossa Senhoria.
  7. Marechal. Sua/Vossa Excelência.
  8. Ministro. Sua/Vossa Excelência.

Quais os pronomes de tratamento e quando usar?

Pronomes de tratamento – quando utilizar cada um?
  1. 1) Vossa Alteza. Abreviatura: V. A. ...
  2. 2) Vossa Eminência. Abreviatura: V. ...
  3. 3) Vossa Reverendíssima. Abreviatura: V. ...
  4. 4) Vossa Excelência. Abreviatura: V. ...
  5. 5) Vossa Magnificência. Abreviatura: V. ...
  6. 6) Vossa Santidade. Abreviatura: V. S. ...
  7. 7) Vossa Majestade. ...
  8. 8) Vossa Majestade Imperial.

Como chamar uma pessoa formalmente?

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Como se deve escrever uma carta formal?

Como escrever uma carta formal?
  1. Comece por escrever o seu nome e endereço no canto superior esquerdo. ...
  2. No canto superior direito, coloque o nome, empresa e endereço do destinatário, sempre precedido de um pronome formal como “Senhor/Senhora”, “Prezado/Prezada”, “Excelentíssimo(a) Senhor(a)”, entre outros;

Para quem é usado Vossa Excelência?

ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Como devo chamar o presidente da República?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Como devo chamar um delegado de polícia?

Foi assim que descobri que, com o advento da Lei 12.830/13 (Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia), o pronome de tratamento adequado para se reportar ao Delegado de Polícia é o EXCELENTÍSSIMO (e EXCELÊNCIA).

Como deve se dirigir a um rei?

Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei. Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE. A mesma regra se aplica a VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA, a VOSSA SENHORIA e SUA SENHORIA...

Qual é a diferença entre senhora é dona?

Estas duas palavras, como formas de tratamento, dependem muito das relações entre as pessoas. Se a senhora for da sua idade, tanto a pode tratar por senhora como por tu. Se for de idade bastante superior, poderá tratá-la por Senhora Dona ou apenas por Dona, conforme a região.

Para quem são usados os pronomes?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. ... 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Como se referir a 3 pessoas?

Assim é que, se usado "ambos" para indicar três pessoas ou coisas, é o mesmo que dizer "o trio de dois" ou a "dupla de três".

É obrigatório a chamar juiz de excelência?

Não! Ninguém é obrigado à chamar ninguém de excelência, doutor, senhor, mestre, milorde, sanctus dominus, amo, alteza, majestade, eminência, magnificência, vossa onipotência (essa eu particularmente nem conhecia) etc.

Como abreviar Meritissima juíza?

Como abreviatura de meritíssimo, adjectivo usado no tratamento ou referência a juízes, é possível utilizar M. ou MM. Para o feminino, as formas M. ou MMª são possíveis, embora também se use MM, sem qualquer índice a indicar o feminino.

Porquê chamar juiz de excelência?

Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz. ... Vale anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão senhor juiz, que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.

Como falar com Vossa Excelência?

Uso dos pronomes de tratamento

Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2. ª pessoa do singular ou do plural (Vossa Excelência ou Vossas Excelências), a concordância verbal deverá ser feita sempre com a 3. ª pessoa do singular ou do plural: Infelizmente, Vossa Excelência não cumpriu suas promessas eleitorais.

Como devemos chamar o juiz?

Os termos mais utilizados são: “meritíssimo” ou “excelência”. Normalmente, chegam a atribuir a “meritíssimo” o sentido de sinônimo de juiz, mas isso está correto?

Quando usar sua é vossa?

3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua.

Artigo anterior
Quanto dura um hematoma?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura comida no congelador?