Quando se usa o qual?

Perguntado por: Tomé Batista de Azevedo  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

“O qual” pode ser utilizado para substituir ou mencionar um substantivo e sempre é precedido de uma preposição, locução prepositiva e artigo. Exemplo: Entregamos o pacote para o cliente, o qual ficou feliz ao receber os produtos. Neste caso, “o qual” evita a repetição de “o cliente”.

Quando se usa o qual ou a qual?

Com verbos transitivos diretos, que não pedem preposição, deverá ser usado o pronome relativo o qual. Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.

Quando se usa o se?

Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.

Quando usar cuja?

Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida. Exs: Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).

Qual ou a qual?

Os dois estão corretos. À qual é resultado da contração da preposição a mais o artigo definido a. A qual pode ser a preposição a mais o pronome interrogativo qual ou o artigo definido a mais o pronome relativo qual. As duas formas existem e podem ser usadas.

Uso da palavra SE [Prof Noslen]

43 questões relacionadas encontradas

Tem crase antes de qual?

Substitua o substantivo feminino que aparece antes do a qual por um masculino (qualquer um, não precisa ser sinônimo, mas tem de ser do mesmo número — singular ou plural). Se, com o masculino aparecer ao qual, aos quais, acento no a: Eis a casa à qual me referi. (Eis o livro ao qual me referi.)

Qual foi qualé?

Pergunta usada para saber o que está havendo, geralmente usada no Rio de Janeiro.

Quando não pode usar cujo?

O pronome CUJO nunca é seguido de artigo.

Construções como “a terra cujo o herói” e “o livro cujas as páginas” são gramaticalmente incorretas.

O que significa cujo ou cuja?

A) – Qualquer forma deste pronome (cujo, cuja, cujos, cujas) é equivalente a do qual, da qual, dos quais, das quais, conforme o antecedente for masculino ou feminino, do singular ou do plural. Concorda sempre com o substantivo que se lhe segue: (1) É bela esta árvore, cuja folhagem é bonita.

Que pode ser substituído por cujo?

1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.

Qual a classificação da palavra se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

O que atrai o se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.

Quando se usa por e pelo?

Essas são as variantes da preposição por, respondendo, então, a questão colocada. Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la. (A contração da preposição 'por' mais o artigo definido 'o/a'.)

Quando Substituir que pôr o qual?

Que é um pronome relativo quando: substitui um substantivo, evitando a sua repetição; ... aparece após o substantivo que substitui; pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Porque por quê ou porquê?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Pode usar de antes de cujo?

O pronome não aceita artigo nem antes, nem depois. Ele pode, no entanto, ser precedido de preposição. ex: O autor a cujo trabalho me referi se mudou para Londres.

Pode ter vírgula antes de cujo?

Em princípio, a vírgula está incorrecta, porque a oração introduzida por «cujos» é uma relativa restritiva. ... Não obstante isso, quando uma oração relativa de "cujo" constitui uma expressão intercalada, a forma "cujo" é precedida de vírgula.

Qual foi gíria?

2. Qual foi. Gíria utilizada para fazer perguntas, o tom de voz vai definir se a conversa é mais agressiva ou normal; Tem o mesmo sentido da expressão "O que foi?".

O que significa a gíria qual foi?

O que é Qual foi:

Pergunta usada para saber o que está havendo, geralmente usada no Rio de Janeiro.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Tem crase antes de senhora?

6) Em resumo, quanto aos pronomes de tratamento: não há crase antes deles, com exceção de senhora, senhorita e dona.

Qual o correto pela ou por?

Significado de Pela

contração Por; através de; ao lado de; em razão de: os bandidos entraram pela janela; eles passaram pela ponte; agiu pela vontade; o ônibus passa pela Igreja? [Gramática] Forma Contraída que equivale ao uso da preposição por. [Gramática] Junção da preposição "per" + artigo "a" ou + pronome "la".

Qual plural de pelo?

No singular, era pêlo. No plural, pêlos.

Qual a classificação da palavra pelo?

substantivo masculino Filamento ceratinoso que cresce em praticamente toda a superfície do corpo: mãos com pelos. [Zoologia] Conjunto desses filamentos que crescem nos animais: pelo de carneiro. [Botânica] Penugem dos frutos, folhas etc. Etimologia (origem da palavra pelo).

Artigo anterior
Qual a melhor maneira de consumir o ovo?
Artigo seguinte
Qual é a classe gramatical de ela?