Quando se usa no qual?

Perguntado por: Patrícia Patrícia Pereira Carneiro Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Quando usa o qual no qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Em que é no qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Quando usar no e em?

Os valores das preposições

No 1º caso, a preposição do relaciona as palavras chega e batente, indicando uma ideia de procedência. Já no 2º caso, a preposição de relaciona as palavras corrente e ouro, explicitando a matéria da qual é feita a corrente.

Por que substitui pelo qual?

Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

PONTO E VÍRGULA; para que serve? Quando usar? Conheça as REGRAS! || Prof. Letícia Góes

42 questões relacionadas encontradas

O que substituir na qual?

1 em que, no qual, nas quais, nos quais, onde, quando.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Porque no Recife e não em Recife?

Não devemos reduzir o caso a uma simples discussão de certo ou errado. O fato é que no sul do país, costumamos omitir o artigo: “nasceu em Recife, vem de Recife, viajou para Recife”. Já os recifenses fazem questão do artigo.

Como substituir a preposição de?

1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em. Exemplo: Eu vou agora para a empresa. Preposição que indica proximidade: 2 prestes a, quase a, na iminência de, próximo de, a ponto de.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Qual ou a qual?

As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.

Que na qual?

Onde, em que, na qual - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. É indiferente usar-se "em que", "onde" ou "na qual" na frase seguinte: "Uma sociedade em que o homem dominava". Sim, no que toca à correcção, é indiferente dizer: "Uma sociedade em que/onde/na qual o homem dominava".

Por que ou pelo qual?

O uso dos porquês depende do sentido que queremos dar a uma frase. Assim, usamos “por que” com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”, “por qual”, “por qual razão” e “por qual motivo”.

Qual o certo de Recife ou do Recife?

As duas formas estão corretas. Sempre que quisermos referir o município brasileiro situado na região Nordeste, capital do estado de Pernambuco, podemos usar ou omitir o artigo definido o. Assim, é correto dizer: o Recife, no Recife, do Recife e Recife, em Recife, de Recife.

Porque se diz cidade o Recife?

O nome "recife" é sinônimo de "arrecife" nos dicionários. O batismo da cidade veio desses muros aflorados por milênios na costa pernambucana: arrecife ou recife. O nome é masculino desde a origem. No entanto, sei por experiência que devemos sair da visão etimológica, porque ela se esvai nos costumes dos dias presentes.

Sou natural de Pernambuco ou do Pernambuco?

Pernambuco, como Sergipe, São Paulo, Goiás, Mato-Grosso e Mato-Grosso-do Sul, sofrem de incurável alergia ao artigo. Não aceitam o pequenino nem a pedido dos orixás. Fale e escreva com boca cheia e cabeça erguida: Sou de Pernambuco.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Onde sinônimo de onde?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

Qual As Qual?

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Como substituir OE em uma frase?

1 também, e também, com, mais. Exemplo: Meu irmão e meu pai já estão chegando. Indica bem como: 2 bem como, assim como, tal como, como, como também, tal e qual, tal qual, que nem.

Tem vírgula antes de a qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Quando a qual tem crase?

A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome “a qual”/ “as quais” e o verbo exigir a preposição “a” em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.

Artigo anterior
O que é a limitação da pesquisa?
Artigo seguinte
Qual a porcentagem de água no álcool 70?