Quando se preocupar com feridas na boca?

Perguntado por: Vasco Miranda de Coelho  |  Última atualização: 29. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.

É perigoso ferida na boca?

A boca pode esconder feridas, que nem doem, mas que podem ser sinal de algo grave. Uma afta, por exemplo, incomoda desde o começo, mas desaparece em até duas semanas. Qualquer lesão que dure mais do que isso é um bom motivo para procurar o médico.

Quando a ferida é preocupante?

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Qual doença pode causar feridas na boca?

Já em pacientes que não fazem uso de próteses, o problema pode ser causado por baixa imunidade (feridas como aftas e úlceras), problemas estomacais, como estomatite, gastrite e úlcera gástrica. Portanto, são diversos os fatores que podem causar feridas na boca, podendo ser tanto por doenças quanto por lesões mecânicas.

Como saber se é afta ou câncer?

A lesão do câncer cresce rápido e a da afta é circunscrita. A lesão do câncer geralmente não dói e a da afta é dolorida. A lesão do câncer não cicatriza e a da afta cicatriza de 7 a 14 dias. A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não.

FERIDA NA BOCA: CAUSAS E CARACTERÍSTICAS (com Dra. Mylene Fakhouri)

40 questões relacionadas encontradas

Como é a ferida do câncer na boca?

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

Como é a ferida de um câncer?

As feridas tumorais são formadas pela infiltração das células malignas do tumor nas estruturas da pele. Ocorre quebra da integridade do tegumento, levando à formação de uma ferida evolutivamente exofítica. Isso se dá em decorrência da proliferação celular descontrolada, que é provocada pelo processo de oncogênese.

Como é a ferida da sífilis na boca?

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

O que é sífilis na boca?

As manifestações orais da sífilis podem se apresentar como placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nódulos, manchas e erosão(2,3). Pode-se notar a presença de condilomas lata, ulcerações em forma de caracol, máculas papulares vermelhas e pápulas fendidas(1,2,3).

Quando a afta é preocupante?

Recomendações em caso de afta

Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos); Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns; Se as lesões durarem mais de três semanas; Se surgirem lesões nos lábios.

Quando uma ferida pode ser câncer?

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, são sinais de alerta para o câncer de pele. Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

Como começa ferida de diabetes?

A grande maioria das feridas diabéticas é originada por fatores externos, como espinhos, pedras, objetos cortantes, pregos e calçados apertados. A maioria das lesões ocorre na região plantar e, por isso, essas lesões ficam conhecidas como “mal perfurante plantar”.

Como saber se a ferida está com bactéria?

Inchaço, calor, dor e sensibilidade local; Presença de pus ou secreção; Mau cheiro da ferida; Febre.

É normal criar ferida na boca?

As feridas na boca podem ser provocadas por aftas, por pequenas pancadas, irritações desta região, ou por infecções virais ou bacterianas. O herpes labial é um exemplo de infecção comum causada por vírus, que provoca pequenas bolhas que doem e ardem, na região dos lábios.

Como curar ferida na boca rapidamente?

As melhores dicas para curar aftas mais rapidamente são:
  1. Aplicar chá preto. ...
  2. Fazer bochecho de água com sal. ...
  3. Mascar um cravo-da-índia. ...
  4. Gargarejar com leite de magnésia. ...
  5. Comer iogurte natural. ...
  6. Aplicar vinagre de maçã ...
  7. Óleo de coco. ...
  8. Extrato de própolis.

O que é bom para curar feridas na boca?

bochechos com soluções antimicrobianas para evitar infecções; pastilhas com ação anti-inflamatória a fim de acelerar a cicatrização; enxaguantes bucais com ação anti-inflamatória local também para controlar os sintomas.

Como saber se estou com DST na boca?

Queimação e dor na boca e na garganta

Esses são sintomas clássicos da gonorreia bucal, já que a formação de úlcera na boca, feridas ou lesões, pode causar dor na região. A intensidade da dor varia de pessoa para pessoa, mas é inevitável que a boca e a garganta sejam bem afetadas.

Estou com feridas na boca?

Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.

Como é a sífilis no início?

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Quando desconfiar que estou com sífilis?

Quais são os sinais e sintomas da sífilis? Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio.

Quando desconfiar de sífilis?

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Como saber se é sífilis ou alergia?

“As lesões desse estágio são parecidas com uma reação alérgica, porém é como se fosse uma 'alergia' que não dói e não coça. Nós temos 'olhos treinados' para reconhecer a doença, além analisar clinicamente ainda dispormos de exames como: VDRL, FTA-abs e exame de campo escuro microscopia, para confirmar o diagnóstico”.

O que são feridas malignas?

As feridas neoplásicas malignas (FNM) são consideradas feridas crônicas por estarem associadas ao desenvolvimento do câncer e resultam da proliferação descontrolada de células malignas que se infiltram a partir de tumores primários ou metastáticos, causando rompimento da integridade cutânea evoluindo de forma ...

O que é o carcinoma?

Carcinoma: entenda o que é, sintomas e tratamento desse tipo de câncer de pele. Carcinoma são tumores malignos que se iniciam na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos. Trata-se do tipo mais comum de câncer e o que mais atinge pessoas ao redor do mundo.

O que observar na ferida?

Avaliação da ferida

Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.

Artigo anterior
Qual tamanho é considerado um cisto grande?
Artigo seguinte
É necessário passar pomada na tatuagem?