Quando se preocupar com as pintas?

Perguntado por: Íris Abreu  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.

Como é uma pinta de câncer?

Uma pinta normal não sofre modificações. “As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno”, explica a médica Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como saber se um sinal é perigoso?

Uma mancha de pele degenerada pode se transformar em melanoma maligno. A assim chamada "regra ABCDE" serve para avaliar o risco dessa mutação: "Assimétrico": se o sinal tem contornos irregulares, está mais propenso a se tornar canceroso.

Quando um sinal pode ser câncer?

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.

Como diferenciar uma pinta de um câncer de pele?

As características observadas são:
  1. Assimetria da lesão: se a metade da lesão observada for diferente da outra, pode ser indicativo de câncer;
  2. Borda irregular: quando o contorno do sinal, pinta ou mancha não é liso;
  3. Cor: se o sinal, pinta ou mancha tem diferentes cores, como preto, marrom e vermelho;

Pintas: Como Saber Se É Câncer - Você Bonita (30/10/17)

38 questões relacionadas encontradas

Quando desconfiar de uma pinta?

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista. A regra do ABCDE é um ótimo guia para identificarmos sinais de alerta.

Que tipo de mancha na pele devo me preocupar?

As manchas na pele devem ser encaradas como assunto sério e podem indicar de um melasma até um grave câncer de pele. A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista.

Quais os sinais de um câncer de pele?

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.
...
Os principais sintomas são:
  • Manchas que coçam, descamativas ou que sangram.
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
  • Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

O que significa sinais no corpo?

As pintas ou sinais (termo médico: nevos melanocíticos) são lesões benignas da pele que em geral não produzem nenhum sintoma. A palavra melanocítico que dizer “feita de melanócitos”, que são células que produzem o pigmento da pele (melanina).

Como saber se uma pessoa tem câncer?

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes:
  1. Perda de peso inexplicável.
  2. Cansaço.
  3. Suores noturnos.
  4. Perda de apetite.
  5. Dor nova e persistente.
  6. Enjoos e vômitos frequentes.
  7. Sangue na urina.
  8. Sangue nas fezes (visível ou detectável através de testes específicos)

O que acontece se estourar sinal?

Devem ser removidas apenas as lesões que justifiquem a remoção, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes resultantes. Em geral, toda “pinta” ou sinal apresenta a possibilidade de transformação em câncer da pele.

É perigoso tirar sinal?

A retirada de pintas, sinais e verrugas NUNCA deve ser realizada em casa. Você corre o risco de infecções (pela falta de esterilização do materiais utilizados e da assepsia correta do local a ser tratado ). Pode também haver um sangramento difícil de controlar.

O que fazer quando machucar um sinal?

Como regra básica, um sinal que sofra modificação recente (pode ser de tamanho, de forma ou de cor) deve ser analisado por um médico, bem como se houver uma alteração espontânea, como ulceração, sangramento, inflamação, prurido ou dor.

Como saber se uma verruga cancerígena ou não?

Para saber se elas são um tumor, utilize a técnica ABCDE:
  1. A – Assimetria: procure por verrugas ou sinais que são assimétricos ou desnivelados.
  2. B – Borda: verifique se alguma verruga ou sinal possui uma borda irregular.
  3. C – Cor: veja se alguma verruga ou sinal possui várias cores.

O que é uma pinta que coça?

O prurido indica que a pinta não é estável e que pode estar crescendo. Drauzio – Pinta que coça deve sempre ser retirada? Ivan de Oliveira Santos – Deve sempre ser observada. Às vezes, trata-se de uma queratose seborreica, uma lesão superficial sem complicações.

É normal aparecer sinais no corpo?

As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.

Porque as pessoas tem sinais no corpo?

Os melanócitos são células que ficam na camada basal, logo abaixo da epiderme. Sua principal função é produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece.

Quais os tipos de sinais na pele?

Quais são os principais tipos de sinais na pele?
  • pintas: são consideradas normais quando são pequenas e monocromáticas, salientes ou não. ...
  • manchas: se forem muito escuras e com mais de um tom, irregulares e apresentarem crescimento, podem indicar um melanoma (um dos tipos mais graves de câncer);

Qual o tipo de câncer de pele mais perigoso?

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

O que provoca o câncer de pele?

Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única. Alguns casos da doença estão associados a feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados e exposição a certos agentes químicos ou à radiação.

Quais os tipos de câncer de pele mais perigoso?

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo e perigoso. Representa apenas 3% dos tumores cutâneos, mas mais de 90% dos óbitos causados pela doença.

Quando se preocupar com manchas roxas na pele?

O sangue é reabsorvido naturalmente pelo corpo. A mancha roxa pode ser sinal de uma doença grave: a Púrpura Trombocitopênica. O sistema imunológico de quem tem essa doença desconhece as plaquetas como parte do organismo e começa a produzir anticorpos que passam a ataca-las e destruí-las.

Quais são as doenças que causam manchas na pele?

14 doenças que causam manchas vermelhas na pele
  1. Alergia. Alergia. Como são as manchas: de tamanho médio, podem ser vermelhas ou brancas, e coçam muito, podem se encher de líquido. ...
  2. Micose. MIcose. ...
  3. Zika vírus. Zika. ...
  4. Eczema. Eczema. ...
  5. Rubéola. Rubéola. ...
  6. Psoríase. Psoríase. ...
  7. Lúpus. Lúpus. ...
  8. Rosácea. Rosácea.

Como são as manchas de diabetes?

O aparecimento de manchas escuras com aspecto aveludado na pele, especialmente em regiões de dobras como pescoço, axilas e virilha, pode ser um sinal do diabetes do tipo 2, caso mais comum da doença.

Como identificar uma pinta?

Uma pinta normal é geralmente uniformemente colorida, como pontos marrom ou preto na pele. Ela pode ser plana ou elevada, redonda ou oval. As pintas têm geralmente menos de 6 mm de diâmetro. Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência.

Artigo anterior
Como evitar tendinite?
Artigo seguinte
Com quantos dias posso fazer teste de gravidez?