Como saber se estamos com conjuntivite ou alergia?

Perguntado por: Luísa Mara de Faria  |  Última atualização: 1. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.

Como começa a conjuntivite alérgica?

A conjuntivite alérgica sazonal quase sempre é provocada por esporos de fungos ou pólen de árvores, plantas e grama, fazendo com que se desenvolva durante a primavera e início do verão. O pólen das plantas é responsável pelos sintomas da conjuntivite alérgica no verão e no início do outono.

Como identificar se é conjuntivite ou não?

Como saber se a pessoa está com conjuntivite?
  1. olhos vermelhos;
  2. inchaço da conjuntiva e/ou pálpebras;
  3. lacrimejamento;
  4. sensação constante de que há um corpo estranho no olho, como um cisco, por exemplo;
  5. vontade de esfregar os olhos;
  6. prurido, irritação e/ou sensação de queimação;
  7. produção de pus ou muco;

Como saber se a irritação no olho e conjuntivite?

Sintomas da conjuntivite
  1. Vermelhidão ou lacrimejamento;
  2. Coceira acentuada;
  3. Sensação de areia nos olhos;
  4. Ardência constante;
  5. Inchaço nas pálpebras;
  6. Sensibilidade à luz;
  7. Visão embaçada;
  8. Olhos grudados ao acordar;

Qual a diferença entre irritação e conjuntivite?

Irritação ou sensação de corpo estranho, fotofobia ou secreção purulenta sugerem conjuntivite viral; secreção purulenta sugere conjuntivite bacteriana. Dor ocular incomumente intensa sugere esclerite.

CONJUNTIVITE: QUANDO SUSPEITAR? TIPOS? QUAL A GRAVIDADE?

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas de alergia no olho?

Os principais sintomas de alergia ocular são vermelhidão e coceira. Além desses, existem outras manifestações que são mais comuns quando há infecção bacteriana. Olhos lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de ardência e secreção com pus estão entre elas.

O que pode ser confundido com conjuntivite?

Sintomas muitas vezes atribuídos à conjuntivite também podem caracterizar a uveíte, uma inflamação no olho com diferentes causas que, se não diagnosticada e combatida a tempo, pode afetar a visão para sempre.

Quanto tempo dura uma reação alérgica no olho?

Além da causa, o que difere um do outro é o tempo de duração dos sintomas, que em casos de conjuntivite infecciosa duram de uma a duas semanas, e na forma alérgica, com administração do anti-histamínico, já no segundo dia os sintomas tendem a diminuir.

Como fica o olho no começo da conjuntivite?

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.

O que é bom para curar conjuntivite rápido?

Tratamento da conjuntivite

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.

Qual é a época de conjuntivite?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, os surtos de conjuntivite podem acontecer em qualquer época do ano. Contudo, essa propensão aumenta na estação mais quente, pois o calor e o tempo seco favorecem a disseminação dos agentes infecciosos.

Quais são os primeiros sinais de conjuntivite?

Sintomas de conjuntivite
  • Vermelhidão no olho afetado;
  • Produção excessiva de lágrimas;
  • Inchaço na pálpebra;
  • Coceira intensa;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Presença de secreção espessa e amarelada;
  • Dor no olho;
  • Dificuldade para abrir o olho afetado;

O que não pode fazer quando está com conjuntivite?

Nunca compartilhe itens pessoais como maquiagem, travesseiros, óculos e toalhas de mão e rosto. Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar os olhos. Nunca compartilhe suas lentes de contato com outra pessoa e interrompa o uso caso apresente sintomas da conjuntivite.

O que piora a conjuntivite alérgica?

O que pode piorar a conjuntivite? Ácaros da poeira/estofados/roupas de cama, pelos/saliva/urina de animais (por exemplo: gato, cachorro), baratas, fungos (umidade), fumaça de cigarro, ar frio e seco (por exemplo: ar condicionado), mudança do clima, pólen no ar, entre outros.

Qual o melhor Anti-inflamatório para conjuntivite?

O cetorolaco de trometamina, também conhecido como trometamol cetorolaco, é um anti-inflamatório não esteroide indicado para o tratamento da conjuntivite alérgica sazonal, pois ajuda a aliviar os sintomas de coceira, lacrimejamento, sensação de corpo estranho nos olhos, vermelhidão ou aumento da sensibilidade à luz.

É possível ter conjuntivite em apenas um olho?

A conjuntivite pode se instalar em apenas um olho ou nos dois, e durar entre uma semana e quinze dias. A conjuntiva pode ficar inflamada por causas diversas, por isso dizemos que a inflamação pode ser de origem bacteriana, viral ou alérgica.

Quando a conjuntivite é preocupante?

Algumas infecções graves podem provocar cicatrizes na conjuntiva, dando origem a anomalias na película lacrimal. Por vezes, as conjuntivites infecciosas graves chegam até a córnea (a camada transparente à frente da íris e da pupila).

Quantos dias de repouso para conjuntivite?

Dura em torno de 15 dias. Eventualmente alguns casos podem ter evolução mais grave sendo necessário encaminhamento ao oftalmologista. Indica-se o afastamento da pessoa com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos 07 dias, período mínimo de transmissibilidade.

Quem está com conjuntivite pode mexer no celular?

Posso fazer uso de telas de celular e computador estando com conjuntivite? As conjuntivites infecciosas (principalmente as virais) são contagiosas. As alérgicas não são. Pode usar telas, não deixando de realizar o tratamento prescrito.

Pode dar alergia só em um olho?

A alergia no olho pode causar sintomas como olhos vermelhos, sensação de ardência, coceira, olhos lacrimejando, inchaço, dor nos olhos e maior sensibilidade à luz, podendo acontecer apenas em um ou nos dois olhos.

O que é rinite alérgica nos olhos?

Uma das doenças oculares mais comuns no Brasil, ela se refere à inflamação da membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, conhecida como conjuntiva. Já a rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal causada por uma alergia.

Qual o melhor antialérgico para alergia nos olhos?

Cloridrato de Nafazolina + Maleato de Feniramina Geolab 0,25mg/mL + 3mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 10mL de solução de uso oftálmico.

Quando suspeitar de conjuntivite?

Principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de ter areia ou de ciscos nos olhos, em alguns casos ocorre secreção e coceira.

Qual alimento pode dar alergia nos olhos?

O consumo de alimentos alergênicos, como amendoim, leite, ovos e peixe, pode causar sintomas oculares. Se você perceber que alguns alimentos estão sempre envolvidos com as suas crises alérgicas, busque orientação médica para investigar a relação.

Quais alimentos podem dar alergia nos olhos?

Principais causas

Contudo, os mais envolvidos em quadros alérgicos são o leite de vaca, ovos, soja, trigo, peixes e crustáceos. Além disso, existe a possibilidade das reações por contaminação cruzada. Afinal, quem sabidamente apresenta alergia ao camarão pode não tolerar também mariscos, ostras e afins.

Artigo anterior
Quantas ONGs existem no Brasil 2019?
Artigo seguinte
Qual a importância da vitamina E para o nosso organismo?