Quando se pode aumentar o aluguel de um imóvel?
Perguntado por: Rita Doriana Rodrigues de Vicente | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (59 avaliações)
O proprietário tem o direito de reajustar o aluguel do imóvel uma vez por ano ou se considerar que o preço atualmente cobrado está defasado em relação ao valor do mercado. Porém, essa última revisão só pode ser solicitada após passado um período de 3 anos de contrato.
Quanto posso aumentar o aluguel de um imóvel?
É importante frisar que isso nunca deve ser feito antes do prazo de aniversário ou do fim do contrato. Até o mês de novembro de 2021, o indicador IGP-M acumulou 17,89% nos últimos 12 meses. E segundo o Boletim Focus do Banco Central divulgado no dia 26 de novembro, a meta para o IGP-M em 2022 é de 5,31%.
Qual o reajuste de aluguel permitido por lei?
FGV lançou novo índice de reajuste de aluguel
Com dados atuais, o índice terminou 2021 com uma baixa de -0,61%, o que reforça que muitos dos contratos foram negociados com base na crise econômica, deixando de lado a alta do IGP-M ou os 10% do IPCA.
Qual o período mínimo de reajuste de aluguel?
A correção do valor pago pelo inquilino deve ser feita no mês de aniversário da contratação. A regra vale até o fim do contrato que, na maioria das vezes, tem vigência mínima de 30 meses.
Quanto vai subir o aluguel em 2022?
O índice de reajuste para os contratos que fazem aniversário em março de 2022 ficou em 16,12% Se você tem um contrato do QuintoAndar que faz aniversário no mês de março de 2022, o reajuste de aluguel, de acordo com o IGP-M de fevereiro, será de 16,12%.
Seu aluguel pode aumentar quase 20%! Aprenda como renegociar o índice IGP-M no contrato
Como fica o aluguel em 2022?
O Projeto de Lei 631/21 impede reajustes de contratos de aluguéis, em qualquer modalidade, residencial, comercial e não residencial, até dezembro de 2022. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, estabelece ainda que a retomada dos reajustes desconsiderará o acúmulo observado nos índices de correção dos contratos.
Qual foi o reajuste de aluguel para 2021?
IGP-M, índice de reajuste do aluguel, encerra 2021 com alta acumulada de 17,78% O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), conhecido como 'a inflação do aluguel', aumentou 0,87% em dezembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em divulgação nesta quarta-feira (29). Em novembro, a variação foi de 0,02%.
Qual o Igp-m de janeiro de 2022?
Com este resultado, o índice acumula alta de 16,71% em 12 meses. Em janeiro de 2021, o índice havia subido 2,91% e acumulava elevação de 26,55% em 12 meses.
Quando o aluguel é reajustado?
O reajuste de aluguel consiste na atualização do valor cobrado pelo aluguel de um imóvel. De forma geral, esse aluguel é ajustado com base em um índice, os mais comuns o IGPM e o IPCA.
O que diz a Lei do Inquilinato sobre reajuste?
A lei que dispõe sobre as regras do contrato de locação, conhecida como Lei do Inquilinato, permite que o aluguel seja reajustado a cada 12 meses desde que contenha uma cláusula explicando os critérios utilizados. O reajuste do aluguel tem como objetivo corrigir o valor pago de acordo com os índices de mercado.
É certo o aluguel aumenta todo ano?
Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. De fato, avisar o locatário sobre o reajuste é uma situação delicada, mas que todo corretor de imóveis deve estar preparado para lidar.
Pode aumentar o aluguel na pandemia 2021?
Sim! O proprietário tem direito ao reajuste previsto no contrato de aluguel, mas ele também entende que existe um contexto econômico em volta deste contrato. Por isso, é possível, sim, tentar negociar o aumento do aluguel – em 2021 ou em qualquer outro ano.
Como funciona o índice de reajuste de aluguel?
O reajuste do aluguel é realizado após 12 meses de locação e acontece com o cálculo do indexador que consta no contrato. “Na maioria, é feito pelo IGP-M, através do acumulado no período de 12 meses.
Qual o valor do índice Igp-m 2021?
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,87% em dezembro, após variar 0,02% no mês anterior. Entre janeiro e dezembro de 2021, o índice acumulou alta de 17,78%.
Qual o valor do IGPM hoje?
De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira (25/02), o indicador registrou alta de 1,83% em fevereiro – mês de referência – , após avançar 1,82% no mês anterior. Com esse resultado, o IGP-M acumula 3,68% no ano e 16,12% nos últimos 12 meses.
Como pedir para não aumentar o aluguel?
- Comece pesquisando o mercado.
- Prepare sua argumentação.
- Escreva para o proprietário ou imobiliária.
- Proponha um valor menor ou extensão do contrato.
- Sugira a troca do índice de reajuste.
- Combine um parcelamento.
- Recorra à via judicial.
Pode aumentar o valor do aluguel antes de vencer o contrato?
Outrossim, para que haja a modificação do valor do aluguel antes do fim do prazo previsto no contrato é possível apenas com a anuência do locador e do locatário. Sem a concordância de ambas as partes, o locador somente poderá pedir uma ação revisional do valor após três anos de locação.
Como calcular o aluguel corrigido pelo IGPM?
Como calcular o IGP-M do contrato de aluguel? Para saber como calcular o IGP-M sobre um contrato de aluguel reajustado anualmente, você poderá utilizar a seguinte fórmula: VALOR ATUALIZADO = VALOR ATUAL x FATOR (IGP-M ANUAL + 1)
Como fica aluguel na pandemia?
Se a tentativa de acordo entre locador e locatário não tiver sucesso em relação a desconto, suspensão ou adiamento do pagamento de aluguel durante a pandemia, o locatário poderá desistir do contrato sem multas ou aviso prévio de desocupação também até 31 de dezembro de 2021.
Pode haver reajuste de aluguel antes de um ano?
O contrato pode ser reajustado em menos de um ano? Não. A Lei 10192/2001 veda o reajuste em prazo inferior a um ano, sendo considerada nula.
Sou obrigado a aceitar o reajuste de aluguel?
Cinge-se a controvérsia a definir se, não tendo exercido o direito de reajustar os aluguéis durante o período de 5 (cinco) anos, com base em cláusula contratual expressa, pode o locador exigir o pagamento de tais valores, inclusive de retroativos, após realizada a notificação do locatário.
Como fica o aluguel na pandemia 2021?
O presidente Jair Bolsonaro promulgou a lei que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis comerciais ou residenciais até o fim de 2021, em razão da pandemia de covid-19. ... A lei se aplica aos contratos de aluguel até R$ 600, no caso de locação residencial, e de R$ 1,2 mil para imóveis comerciais.
Como fica aluguel na pandemia 2021?
No ano fechado de 2021, o IGP-M teve variação de 17,78%. No ano anterior, quando houve deflação no aluguel nos dois principais mercados do país, o indicador calculado pela Fundação Getulio Vargas havia subido 23,14%.
Quem não pagar aluguel na pandemia?
Neste caso, o inquilino precisa justificar que não está em condições de pagar o aluguel por estar desempregado ou devido à perda de renda decorrente da crise da Covid-19. A medida não atinge, contudo, os proprietários que dependam do imóvel para sobreviver.
Como fazer uma carta pedindo para baixar o aluguel?
Considerando, proteger, como fazemos há ______ anos, nosso nome de qualquer tipo de dúvida sob nossa idoneidade. Diante do exposto, solicito aos senhores uma redução de 50% (cinquenta por cento) no valor do aluguel pelos próximos 03 (três) meses, e uma revisão do valor para os meses subsequentes.
O que é impressão na arte?