O que uma lesão no tronco encefálico pode causar?

Perguntado por: André Ivan Alves de Soares  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

Lesões no mesencéfalo causam oftalmoplegia, dilatação pupilar e ptose (paralisia do nervo oculomotor), além de paralisias e perdas de sensibilidade de tronco e membro haja vista que todas as vias ascendentes que vão ao diencéfalo e cinco trato descendentes atrelados a motricidade atravessam o mesencéfalo.

O que acontece se lesionar o tronco encefálico?

As lesões do tronco encefálico acometendo, na maioria das vezes, estruturas concernentes às mais diversas funções nervosas, acarretam, habitualmente, sintomatologia exuberante, variada e complexa, motivo pelo qual se prestam particularmente a estudos semiológicos, em especial aos de caráter topográfico.

O que é lesão no tronco cerebral?

Lesão no tronco cerebral

Lesões na região do mesencéfalo podem comprometer respostas motoras e sensoriais, o que pode levar ao coma ao comprometer a formação reticular. Lesões na região da ponte podem comprometer a sensibilidade na face, a capacidade de mastigação e tonturas pela alteração da manutenção do equilíbrio.

Quais os danos de uma lesão no cérebro?

Em casos sérios de lesão cerebral, o resultado pode ser incapacidade permanente, incluindo déficit neurocognitivo, alucinações, problemas de fala ou movimento . Lesões cerebrais graves podem resultar em estado vegetativo, coma ou morte.

Quais possíveis consequências após uma lesão cerebelar?

Além disso, cada lesão cerebelar necessita de tratamento diversificado e têm diferentes prognósticos. Os tumores do cerebelo causam perda da coordenação para caminhar, dificuldade em movimentos delicados de braços e pernas, e mudanças no ritmo da fala, além de afetar a coordenação.

TRONCO ENCEFÁLICO (Aula Completa) - Rogério Souza

45 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando temos problema no cerebelo?

Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).

O que causa lesão no cerebelo?

Ele se inicia explicando as inúmeras possíveis causas de disfunção cerebelar: deficiências de vitaminas, lesões estruturais, infecções, doenças inflamatórias e desmielinizantes, toxinas, neurodegeneração, genéticas e erros de metabolismo.

Quais são os sinais e sintomas de lesões cerebrais?

Sintomas
  • Incapacidade de lembrar a causa da lesão ou eventos que ocorreram imediatamente antes ou até 24 horas após a ocorrência;
  • Confusão e desorientação;
  • Dificuldade em lembrar novas informações;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Visão embaçada;
  • Náusea e vômito;
  • Zumbido nos ouvidos;

Como funciona o processo de reabilitação cerebral após uma lesão?

A reabilitação cognitiva é um processo muito lento, que deve ser projetado para a situação individual, e requer um tratamento pessoal em contato com o profissional de reabilitação. Os objetivos são treinar novamente o cérebro e ensinar maneiras de compensar os problemas.

O que é lesão no cérebro?

As lesões neurológicas são um fato muito comum onde, em maior ou menor grau, podem apresentar alterações motoras e cognitivas como déficit de atenção, fraqueza muscular, alterações de equilíbrio (estático e dinâmico) e desequilíbrios musculares, acarretando então em alterações posturais e de movimento.

Onde fica localizado o tronco cerebral?

O tronco encefálico é a parte mais caudal do encéfalo. É composto pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo. Interpõe-se entre a medula e o diencéfalo e localiza-se ventralmente ao cerebelo.

Por que uma lesão no bulbo pode ser fatal?

Uma pancada nesta área ou sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posterior a ela, pode causar morte instantânea, pois paralisa os movimentos respiratórios e cardíacos.

Quais os principais sintomas do traumatismo craniano?

Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:
  • Alteração no nível de consciência.
  • Falas desconexas.
  • Esquecimentos.
  • Perda da orientação temporal.
  • Náusea.
  • Vômito.
  • Ferimentos extensos.
  • Sangue saindo pelo nariz ou pelas orelhas.

Qual é a função do tronco encefálico?

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.

Qual o período de gestação onde há mais risco de lesões no encéfalo?

A presença dessas lesões hemorrágicas e de infarto hemorrágico parenquimatoso são mais freqüentes em neonatos pré-termo com idade gestacional inferior a 28 semanas3. A LPV ocorre em 7 a 26% dos prematuros com peso de nascimento inferior a 1.500 g, sendo muito comum a paralisia cerebral (PC) como seqüela.

O que são lesões encefálicas e quais os tipos de lesões?

TIPOS DE LESÕES

As lesões cerebrais podem ser classificadas em primárias e secundárias. As primárias são aquelas lesões que ocorrem no momento do trauma ou do acidente. As lesões secundárias são aquelas que ocorrem em momentos seguintes, tardios ao trauma.

Quanto tempo para se recuperar de um traumatismo craniano?

Quase todos os traumatizados cranianos passam por um processo de recuperação de grau variável, dependendo da gravidade e número de lesões. A recuperação é mais rápida nas primeiras semanas e mais lenta posteriormente, podendo estender-se até dois anos, após o traumatismo.

Como o cérebro se regenera?

O estudo mostra que o nosso cérebro pode se regenerar e se reconectar mesmo após uma lesão traumática. “Quando uma pessoa toca algo com a mão direita, acende-se uma 'área da mão' específica no lado esquerdo do cérebro. Uma reação semelhante, porém oposta, acontece com a mão esquerda.

Quanto tempo leva para o cérebro desinchar de um acidente?

Ainda de acordo com o neurocirurgião, essas condições reduzem o consumo de energia do cérebro. Com menos 'esforço', o órgão tem mais chances de se recuperar e desinchar, um processo que demora entre sete e dez dias.

Como saber se tem algo errado no cérebro?

1. Sintomas gerais para todos os tipos
  1. Dor de cabeça;
  2. Visão turva e embaçada;
  3. Convulsões;
  4. Náuseas e vômitos sem causa aparente;
  5. Falta de equilíbrio;
  6. Alterações no humor e no comportamento;
  7. Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;
  8. Sonolência excessiva.

Quais são os sinais que uma pessoa apresenta quando ocorre um trauma de crânio com suspeita de fratura de base?

Os sintomas podem incluir, dor, sintomas de dano cerebral e, em determinadas fraturas, extravasamento de líquido do nariz ou dos ouvidos ou lesões atrás dos ouvidos ou em torno dos olhos. É usada a tomografia computadorizada para diagnosticar fraturas do crânio.

O que pode acontecer depois de uma pancada na cabeça?

Perda de consciência, perda de memória, confusão mental, sonolência excessiva, vômitos, dor de cabeça que não melhora com analgésicos ou que recorre ao longo dos dias, perda de força, alteração visual e crise convulsiva são alguns deles.

Quais são os sintomas de lesão no cerebelo?

Sinais de lesões cerebelares
  • Ataxia. São movimentos sem coordenação. ...
  • Dismetria. É a falta do controle da amplitude do movimento, ou seja, ocorre a ausência de previsão para até onde o movimento irá. ...
  • Disdiadococinesia. ...
  • Disartria. ...
  • Tremor intencional. ...
  • Nistagmo cerebelar. ...
  • Hipotonia. ...
  • Síndrome do vestibulocerebelo.

São manifestações em pacientes com lesão cerebelar?

Prejuízo na propriocepção pode causar ataxia sensitiva e lesões envolvendo vias que se originam no lobo frontal pode causar ataxia do lobo frontal. Outras manifestações comuns de doença cerebelar incluem nistagmo, prejuízo do equilíbrio, e dificuldade em deambular.

Como curar o cerebelo?

Neste caso, uma das possibilidades de tratamento é com imunoglobulina intravenosa. No caso da leitora, a ataxia (problema neurológico que afeta a coordenação muscular e pode causar desequilíbrio) pode ser uma sequela do processo. Fisioterapia direcionada à coordenação motora pode ajudar, explica a neurologista.

Artigo anterior
Quando se dá a capacidade civil?
Artigo seguinte
Quem não pode fazer leg press?