Quando se flexiona o infinitivo?

Perguntado por: Gil Gonçalo de Amaral  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Flexiona-se o infinitivo quando o seu sujeito e o do verbo principal são diferentes: Acreditamos todos (nós) serem os candidatos (eles) muito bons. / Peço-lhes (eu) o favor de não chegarem (vocês) atrasados. / Convém saírem vocês primeiro. / O chefe julgava estarem seus empregados superados.

Quando usar infinitivo?

O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.

Quando devemos flexionar o verbo?

Rigorosamente, só é obrigatória a flexão quando o infinitivo tem sujeito próprio, diferente do sujeito da oração principal: Esta é a última chance de o futebol e o basquete devolverem a alegria à torcida. (O sujeito da 1a oração é esta; da 2a, o futebol e o basquete.) Saí mais cedo para irmos ao circo.

Quando o infinitivo vai para o plural?

O verbo no infinitivo impessoal não é flexionado, é a forma como ele é encontrado no dicionário: amar, bater, partir. É usado nas locuções verbais, quando há verbos que equivalem a um único verbo. Exemplos: Eles podem falar equivale a “Eles falam”.

Quando o infinitivo não é flexionado?

Nas locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquele que não se flexiona nunca: “Os infinitivos não DEVEM FLEXIONAR-SE”; “Os alunos VÃO SAIR mais cedo”; “Os dois zagueiros PODEM SER expulsos”. ... De qualquer modo, o infinitivo, em locuções verbais, não se flexiona.

Dica #0117 - INFINITIVO FLEXIONADO

37 questões relacionadas encontradas

Quando o verbo não pode ser flexionado?

O infinitivo não deverá ser flexionado: quando não houver um sujeito definido, quando o verbo tiver regência de uma preposição, com sentido imperativo, quando o sujeito da segunda oração for igual, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…).

Quando o verbo não flexiona?

Em poucas palavras: o infinitivo impessoal é simplesmente o verbo que não flexiona, o verbo em seu estado puro, sem variação (exemplos: viajar, deitar, correr, ouvir, pôr).

Quando conjugar o verbo no infinitivo?

O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).

Quando usar infinitivo pessoal ou impessoal?

Recapitulando, portanto: o infinitivo é impessoal quando, na oração, não tem sujeito e pessoal quando tem.

Pode usar dois verbos no infinitivo juntos?

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. ... O verbo principal aparece numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo ou particípio.

Quando usar entrarem?

Entrarem vem do verbo entrar. O mesmo que: penetrarem, transporem, transpuserem, enfiarem, introduzirem, meterem, começarem, iniciarem, calarem.

O que significa a palavra flexionada?

Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.

O que é flexão de pessoas?

Flexões estas relacionadas a: Pessoa – Indica as três pessoas relacionadas ao discurso, representadas tanto no modo singular, quanto no plural. Número – Representa a forma pela qual o verbo se refere a essas pessoas gramaticais. ... Modo – Revela a circunstância em que o fato verbal ocorre.

O que é o infinitivo em inglês?

Os verbos no infinitivo estão em sua forma original, ou seja, não sofreram nenhuma conjugação verbal. Em inglês, os verbos no infinitivo são formados pela partícula “to + verbo", por exemplo, “to go” (ir), “to swim” (nadar) e “to run” (correr).

O que é um infinitivo pessoal?

A língua portuguesa tem a peculiaridade de poder (e às vezes dever) flexionar o infinitivo, que passa a ser chamado de infinitivo pessoal. Esse infinitivo pessoal, que apresenta um fato ou uma ação de modo geral, está usualmente ligado a uma preposição – para ir, vontade de sair, interesse em ficar.

Quais são os verbos flexionados?

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado.

Quais são os verbos impessoais?

Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3. ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual a diferença entre particípio regular é irregular?

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

O que é uma flexão verbal?

Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva). O verbo apresenta flexão de número quando indica o singular ou o plural em sua forma.

O que é 1 2 e 3 pessoa?

1ª pessoa – Aquela que fala (eu, nós); 2ª pessoa – Aquela para quem se fala (tu, vós, você, vocês); 3ª pessoa – Aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas).

O que é flexão na língua portuguesa?

A flexão é uma operação morfológica que não obriga a palavra a alterar a sua categoria gramatical. É um processo morfológico que consiste em fornecer às raízes das palavras afixos ou desinências que exprimem determinadas informações gramaticais, que podem ser de género, número, caso, pessoa, tempo, modo, aspeto e voz.

O que é flexão exemplos?

O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. ...

O que é um substantivo se flexiona?

Flexão do substantivo

O substantivo pode flexionar-se em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo). Muitas dessas variações já são conhecidas por serem usadas com frequência na nossa rotina.

Qual a diferença entre derivação e flexão?

A derivação é o surgimento de uma nova palavra que nos remete a uma dada realidade. A flexão é a formação de novos modos de dizer a mesma palavra.

Artigo anterior
Onde ficam os certificados digitais no Google Chrome?
Artigo seguinte
Como melhorar no FIFA 20?