O que é distonia tardia?

Perguntado por: Afonso Fábio Nogueira  |  Última atualização: 6. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Conhecida também pela sigla DT, a discinesia tardia é uma alteração no sistema nervoso que faz com que o paciente realize movimentos involuntários com parte de seu rosto, como boca, língua e nariz, por exemplo. Assim, o paciente com discinesia tardia faz esses movimentos e caretas de forma involuntária e sem controle.

Qual é a causa da distonia?

A causa da distonia é, na verdade, um problema no sistema nervoso responsável por controlar o movimento muscular. Pode ser um problema genético como consequência de doenças como AVC, doença de Parkinson, pancada na cabeça ou encefalite.

O que causa a discinesia tardia?

A discinesia tardia é causada pelo uso a longo prazo de uma classe de medicamentos conhecidos como neurolépticos, frequentemente prescritos para o gerenciamento de certos distúrbios mentais, neurológicos ou gastrointestinais.

Quais são os tipos de distonia que existe?

Existem dois tipos de distonia: Distonia primária – uma doença da qual a distonia é o único sintoma (nenhuma outra patologia) Distonia secundária – o efeito de um outro problema de saúde, como acidente vascular cerebral ou infecção. Ela também pode resultar de uma lesão, como um traumatismo craniano.

O que fazer para acabar com a distonia?

Injeções de toxina botulínica são usadas para tratar distonias focais ou segmentares. O tratamento da distonia generalizada grave pode exigir uma combinação de fármacos anticolinérgicos orais, relaxantes musculares e benzodiazepinas.

Você conhece a diferença entre discinesias e distonia?

37 questões relacionadas encontradas

O que piora a distonia?

Em situações de estresse, ou mesmo a exposição à luz do sol, há piora das contrações e às vezes a pessoa mal consegue enxergar. Geralmente acomete homens e mulheres em torno de 40 a 50 anos de idade.

Qual exame detecta distonia?

Testes de laboratório, estudos de imagem e até testes genéticos podem ser necessários para chegar ao diagnóstico e à respectiva causa da distonia.

Qual remédio é bom para distonia?

De forma geral, o uso de remédios no tratamento da distonia consiste em auxiliar o corpo no relaxamento dos músculos e melhorar os espasmos involuntários, como levodopa, tetrabenazine, triexifenidil, baclofeno, lorazepam, entre outros. Lembrando que o uso de medicação sempre deve ser orientado pelo médico responsável.

Como fica uma pessoa com distonia cervical?

Sintomas de distonia cervical

Alguns sintomas se iniciam com o chacoalhar a cabeça de lado a lado, como se a pessoa estivesse chacoalhando sua cabeça para dizer "não". Alguns dos músculos da cabeça podem contrair-se e permanecer contraídos, ou eles podem contrair-se intermitentemente, torcendo o pescoço.

Qual médico procurar para espasmos musculares?

Nesses casos, é necessário buscar o neurologista com urgência. Outros sintomas que precisam de atenção do especialista são espasmos musculares, redução da visão, perda de memória e concentração, dores sem causa, diminuição da sensibilidade da pele, tonturas e vertigens.

Quanto tempo dura uma crise de distonia?

Certos movimentos da parte afetada do corpo podem ativar os espasmos, que podem desaparecer durante o repouso. Com o passar dos dias, semanas ou muitos anos, os espasmos podem ficar mais frequentes e continuar durante o repouso.

Como diagnosticar discinesia tardia?

Para os critérios de diagnóstico da discinesia tardia são levados em consideração: movimentos involuntários aleatórios e imprevisíveis com duração de pelo menos quatro semanas, com foco na língua, parte inferior da face, mandíbula e membros inferiores e superiores, desenvolvimento associado ao uso de medicamento ...

Como acabar com movimentos involuntários?

Os médicos podem sugerir tratamentos complementares⁸:
  1. Terapias medicamentosas para controlar os sintomas;
  2. Terapia física ou ocupacional para ajudar a manter ou restaurar sua capacidade de controlar os movimentos;
  3. Injeções de toxina botulínica para ajudar a prevenir contrações musculares;

O que é crise de distonia?

A distonia é um distúrbio do movimento neurológico muito complexo e altamente variável, caracterizado por contrações musculares involuntárias. É uma condição que não conhece limites de idade, étnicos ou raciais – pode afetar desde crianças pequenas a adultos mais velhos de todas as raças e etnias.

O que é distonia emocional?

A distonia psicogênica caracteriza-se pela inconsistência dos achados, presença de fatores precipitantes, manifestar-se inicialmente nos membros inferiores, associar-se a dor, a outros movimentos anormais incaracterísticos e a somatizações múltiplas.

O que é distonia na fala?

Segundo a Neurological Sciense, a distonia oromandibular é uma forma de contração muscular involuntária que atinge os músculos da boca, língua e mandíbula.

Qual o melhor remédio para distonia cervical?

Mas a principal ferramenta para o tratamento da distonia cervical é a toxina botulínica.

Qual o melhor tratamento para distonia cervical?

Se a distonia hereditária generalizada, a distonia refratária a fármacos ou a distonia focal primária for grave, a estimulação cerebral profunda (ECP) é a melhor opção para controlar com sucesso as características distônicas.

Como saber se o nervo do pescoço está inflamado?

Avaliação da dor no pescoço
  • Perda de força ou sensibilidade nos braços e pernas – possível sintoma de lesão dos nervos.
  • Febre.
  • Suores noturnos.
  • Dor de cabeça.
  • Letargia ou confusão.
  • Desconforto no tórax.
  • Sudorese repentina ou dificuldade em respirar.
  • Dor que é desencadeada pelo esforço ou que piora durante o esforço.

Quais são as doenças que afetam o sistema nervoso?

Veja abaixo algumas das doenças tratadas pelo hospital:
  • Doença de Parkinson. ...
  • Mal de Alzheimer. ...
  • Aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC) ...
  • Tumores do cérebro e coluna. ...
  • Depressão. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Distonia. ...
  • Enxaqueca.

Como identificar a distonia?

Tremor, posturas anormais, dor e perda de funcionalidade estão entre os sinais da distonia. O problema pode ser muito doloroso e interferir em atividades como andar, dormir, falar ou comer, e se tornar um quadro incapacitante.

Quem tem distonia pode dirigir?

É associada a espasmos da musculatura de cabeça e pescoço, e frequentemente à dor. A distonia pode interferir no cotidiano do indivíduo, pois atrapalha funções como dirigir, ler, e também afeta o convívio social e a qualidade de vida.

O que é distonia na mão?

A distonia focal nas mãos pode causar uma perda de função substancial e frequentemente é diagnosticada erroneamente ou não diagnosticada. Em geral, a distonia é um distúrbio incapacitante do controle motor caracterizado por contrações musculares excessivas que podem produzir movimentos e posturas anormais.

Qual a diferença entre distonia e espasmos?

Os espasmos podem afetar pequenas partes do corpo, como olhos, pescoço ou mãos (distonia focal), duas partes vizinhas como pescoço e braço (distonia segmentar), um dos lados inteiros do corpo (hemidistonia) ou todo o corpo (distonia generalizada).

Quando o espasmo é preocupante?

Se os seus espasmos musculares não diminuíram e as dores e outros desconfortos associados a eles não melhorou visivelmente após 72 horas de auto-cuidado, contate o seu prestador de serviços médicos, pois pode haver uma condição médica/espinhal subjacente que precisa ser abordada por um profissional.

Artigo anterior
O que são funções polinomiais?
Artigo seguinte
Como atualizar android j7?