Quando se fala em técnicas projetivas?

Perguntado por: André Santos  |  Última atualização: 23. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

As Técnicas Projetivas, do ponto de vista da Psicologia, são aquelas que envolvem o uso de estímulos ambíguos e não-estruturados sobre os quais os sujeitos projetam sua personalidade, atitude, opiniões e auto-conceito para dar ao material alguma estrutura (DONOGHUE, 2000).

O que é técnicas projetivas?

As técnicas projetivas se caracterizam pela apresentação de estímulos pouco estruturados, o que permite uma ampla variedade de respostas, maior foco nos aspectos qualitativos do desempenho e uma maior interação do psicólogo com o avaliando (Fensterseifer & Werlang, 2008).

Quando usar testes projetivos?

Para o estudo dos Transtornos de Personalidade, especificamente, os chamados testes projetivos ganharam maior enfoque. Esses testes se baseiam no princípio básico de fornecer ao analisado informações ambíguas, fazendo com que suas respostas revelem conteúdos de sua mente e sua personalidade.

Qual o objetivo deste instrumento avaliativo técnicas projetivas?

As técnicas projetivas proporcionam um amplo campo de interpretação no que trata do resgate do inconsciente do indivíduo, porém sua cientificidade é questionada devido a falta de provas empíricas.

Quais elementos caracterizam os métodos projetivos?

As técnicas projetivas são caracterizadas por estímulos ambíguos, a partir dos quais o sujeito responde interpretando cada estímulo, dando um significado que traz um conteúdo inconsciente da sua personalidade. O Rorschach e o TAT são os exemplos mais conhecidos desta categoria.

Como aplicar e interpretar as Técnicas Projetivas Psicopedagógicas

16 questões relacionadas encontradas

Quais as técnicas projetivas?

Entre as técnicas projetivas mais utilizadas estão: o teste de mancha de tinta de Rorschach, o teste de Apercepção Temática (TAT) teste de Apercepção infantil (CAT), teste Gestáltico Visuomotor de Bender, teste de Completar Frases, teste de Desenho de Figura humana, teste Casa-Arvore-Pessoa (HTP) e teste de Desenho da ...

O que são as técnicas projetivas na Psicopedagogia?

As técnicas projetivas psicopedagógicas são análises de desenhos que o sujeito faz guiado por você e têm o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito possui em três domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo.

O que é técnicas projetivas e expressivas de avaliação?

a) Técnicas expressivas: configuram situações nas quais há uma ampla liberdade, tanto de instruções, quanto do material utilizado. b) Técnicas projetivas: com respostas livres, material definido e padronizado, embora ambíguo.

Como as técnicas projetivas avaliam a personalidade?

As técnicas projetivas possibilitam que o indivíduo expresse livremente sua percepção, imaginação e fantasia e, consequentemente, permite que o psicólogo avalie a dinâmica da personalidade do examinando (Anastasi & Urbina, 2000; Werlang, Fensterseifer, & Lima, 2006).

O que é uma avaliação projetiva?

Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade.

São exemplos de testes projetivos?

Testes projetivos

Exemplos: Rorschach, que usa manchas de tinta; TAT (Teste de Apercepção Temática), que usa imagens de cenas humanas.

Quais são os testes projetivos mais usados?

No que se refere aos testes projetivos os mais citados foram: CAT, TAT, HTP, Rorschach, Desenho da Família, Wartegg, Desenho da Figura Humana (Machover), Teste Zulliger, Fábulas de Düss e Estórias de Madeleine Thomas.

São exemplos de testes projetivos e ou expressivos?

Entre as técnicas projetivas mais utilizadas podemos citar:
  • Teste de mancha de tinta de Rorschach;
  • Teste de completar frases;
  • Teste Casa-Árvore-Pessoa (HTP);
  • Teste de desenho da família em movimento Hongan;
  • Teste de desenho da figura humana.

Qual a importância do teste projetivo?

Surge assim, com os testes projetivos uma valorização do simbólico, concedendo ao indivíduo à realidade imediata um caráter de ausência, mas integrando esta realidade dentro do indivíduo.

Qual é a importância das técnicas projetivas na avaliação psicológica?

Para Manfredini e Argimon (2010) a maior vantagem em utilizar as técnicas projetivas é a possibilidade de compreender o funcionamento psíquico e sua singularidade, o que envolve a compreensão do mundo interno e defensivo, que são utilizados nas diversas situações cotidianas.

Quem pode aplicar teste projetivo?

O HTP é um teste projetivo, utilizado para avaliar traços de personalidade. Sua aplicação deve ser realizada apenas por psicólogos.

O que os testes projetivos apresentam?

Nos testes projetivos, o psicólogo apresenta estímulos que induzem o examinando a expressar aspectos de seu mundo interior, como sentimentos e necessidades. Nos testes projetivos, o psicólogo apresenta uma tarefa relativamente não estruturada e o examinando terá um número extremamente limitado de respostas.

Como se aplica o teste projetivo?

Aplicação: Deve-se mostrar as imagens para o sujeito que esta sendo avaliado e realizar a seguinte pergunta: “O que você vê nessa imagem?” através de perguntas sobre o que ela afirma esta vendo. E ao mesmo tempo fazer uma relação com a imagem e a rotina que ela esta inserida.

Como são chamadas as técnicas projetivas por vínculo familiar?

As técnicas projetivas psicopedagógicas têm o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito possui em três domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo.

Quais são as provas projetivas psicopedagógicas?

Provas Projetivas Psicopedagógicas

As provas projetivas copiladas e adaptadas por Jorge Visca são utilizadas no contexto psicopedagógico com um meio de análise e depuração do sistema de hipóteses e devem ser aplicados quando há suspeita de implicações emocionais ou vínculos negativos com a aprendizagem.

O que são provas projetivas psicopedagógicas?

2.2 Provas Projetivas Psicopedagógicas

Para a Psicopedagogia e mais especificamente para a Epistemologia Convergente, o objetivo das provas projetivas psicopedagógicas é o de analisar, por meio do desenho, quais os vínculos que o aluno possui com a aprendizagem.

Quais as limitações dos testes projetivos?

Uma das principais limitações atribuídas às técnicas projetivas refere-se ao fato de os resultados poderem revelar mais sobre o seu intérprete do que sobre as motivações do respondente devido a um grau considerável de subjetividade por parte do pesquisador (Bond & Ramsey, 2010).

Qual foi o primeiro teste projetivo?

O teste de manchas de tinta de Rorschach

Este teste foi um dos primeiros testes projetivos desenvolvidos e continua sendo um dos mais conhecidos e amplamente utilizados.

Porque Rorschach é um teste projetivo?

O teste de Rorschach é um teste projetivo, ou seja, leva a pessoa avaliada, ao buscar atribuir significados ao que vê, se projetar ali. É um assunto que tem a ver com o conceito de projeção estabelecido pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud.

Artigo anterior
O que fazer para aumentar o valor da aposentadoria?
Artigo seguinte
O que é ortotanásia é distanásia?