Quando se aplica a injeção e sai sangue?

Perguntado por: Matheus Bernardo Marques  |  Última atualização: 6. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

Quando se aplica uma injeção, pode ocorrer um pequeno sangramento no local, mas isso não significa que a medicação saiu. A medicação foi administrada mais profundamente no músculo ou tecido. O sangue que você vê é geralmente de um pequeno vaso sanguíneo na superfície da pele.

É normal sair sangue na aplicação no glúteo?

Pode sair sangue pois o produto é injetado no músculo e da pele ao músculo podem ter veias e artérias.

É normal ocorrer sangramento na aplicação de injetáveis?

Os anticoncepcionais injetáveis podem acarretar sangramentos irregulares e escapes no período de adaptação e não existe um padrão de sangramento e isso não compromete a eficácia do método se usado corretamente.

Como saber se a injeção intramuscular foi aplicada errada?

Se você sente dor intensa, com inchaço, endurecimento (formação de “caroço”) no local da aplicação da injeção e vê hematoma (mancha roxa) que pulsa (em alguns casos), pode ser um caso de pseudoaneurisma.

O que fazer se aspirar sangue na intramuscular?

5. Se aspirar sangue durante a punção, retirar a agulha e puncionar outro lado.

É normal ocorrer sangramento na aplicação de injetáveis? Enfermagem Educacional

28 questões relacionadas encontradas

Pode sangrar na intramuscular?

A equipe multidisciplinar do centro de tratamento de Hemofilia auxiliará você no acompanhamento da sua saúde. A injeção intramuscular pode causar sangramentos musculares.

O que acontece quando vem sangue na seringa?

Caso apareça sangue na seringa, a mesma deve ser retirada e a agulha desprezada. Será necessário repetir o procedimento.

Quais as reações de uma injeção mal aplicada?

Algumas possíveis complicações são: formação de abscesso, eritema, infiltrações no tecido subcutâ- neo, embolias e lesões nervosas.

Quando a injeção é aplicada errada no glúteo?

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Como saber se a injeção atingiu um vaso?

Assim que a agulha for introduzida, o êmbolo deve ser puxado, como forma de verificar se a agulha encontra-se em algum vaso sangüíneo.

O que fazer quando volta sangue na seringa?

Se for feita a aspiração e houver retorno de sangue na seringa o que deve ser feito? Embora a aspiração não seja recomendada, se ao aspirar retornar sangue para a seringa, o procedimento correto é retirar a agulha e começar tudo de novo.

Como saber se a injeção foi aplicada corretamente?

Como saber se a injeção anticoncepcional foi aplicada corretamente? O anticoncepcional injetável deve ser aplicada intramuscular profunda na região glútea. Quando bem aplicada não apresenta hematomas, eritema ou edema. Um pouco de dor no local e no momento da aplicação é normal.

É normal injeção intramuscular vazar?

É normal que uma ou duas gotas saiam, isso não reduz o efeito.

O que acontece se não aspirar a injeção?

Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.

Onde aplicar uma injeção intramuscular?

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Como aliviar dor de injeção no glúteo?

O Manual de Vigilância Epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação recomenda compressa fria no local, nas primeiras 24-28 horas após a aplicação (nos casos de dor e reações locais intensas) para fazer vasoconstrição e assim reduzir o processo inflamatório local e consequentemente a dor local.

Como saber se a injeção atingiu o nervo?

Os pacientes afetados geralmente experimentam dor imediata irradiando para baixo do membro, com fraqueza e dormência que progridem mais gradualmente, exacerbada por cicatrizes secundárias.

Porque não pode massagear o local da injeção?

O local da injeção não deve ser massageado porque fazer isso pode aumentar a taxa de absorção.

Como saber onde aplicar injeção no glúteo?

A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM.

O que acontece se aplicar intramuscular fora do músculo?

Há algum risco? O medicamento é absorvido? Sim, deve estar sendo absorvido e será bom fazer compressas quentes no local. Se não sentir melhora, procure o serviço médico responsável por essa aplicação.

Como saber se o nervo ciático foi atingido?

Sintomas de quem sofre com o nervo ciático
  1. Dor na lombar;
  2. Dor no glúteo e na parte posterior da perna;
  3. Dores na perna, como se fosse um choque, queimação;
  4. Geralmente dor em apenas um membro inferior;
  5. Naquelas pessoas que apresentar casos mais graves, o sintoma e a diminuição do membro inferior;

Qual a posição do bisel para aplicação no glúteo?

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º.

É normal voltar sangue no acesso?

Este pode ser maior se após a retirada do acesso não foi comprimido adequadamente logo ele pode ser maior levando a um hematoma. Porém estes são autolimitados devendo desaparecer com 7 a 10 dias. Caso persista por mais tempo procure um vascular e faça uma avaliação !

Porque tem que puxar a seringa antes de aplicar?

Em injeções intramusculares ou subcutâneas, a aspiração (o ato de puxar o êmbolo para trás) é indicada para checar se o bisel (a ponta da agulha) não está dentro de um vaso. Então se estiver, há o risco do medicamento atingir a via endovenosa.

O que acontece se não tirar o ar da seringa?

Quando tapamos a saída da seringa limitamos uma quantidade de ar, ao deslocar o êmbulo a quantidade de ar dentro da seringa continua a mesma, o que muda é a pressão exercida sobre as moléculas. Essas moléculas ficarão mais próximas em razão da diminuição do volume no interior da seringa, e então passam a se colidir.

Artigo anterior
O que fazer quando o homem está distante?
Artigo seguinte
Como saber se o cachorro não está bem?