Quando reconhecer um passivo diferido?

Perguntado por: Dinis Gustavo Pires Ramos  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

No caso de a empresa ter iminente liquidação de ativo prevista, por exemplo — ato que gera exigibilidade de pagamento maior de impostos em relação à atualidade — é necessário reconhecer um passivo fiscal diferido na contabilidade.

O que é um passivo diferido?

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Quando um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido?

Passivos fiscais diferidos por diferenças temporárias tributáveis relacionadas ao ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) são, entretanto, reconhecidos na medida em que eles não surjam do reconhecimento inicial do derivado da expectativa de rentabilidade futura.

Como contabilizar passivo fiscal diferido?

De acordo com o item 61A, o tributo diferido deve ser debitado diretamente no valor contábil do componente de patrimônio líquido. De acordo com o item 58, mudanças subsequentes no passivo fiscal diferido devem ser reconhecidas no resultado como despesa (receita) de tributo diferido.

Como contabilizar diferido?

O ativo diferido deverá ser avaliado, pelo valor do capital aplicado, ou seja, o valor dos gastos realizados, deduzido do saldo das contas que registrem a sua amortização (art. 183 da Lei n° 6.404/76).

IMPOSTO DIFERIDO. Aprenda de uma vez por todas.

16 questões relacionadas encontradas

Como lançar Imposto diferido?

Desta maneira, o registro do Imposto de Renda precisa ser realizado como crédito. Para isso, registre a provisão para Imposto de Renda Diferido, que é classificado através do Passivo Circulante ou Passivo Não Circulante e registre o débito na conta de despesa de Imposto de Renda no Resultado.

O que é uma despesa diferida?

Despesas diferidas são aquelas que, embora incorridas no período de apuração, devam ser registradas em conta do ativo permanente, subgrupo diferido, para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros.

O que é passivo diferido na contabilidade?

O passivo fiscal diferido é o valor do imposto que será cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis. Já o ativo fiscal diferido abrange o valor do imposto que será cobrado de acordo com o lucro recuperável no futuro.

São exemplos de diferenças temporárias tributáveis que resultam em passivo fiscal diferido?

A seguir, apresentam-se exemplos de diferenças desse tipo que são diferenças temporárias tributáveis e, portanto, resultam em obrigações fiscais diferidas: a) a depreciação considerada na determinação do resultado tributável pode ser diferente daquela que é considerada na determinação do resultado contábil.

Como contabilizar a parte B do Lalur?

A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.

O que são obrigações fiscais diferidas?

19.2.2.5 – Obrigações Fiscais Diferidas são os valores dos tributos a pagar em exercícios futuros sobre lucros com relação a diferenças temporárias tributáveis.

O que é um passivo fiscal?

Passivos fiscais são despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.

O que é a CPC 32?

O Pronunciamento Técnico 32 (CPC 32) da Comissão de Pronunciamentos Contábeis estabelece a aplicação de tributos sobre o lucro em todos os resultados líquidos tributáveis, inclusive impostos internacionais.

O que é o diferimento?

O diferimento é a modalidade de substituição tributária que o contribuinte substituto tributário é responsável pelo recolhimento do ICMS referente as operações que já aconteceram, também conhecida como substituição tributária “para trás”.

O que é uma receita diferida?

A receita diferida também é conhecida como não receita não auferida. É o pagamento recebido por uma empresa antecipadamente por serviços que ainda não prestou ou mercadorias que ainda não entregou. Esse dinheiro não foi auferido e, portanto, não pode ser relatado na demonstração do resultado.

O que é o diferimento ICMS?

Assim, no diferimento, o pagamento do ICMS é postergado para o momento da comercialização da mercadoria. Ou seja, ocorre o fato gerador, mas não o lançamento, por isso não há a cobrança do ICMS de imediato. Posto isso, podemos dizer que se trata de uma espécie de benefício fiscal aplicado na importação do produto.

O que são diferenças temporárias e permanentes?

As diferenças entre o lucro contábil e o lucro tributável podem ser temporárias ou permanentes. A diferença é que as temporárias afetarão a apuração do lucro tributável em período futuro, enquanto que as permanentes não.

O que é IRPJ e CSLL diferido?

Portanto, o imposto diferido se trata do tributo incidente sobre o lucro devido pelo empreendimento no próximo ano-calendário. No entanto, toda a contabilização de bens ou verbas deve equivaler ao balanço atual. Neste sentido, os ganhos tributáveis incidem quase que automaticamente sobre o Imposto de Renda.

O que é um tributo incidente?

São considerados tributos incidentes sobre as vendas aqueles que guardam proporcionalidade com o preço da venda, mesmo que integrem a base de cálculo do tributo. O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas.

Quais as contas que compõem o passivo circulante?

Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios. Além disso, outras contas cíclicas da empresa como impostos a recolher, aluguel e até mesmo o pagamento de fornecedores também entra na categoria.

O que é uma despesa antecipada?

As despesas antecipadas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a períodos de competência subseqüentes. As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência.

Qual a diferença entre despesas antecipadas e deferido?

As despesas antecipadas são listadas no balanço patrimonial como um ativo circulante até que o benefício da compra seja realizado. Despesas diferidas, também chamadas de encargos diferidos, se enquadram na categoria de ativos de longo prazo.

Porque despesas antecipadas é considerada ativo?

Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento. ... Isso faz com que no balanço patrimonial estes gastos sejam apresentados pelo seu valor total.

O que é o CPC 30?

O CPC 30 (2012) explica que quando os serviços acontecerem por etapas durante um período específico de tempo, o reconhecimento da receita se dá pelo método linear durante este período, caso não haja outro método melhor para representar o estágio de execução da transação.

Quantos CPC existem?

Atualmente, existem cerca de 50 CPCs editados – abrangendo os mais diversos assuntos da contabilidade – e constantemente são emitidos novos pronunciamentos.

Artigo anterior
Como identificar o Contra-argumento?
Artigo seguinte
Quanto custa para uma empresa um funcionário?