Quando posso sustar um cheque por desacordo comercial?

Perguntado por: Núria Mónica de Pereira  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

36 da Lei nº 7.357/85 aduz que "mesmo durante o prazo de apresentação, o emitente e o portador legitimado podem fazer sustar o pagamento, manifestando ao sacado, por escrito, oposição fundada em relevante razão de direito." (caput).

Qual o procedimento para sustar um cheque por desacordo comercial?

Como sustar um cheque
  1. Informe à instituição o número do cheque, verificando no canhoto do talão. ...
  2. Informe as motivações da sustação e solicite o cancelamento.
  3. Verifique os documentos necessários para concretizar o procedimento e forneça a instituição.

Quando se pode sustar um cheque?

Somente o emissor pode realizar a sustação e geralmente é adotada por clientes em situações de roubos ou furtos da folha de cheque, e também quando há suspeita de fraude, desacordo comercial ou oposição ao pagamento.

O que é desacordo comercial cheque?

Como o cheque que não indicar o beneficiário (nominal) pode ser sacado por qualquer portador, é de suma importância que o furto, roubo, extravio deste título de crédito ou o desacordo comercial seja informado ao banco para que o pagamento seja sustado.

É crime sustar cheque?

Urge motivo legal e justo para sustar o pagamento de um cheque. Caso isso não ocorra, considerar-se-á uma fraude, tipificada no Código Penal como estelionato, conforme estatui o art. 171, § 2º., inciso VI, do referido diploma penal.

Cheque Sustado - Cobranca, Desacordo Comercial, Ação Judicial e mais.

35 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 171 do Código Penal?

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de quatro a oito anos, e multa.

Qual a aplicabilidade da Súmula 554 do STF no que se refere ao arrependimento posterior?

"Análise crítica da Súmula 554 do STF

Estabelece essa Súmula que “o pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, não obsta o prosseguimento da ação penal”.

Como cancelar uma compra como desacordo comercial?

De modo geral, basta entrar em contato com a administradora do cartão, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno do dinheiro. Normalmente, os valores não devolvidos em dinheiro imediatamente são restituídos nas duas próximas faturas do cartão.

O que fazer quando o cheque e devolvido por motivo 21?

O cheque devolvido pelo motivo 21 poderá ser reapresentado e pago, caso o impedimento ao seu pagamento for retirado pelo emitente. Caso isso não seja feito, ele é passível de protesto.

Qual artigo de desacordo comercial?

Configura uma prática abusiva vedada pelo artigo 39 , V do Código de Defesa do Consumidor .

Qual a diferença entre revogação e sustação do cheque?

– a sustação ou oposição ao seu pagamento. O emitente do cheque pode revogá-lo, por meio de contra-ordem escrita, por via judicial ou extrajudicial, motivando o ato. A revogação ou contra-ordem só produz efeito depois de expirado o prazo de apresentação.

Quais as modalidades da sustação do cheque?

Deste modo, constata-se a existência de duas modalidades distintas de sustação do cheque, a revogação ou contra-ordem e a oposição. A primeira (contra-ordem) é ato praticado exclusivamente pelo do emitente e somente tem vigência depois de expirado o prazo de apresentação.

Como sustar um cheque por desacordo comercial Bradesco?

O procedimento para sustar um cheque depende do banco. Hoje em dia, as instituições financeiras autorizam a sustação provisória por telefone. Depois disso, o titular da conta deverá confirmar a solicitação apresentando um pedido formal ao banco. Clique no link para visualizar um modelo de carta para sustar cheque.

Pode protestar cheque motivo 21?

Cheques sustados por desacordo comercial, ou alínea 21, podem ser enviados para protesto junto aos cartórios. Todo título de crédito, tais como o cheque, nota promissória, duplicata mercantil, letra de câmbio, contrato assinado por duas testemunhas ou sentença pode ser protestado.

São de cheque motivo 21?

Quando há cheque devolvido por motivo 21, quer dizer que o documento foi sustado ou revogado, seja por extravio, desacordo comercial, oposição ao pagamento, entre outros. Essa é apenas uma entre as diversas causas que podem acarretar a devolução de um cheque. ... Cheques com irregularidades: do 31 ao 35.

Como dar baixa em cheque devolvido duas vezes?

A assinatura deve ser reconhecida em cartório. Depois, basta levar a declaração no banco e pagar a taxa para dar baixa no cheque. Porém, se você não conseguir encontrar a pessoa, a solução é pegar a microfilmagem e o histórico do cheque e procurar um advogado.

Como funciona um desacordo comercial?

Desacordo comercial: ocorre quando a mercadoria não foi recebida pelo cliente, foi entregue com defeito, ou não confere com a descrição. Também pode ocorrer para casos de serviço não prestado conforme acordado no momento da compra.

Quanto tempo posso desistir de uma compra na loja física?

Garantia ou loja física

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios ou defeitos.

É possível cancelar uma compra feita em loja física?

– Nas lojas físicas, o direito de arrependimento não é válido: Dori explica que quando não existe defeito e a compra for feita em loja física, não é possível desistir da compra. Isso é caracterizado como situação de troca que, sem motivação, não é direito do consumidor.

O que diz a Súmula 554 do STF?

O pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, não obsta ao prosseguimento da ação penal.

Quais são os requisitos para o arrependimento posterior?

São requisitos do arrependimento posterior: a) Delito cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa. A violência contra a coisa não exclui a minorante. A doutrina entende cabível o arrependimento posterior nos crimes violentos contra a pessoa frutos de conduta culposa.

É possível a aplicação do instituto do arrependimento posterior ao crime de moeda falsa explique De acordo com o entendimento do STJ?

arrependimento posterior. no informativo 554 o STJ teve a oportunidade de afirmar que o instituto do arrependimento posterior é incompatível com o crime de moeda falsa!

O que significa 157 e 171?

O que é 171:

171 é um código que faz referência ao artigo nº 171 do Código Penal Brasileiro, referente ao ato de estelionato, ou seja, enganar outras pessoas para conseguir benefícios próprios. Devido ao conteúdo relativo ao artigo 171 do Código Penal, popularmente convencionou-se utilizar este código como uma gíria.

Qual a pena para o artigo 171?

O estelionato comum tem pena de 1 a 5 anos de reclusão e pune quem pratica golpes para tentar obter vantagens.

O que mudou no crime de estelionato?

· Agora: a pena passou a ser de 2 a 5 anos. Pena - reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave. Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. A Lei nº 14.155/2021 também promoveu duas alterações no art.

Artigo anterior
Quanto menor a temperatura do ar condicionado mais frio?
Artigo seguinte
Quantos polos tem um motor de 3.600 rpm?