Quando posso descontar o aviso prévio do empregado?

Perguntado por: Igor Isaac Lima Carneiro Martins  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

Nos termos do artigo 487, §2º, da CLT, é lícito ao empregador promover o desconto do salário correspondente ao período do aviso prévio não trabalhado, no momento do pagamento das verbas rescisórias.

Quando pode descontar o aviso prévio?

O parágrafo 2º do art. 487 da CLT é claro ao estabelecer que a falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao período. E, se não existe salário a receber, o valor pode ser descontado de outros créditos do empregado, como férias e 13º salário.

Quanto é descontado se não cumprir o aviso prévio?

Nesse caso, o trabalhador recebe metade do aviso prévio indenizado, ou seja, 15 dias, além de 80% do saldo do FGTS e metade da multa sobre o saldo do fundo de garantia (20%). As verbas rescisórias são pagas normalmente, mas o trabalhador não tem direito ao seguro-desemprego.

O que acontece se o empregado não cumprir todo o aviso prévio?

Com a dispensa, o funcionário não precisa trabalhar o período do aviso prévio e receberá normalmente o valor referente ao período o qual teria trabalhado. Se, por outro lado, o colaborador escolher não cumprir o aviso prévio trabalhado, é ele quem deve indenizar a empresa com o valor de um salário.

Qual é o valor da multa do aviso prévio?

É Preciso Cumprir o Aviso Prévio? Para quem não cumpre os 30 dias de aviso prévio (quando há obrigatoriedade de trabalhá-los), seja por demissão ou pedido de demissão, a empresa está em seu pleno direito de cobrar uma multa no valor de um mês de salário, que será descontada do pagamento da rescisão.

Desconto do Aviso Prévio no Pedido de Demissão

31 questões relacionadas encontradas

Como funciona a dispensa do aviso prévio?

A empresa dispensa o funcionário da obrigação de trabalhar o período de aviso prévio, optando por indenizá-lo, ou seja, pagar o tempo correspondente ao período (30 a 90 dias) de trabalho e liberá-lo. A concessão da dispensa de cumprimento do aviso prévio cabe à empresa, e não ao empregado.

Como funciona o aviso prévio em caso de pedido de demissão 2021?

Mesmo no pedido de demissão o trabalhador precisa cumprir o aviso prévio de 30 dias, essa é uma garantia para que a empresa possa substituir esse profissional por outro qualificado, e para o próprio trabalhador poder buscar um emprego novo.

Como fica o pedido de demissão com a nova lei?

A nova lei trabalhista permite por consenso entre empregador e empregado, o pedido de demissão, com retirada da metade da multa de 40%, a metade do aviso prévio indenizado ou trabalhado e a movimentação de até 80% do valor do FGTS depositado pelo empregador.

Quais são as novas regras do aviso prévio?

prazo de 30 dias nos casos em que a relação contratual tiver apenas um ano; para relações contratuais com mais de um ano, funciona assim: 30 dias + três dias extras a cada ano trabalhado. Ou seja, um funcionário que trabalha por três anos na mesma empresa, deverá cumprir 36 dias de aviso prévio.

Como fazer uma carta de dispensa do aviso prévio?

Prezado(s) Senhor(es), Por razões particulares, venho comunicar-lhe(s) minha demissão do emprego que ocupo nesta empresa desde ____/____/____. Tendo interesse em desligar-me imediatamente, solicito-lhe(s) a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio previsto nas disposições legais vigentes.

Como comprovar novo emprego para dispensa aviso prévio?

Ou seja, na ocasião de rescisão sem justa causa, e, comprovando a obtenção de novo emprego ao seu empregador, o empregado fica dispensado do cumprimento dos respectivos dias faltantes, bem como, a empresa pelo pagamento destes dias de aviso não cumprido.

Como fazer carta de novo emprego?

Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH), Venho por esta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa). Estarei à disposição da empresa durante o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio). (Local e data).

Tem como a empresa saber se tenho outro emprego?

A resposta é SIM. Não há nenhuma lei trabalhista que impeça que o trabalhador possua dois ou mais vínculos de emprego.

Como pedir demissão para ir para outra empresa?

Marquei esta conversa com você para comunicar minha decisão de sair do emprego. Feito isso, em seguida, dê sua justificativa para a decisão. Ex: Pois consegui um outro emprego que está mais alinhado ao que busco no momento ou que está me oferecendo uma perspectiva melhor em relação a ganhos. Seja claro e transparente.

Como dispensar um funcionário educadamente?

Como demitir um funcionário? Veja o que fazer com estas 10 dicas
  1. Marque uma reunião. ...
  2. Dê a notícia você mesmo. ...
  3. Não demita de surpresa. ...
  4. Seja claro e objetivo. ...
  5. Mantenha a cordialidade. ...
  6. Justifique a demissão. ...
  7. Explique os próximos passos. ...
  8. Envie um comunicado por escrito.

O que dizer na hora de demitir um funcionário?

Afinal, o que falar para demitir um funcionário?
  1. FALE O QUE PRECISA SER DITO. ...
  2. FALE A VERDADE. ...
  3. FALA SOBRE AS QUALIDADES DO FUNCIONÁRIO. ...
  4. FALE QUE A EMPRESA ESTARÁ SEMPRE DE PORTAS ABERTAS. ...
  5. ESCOLHA DIAS ESTRATÉGICOS PARA A DEMISSÃO. ...
  6. NÃO DESIGNE TERCEIROS PARA ESSA MISSÃO. ...
  7. NÃO FAÇA O ANÚNCIO DE FORMA FRIA.

Como justificar um desligamento?

Não ser claro sobre o motivo do desligamento

Em momentos de crise mais acentuada, como agora, é mais fácil justificar a demissão de parte da equipe com frases, como “a empresa está passando por uma fase difícil”. Mesmo assim, é importante ser mais preciso sobre a escolha de quem fica e quem sai.

Como comunicar a demissão de um funcionário para a equipe?

Convoque uma reunião com a equipe

Por isso para não haver problemas futuros ou desmotivação na sua equipe, convoque uma reunião para explicar a necessidade da mudança e demissão do colega. Deixe claro a importância de todos para empresa e agradeça o empenho de cada um.

Como pedir demissão por Whatsapp?

Para o consultor empresarial Yuri Trafane, a demissão deve ser feita em um local apropriado. “Faça isso pessoalmente, uma conversa serena, tranquila, objetiva. Mas, nunca por telefone, email, Whatsapp. Nenhum outro instrumento, nenhuma outra ferramenta é válida”, explica o especialista.

Como fazer um desligamento humanizado?

Como aderir a esse processo de desligamento?
  1. Prepare a reunião onde será anunciado o desligamento. ...
  2. O anúncio da demissão deve ser feito pessoalmente. ...
  3. Trate o seu profissional como você gostaria de ser tratado. ...
  4. Prepare uma carta de demissão. ...
  5. Reconheça o colaborador. ...
  6. Ofereça ajuda.

Como fazer para mandar uma pessoa embora do trabalho?

  1. Planeje a reunião para uma demissão mais tranquila. ...
  2. Faça isso você mesmo e pessoalmente. ...
  3. Envie um comunicado por escrito. ...
  4. Leve testemunhas para a ação. ...
  5. Escolha o dia e horário certos. ...
  6. Seja claro, rápido e objetivo. ...
  7. Mantenha a cordialidade. ...
  8. Evite pedir desculpas.

Como dispensar um funcionário em experiência?

Depende, o aviso só será cumprido na demissão no contrato de experiência somente se houver cláusula afirmando que ambas as partes podem encerrar o contrato a hora que bem entenderem. Se tiver essa cláusula e a empresa demitir o funcionário sem justa causa, é obrigação da empresa pagar o aviso prévio.

É possível sacar o FGTS pedindo demissão?

Quem pede demissão pode sacar o dinheiro do FGTS? Não. Só pode sacar o FGTS o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão não tem direito ao saque.

Como fazer para sair da empresa com todos os direitos?

Apesar de parecer estranho, é possível sim, demitir o empregador, neste caso, a rescisão indireta garante que o trabalhador possa se desligar da empresa garantindo todos os direitos e verbas como se tivesse sido demitido sem justa causa.

Pode ter 2 registro na carteira ao mesmo tempo?

A boa notícia é que não existe nenhuma lei que proíba você de ter dois empregos ao mesmo tempo.

Artigo anterior
Quem criou o WiBX?
Artigo seguinte
Qual é o sinal de divisão?