O que se entende por despesas processuais?

Perguntado por: Tomás Brito Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

Conceito de custas processuais
As custas processuais são despesas pagas pela parte que correspondem à taxa para prestação do serviço público dos Tribunais. Dentro das custas processuais existem três tipos de despesas: a taxa de justiça, os encargos e as custas da parte.

O que são despesas processuais e quais são as espécies?

1 DESPESAS PROCESSUAIS As despesas processuais constituem o gênero do qual são espécies as taxas judiciárias, os honorários periciais, os honorários do perito, indenização de viagem, diária de testemunhas, despesas com publicação de atos processuais e os emolumentos.

Quais são as despesas processuais TJSP?

Já as despesas são os valores de natureza não tributária, para remuneração de atos necessários ao andamento processual, como, por exemplo, honorários de peritos, despesas postais para citações e intimações, comissão de leiloeiro, entre outras previstas no parágrafo único do artigo 2º da referida Lei.

Quanto é as custas processuais?

4 – Custas iniciais (taxa judiciária): essa costuma ser a taxa mais cara, pois corresponde a 1% sobre o valor da causa, tendo como piso, atualmente, R$ 132,65. Seu potencial de onerosidade se justifica em razão das regras de fixação do valor da causa.

Quem paga custas processuais CPC?

Portanto, cabe às partes arcar com as despesas de seus atos. O pagamento deverá ser realizado, desse modo, antecipadamente. E a regra abrange o processo em sua totalidade. Ou seja, da petição inicial à sentença final ou adimplemento da obrigação, como na execução.

CPC COMENTADO - Art. 82 - Pagamento das despesas processuais

22 questões relacionadas encontradas

Quem paga as custas processuais autor ou réu?

Como dito anteriormente, as custas judiciais representam parte pouco relevante das fontes de custeio do Poder Judiciário. Em outras palavras, aqueles que usufruem diretamente dos serviços judiciários não pagam essa conta; o contribuinte é quem paga.

Quem paga o valor da ação?

Quem tem que pagar o valor da causa? O valor da causa, quando visa benefício econômico, é devido pelo réu e deve ser pago ao requerente da ação. Todavia o ideal seria se o valor da causa fosse fixado de forma definitiva desde o início da ação (arts. 290 e 319 do CPC) e assim permanecesse até o encerramento do processo.

Como é calculado o valor das custas de um processo?

O cálculo das custas judiciais está relacionado aos atos praticados e ao valor da ação. No valor total estão somados os gastos com distribuição, taxa judiciária, atos do oficial de Justiça, citação e/ou intimação, contadoria, entre outras variáveis.

Como calcular custas TJSP?

RECOLHIMENTO PELO PORTAL DE CUSTAS

Deverá ser observado o valor mínimo de 5 (cinco) e máximo de 3.000 (três mil) UFESPs - Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, segundo o valor de cada UFESP vigente no primeiro dia do mês em que deva ser feito o recolhimento.

O que é a taxa judiciária?

TAXA JUDICIÁRIA. A Taxa é um tributo que poderá ser instituído pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme previsto no art 145 da Constituição Federal de 1988. O fato gerador da Taxa Judiciária é a prestação de serviços de natureza judiciária, pelos órgãos do Poder Judiciário do Estado.

O que acontece se eu não pagar as custas processuais?

Se o autor não pagar as custas iniciais, mesmo sendo intimado para tanto, o juiz deverá determinar o cancelamento da distribuição (art. 290 do CPC), não sendo necessária a oitiva do réu e não gerando a condenação ao pagamento de ônus sucumbenciais.

O que são as custas iniciais?

Custas Iniciais:

Cobrada no início de um processo judicial (PG e SG); É a única custa vinculada a um processo que pode ser cobrada de forma avulsa ou através do número do protocolo (PG);

Como emitir custas iniciais TJSP?

O acesso para emissão de uma guia é realizado através da página principal do Portal TJSP. Para emitir uma guia selecione o botão “Emissão de Guias”, em seguida selecione o menu “Custas> Emitir Guias.

Qual o valor mínimo de uma causa?

20 , § 3o. do CPC , estabelece um mínimo legal, que é de 10% sobre o valor da causa, o qual foi devidamente aplicado ao caso concreto.

Como saber o valor das custas?

Para saber o valor das custas recursais que deverão ser pagas a título de preparo, porte de remessa e retorno, o advogado deverá novamente consultar os portais dos Tribunais e as respectivas tabelas de custas, uma vez que o valor mudará de órgão para órgão.

Quanto recolher de custas processuais?

Como referido, cada tribunal dispõe do seu regramento próprio. No caso da tabela do TJSP, por exemplo, nas petições iniciais, reconvenção e oposição de embargos as custas correspondem a 1% (um por cento) sobre o valor da causa no momento da distribuição ou, na falta desta, antes do despacho inicial.

Como calcular custas e honorarios Advocaticios?

Para saber o que considerar na hora de calcular seus honorários advocatícios, não deixe de acompanhar nossas dicas!
  1. Quanto custam seus serviços efetivamente? ...
  2. Critérios subjetivos também entram no valor. ...
  3. Tenha como parâmetro trabalhos realizados anteriormente. ...
  4. Use tabela da OAB. ...
  5. Custas processuais e emolumentos.

O que é o valor da ação em um processo?

O que é isso? Na norma processual, o valor da ação representaria o montante que a parte crê ter direito. ... Indo para um lado mais crítico-filosófico do Direito, espera-se daquele que procura a Justiça que ele tenha direito sobre o que pede.

O que é o valor de uma ação?

Por isso, o valor de uma ação representa o que a empresa pode oferecer para os acionistas, como crescimento e dividendos atrativos. Enquanto que o preço é a cotação do ativo, ele varia com as condições do mercado e do próprio negócio, ou seja, é um indicativo se a ação está cara ou barata.

Qual deve ser o valor da causa?

O valor da causa constará da petição inicial ou da reconvenção e será: na ação de cobrança de dívida, a soma monetariamente corrigida do principal, dos juros de mora vencidos e de outras penalidades, se houver, até a data de propositura da ação; na ação que tiver por objeto a existência, a validade, o cumprimento, a ...

Quem perde a causa paga as custas do processo?

Já os de sucumbência resultam da condenação de quem perdeu o processo. Nesse cenário, quem perde a ação deverá pagar ao advogado de quem ganhou. O pagamento inclui, além dos honorários do profissional, o valor das custas processuais – que são as despesas decorrentes da causa – pago no decorrer do processo.

Quem está isento de pagar custas judiciais?

Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

O que são custas iniciais TJPR?

Custas são o numerário processual autorizado por lei cuja finalidade é custear os atos praticados para impulsionar o processo judicial, relativos ao cumprimento de mandados e aos serviços de Distribuidor, Contador e Avaliador, por exemplo.

Qual o prazo para recolher as custas iniciais?

Prazo de 30 Dias para Pagamento das Custas Iniciais em Todos os Documentos.

Artigo anterior
O que é uma política distributiva?
Artigo seguinte
Qual o papel do professor no processo de uma educação lúdica?