Quais são as principais patologias do concreto?
Perguntado por: Márcio Maia Faria | Última atualização: 11. April 2022Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)
Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.
Quais são as patologias do concreto?
- Fissuras e Trincas.
- Desagregação.
- Erosão e Desgaste.
- Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)
- Segregação.
- Manchas.
- Eflorescência.
- Calcinação.
Quais são as principais manifestações patológicas apresentadas no concreto?
As principais características manifestações patológicas são as manchas, formação de bolor ou mofo e aparecimento de fissuras e trincas. A deterioração das estruturas de concreto pode ser decorrente de falhas humanas durante a construção, agentes externos e fatores relacionados aos materiais empregados nas estruturas.
Quais as principais patologias em estruturas de concreto armado suas causas e consequências?
As infiltrações são uma das principais causas de avarias em estruturas de concreto. Geralmente, elas podem ocorrer tanto devido a fatores externos – como uma instalação hidráulica mal feita ou um sistema de escoamento de água ineficiente, quanto a fatores internos da preparação inadequada do concreto.
Quais são as principais causas da patologia?
As patologias na construção civil podem ocorrer por diversos motivos, sendo os principais causas a falta de projeto, falha na execução, uso de materiais de baixa qualidade, mão de obra sem qualificação e falta de acompanhamento da obra.
Patologias das estruturas de concreto armado e suas consequências
Quais são os tipos de patologia?
- Patologia geral.
- Patologia especial.
- Etiologia.
- Patogenia.
- Alterações morfológicas.
- Fisiopatologia.
- Lesão celular reversível.
- Lesão celular Irreversível.
O que causa patologias na construção civil?
A explicação para o surgimento das patologias são variadas: a falta de planejamento, má condições de trabalho, armazenamento incorreto de materiais utilizados na construção e ineficiência na mão de obra também são alguns exemplos.
Como são evidenciadas as patologias nas estruturas de concreto?
“Entre as patologias mais comuns estão, ainda, a lixiviação, ou seja, o processo de remoção dos sólidos pela água; o desplacamento do concreto; e a porosidade da estrutura”, complementa. São muitos os problemas que prejudicam a estrutura, e a avaliação da situação passa pela determinação das causas.
Como são evidenciadas as patologias nas estruturas de concreto e do que são resultantes?
As patologias nas estruturas de concreto são evidenciadas por trincas, fissuras e corrosão de armações de vários tipos; as trincas e fissuras são comuns nas estruturas de concreto e são resultantes da fragilidade do concreto, material não resistente à tração e que Page 4 PRINCIPAIS PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ...
Quais os principais riscos trazidos pelas fissuras em estruturas de concreto?
Comprometimentos estéticos que transmitem ao usuário a sensação de insegurança, infiltrações que põem em risco a salubridade dos ambientes, e a redução da durabilidade da estrutura, são algumas consequências desse problema.
O que é manifestação patológica?
Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.
São as principais e mais recorrentes patologias em alvenaria estrutural?
Nesta etapa, mostraremos as principais patologias que podem acontecer nesse sistema de construção, são elas: recalque de fundação, variações térmicas, sobrecarga de carregamento, reações químicas e retração.
Quais as principais manifestações patológicas em instalações elétricas?
Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas residenciais são os curto-circuito e fuga de corrente. Ambos acontecem principalmente quando existem falhas na isolação dos circuitos, ou seja, nos casos em que há condutores desencapados, ligações mal feitas e fadiga do material isolante.
Como evitar patologias no concreto?
Patologias no Concreto: Eflorescências
Uma forma de evitar a eflorescência é utilizando cimentos com baixo teor de hidróxido de cálcio como o CP III e CP IV, eles tem alto teor de escória e argila pozolânica, que por sua vez, reduzem a porosidade e a quantidade de hidróxido de cálcio presente no cimento.
O que é patologia das construçoes?
Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.
Quais os fatores que influenciam na qualidade do concreto?
A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.
O que é um problema Patologico?
Os problemas patológicos podem ser classificados em simples, ou seja, quando possuem padrão e podem ser resolvidos sem acompanhamento do profissional responsável, e os complexos, sendo estes, os problemas mais raros, que demandam uma minuciosa investigação e um amplo conhecimento sobre o assunto (Souza & Ripper, 1998).
Quais os tipos de patologias na construção civil?
- Os tipos mais recorrentes de patologias na construção civil são causados por: ...
- Trincas e fissuras. ...
- Porosidade. ...
- Infiltração. ...
- Carbonatação. ...
- Destacamento. ...
- Gretamento. ...
- Desbotamento.
Qual é a importância do estudo das patologias das estruturas?
O estudo das patologias nas construções é de grande importância na busca de qualidade dos processos construtivos e na melhoria da habitabilidade e durabilidade das edificações.
Como descrever uma patologia?
A Patologia (derivado do grego pathos: sofrimento, doença; logus:ciência, estudo) é o estudo das doenças que visa compreender as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
Quais são as principais patologias construtivas mais recorrentes em viadutos e passarelas de concreto armado?
As principais patologias causadas por agentes mecânicos nas estruturas de concreto armado são fissurações por esforços de flexão, esmagamento, flexocompressão, cisalhamento, torção e tração, bem como degradações por choques de veículos e por incêndios.
Como prevenir manifestações patológicas nas estruturas de concreto armado?
COMO EVITAR PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS? Projetos detalhados, uso de materiais adequados e mão de obra treinada, além da obediência às normas técnicas vigentes, são essenciais para evitar manifestações patológicas.
Quais os principais problemas gerados por vícios na construção civil?
Dentre as queixas mais comuns de defeitos de construção em imóveis, é possível destacar vazamentos, infiltrações, fiações defeituosas, acabamento diferente do contratado, rachaduras, fissuras, trincas, problemas de pintura, revestimento, instalações elétricas ou hidráulicas inadequadas e isolamento acústico ruim.
O que é patologia exemplos?
Essa patologia trata-se da que estuda as doenças, fazendo um agrupamento delas por meio de um órgão ou, ainda, de um sistema, por exemplo: a patologia da cavidade oral e a patologia do sistema respiratório.
Como é a divisão da patologia?
O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica. A Patologia Geral trata das reações das células e tecidos aos eventos nocivos, que, na maioria das vezes, não são específicas para um determinado tecido. Já a Patologia Sistêmica estuda as doenças específicas de cada órgão.
Quanto tempo demora para o DETRAN emitir a CNH Digital?
Qual a importância do comportamento?