Quando por virgula?

Perguntado por: Sebastião Salvador Machado Fonseca  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Como saber onde colocar a vírgula?

Usos da vírgula
  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  4. Para separar orações independentes.

Qual o momento certo de usar a vírgula?

A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.

Tem vírgula antes de quando?

Na frase: «Ao longo desse período, os operários enfrentavam condições insalubres e insustentáveis, enquanto tinham que trabalhar de maneira quase ininterrupta.» A vírgula utilizada antes de enquanto está correta? A vírgula está correta, embora seja opcional.

Como saber o momento certo de usar a vírgula?

Coloque a vírgula no lugar certo
  1. Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
  2. Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
  3. Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!

Uso da Vírgula! Com Prof. Noslen!

30 questões relacionadas encontradas

Como não errar na hora de colocar a vírgula?

Ordem direta da oração
  1. Não se separa sujeito do verbo com vírgula;
  2. Não podemos ter vírgula entre o verbo e o complemento;
  3. A vírgula é facultativa entre o complemento e o adjunto adverbial;
  4. A vírgula é proibida entre o adjunto adnominal e o complemento nominal;

É sim senhor tem vírgula?

A vírgula é realmente usada para separar o vocativo: sim, senhor, correspondente a "sim, meu senhor". Seria como se disséssemos "yes, sir". Ocorre que no Brasil já não se usa esse essa fórmula, dita assim com a pausa entre as duas palavras.

Quando usar vírgula antes e depois?

Dicas de português. Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Quais conjunções exigem vírgula?

Assim, a vírgula indica a separação, e a conjunção, a união de dois segmentos do período (as orações). Com exceção da conjunção "mas", as demais conjunções, tanto adversativas como conclusivas, podem aparecer no interior da oração da qual participam. Nesse caso, as conjunções devem vir entre vírgulas.

Como fazer uma frase com vírgula?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Tem vírgula depois de Olá?

Segundo a gramática normativa, a forma correta é a primeira: “Olá, Fulano” (com vírgula). “Olá” é uma interjeição de chamamento, e “Fulano” é um vocativo. Uma das funções da vírgula é separar a interjeição do vocativo, e por isso deve-se inserir uma vírgula entre eles.

Tem vírgula depois do logo?

Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Quando a vírgula vem depois do que?

6. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Qual a diferença entre dois pontos é ponto e vírgula?

Tanto os dois-pontos como o ponto e vírgula indicam pausas entre dois enunciados. Porém, a pausa dos dois-pontos é considerada mais breve, sem quebrar o ritmo e o encadeamento de ideias. No caso do ponto e vírgula, essa pausa no ritmo é um pouco maior.

Tem vírgula depois de obrigado?

Isso significa que, se estiver a dizer a alguém obrigado, precisa sempre de uma vírgula após a palavra "você"." Exemplos. "Obrigado, Fátima" Aqui, a frase "obrigado" é seguida do nome da pessoa a quem se agradece. Gostaríamos de exibir a descriçãoaqui, mas o site que você está não nos permite.

Quem avisa amigo é vírgula?

Não use vírgula entre o quem e o segundo verbo que concorda com ele: Com o tratamento, quem faz dieta pode voltar a comer de tudo. / Quem avisa amigo é. / Quem viver verá. / Quem não deve não teme. (e não: Quem faz dieta, pode voltar... / Quem avisa, amigo é. / Quem viver, verá.). Quem com pronome.

Tem vírgula depois de enfim?

Embora haja uma certa liberdade no emprego da vírgula, é essencial respeitar determinadas recomendações para garantir a correção da linguagem escrita. OUTRAS INDICAÇÕES ÚTEIS: Regra geral, separam-se por vírgulas: «aliás», «contudo», «enfim», «isto é», «pois», «por exemplo», «por favor», «porém», «talvez», «todavia».

Tem vírgula depois de já QUE?

Sim, a norma culta pede a vírgula ou o hífen para expressões repetidas: Já, já viajaremos.

Tem vírgula em datas?

Datas e endereços costumam exigir o uso de vírgula. Na caso das datas, a vírgula é colocada após o substantivo que indica o local. Confira o exemplo: Brasil, 10 de março de 1999.

Artigo anterior
O que é realizado na atividade de implementação?
Artigo seguinte
Quem são os pais da Sumire Boruto?