Quando pedir liminar ou tutela de urgência?
Perguntado por: Nelson Castro | Última atualização: 11. Juni 2025Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)
A tutela urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. Se for uma liminar de tutela de urgência antecipada deve ser comprovado também que essa tutela pode ser reversível (300, par.
Quando pedir liminar e quando pedir tutela?
A tutela liminar é aquela decidida de pronto pelo juiz, assim que recebe o pedido, sem a manifestação da outra parte. Já a tutela provisória, embora também objetive uma decisão antes de concluída a instrução do processo, pode ou não incluir o contraditório da outra parte antes da decisão.
Qual a diferença entre liminar e tutela de urgência?
Corriqueira é a confusão entre liminar e medida de urgência (tutelas de urgência), afirmando-se, em certa medida, que a liminar é quase sempre uma medida cautelar. Liminar é todo pronunciamento do juiz que venha antes do aperfeiçoamento do contraditório, ou seja, antes da citação do réu.
Quando é cabível pedido de liminar?
A liminar pode ser concedida quando há risco de prejuízo a um direito ou interesse protegido pela lei, e a demora na decisão final pode causar danos irreparáveis. O objetivo da liminar é proteger os direitos das partes envolvidas em um processo, garantindo a efetividade da decisão final.
O que é um pedido de liminar ou antecipação de tutela?
Significa que um juiz ou uma juíza permitiu que o autor obtenha antecipadamente algo que foi pedido no processo. De todo modo, a ação continuará tramitando até o seu julgamento final.
LIMINAR / TUTELA ANTECIPADA - Para que serve? O que acontece depois no processo?
Qual a função de uma liminar?
A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.
Pode pedir liminar no meio do processo?
O pedido liminar é cabível em qualquer fase do processo, devendo-se observar os requisitos de cada tipo de tutela previsto em lei. Em geral, o pedido liminar acompanha a petição inicial ou contestação/reconvenção, mas nada impede que, diante do surgimento de urgência no curso do processo, o pedido seja formulado.
Como fundamentar o pedido de tutela de urgência?
- O direito fundamental à jurisdição efetiva (art. 5º, inciso XXXV da CF);
- O princípio da isonomia, pois as tutelas de urgência promovem um reequilíbrio de forças, isso porque o ônus do tempo recai sobre aquele que provavelmente não tem direito.
Quando é possível ocorrer a tutela provisória liminar?
Tutela provisória – Há tutela provisória quando o órgão julgador antecipa os efeitos da tutela definitiva (não importando se a tutela definitiva é satisfativa ou cautelar), bem como quando o órgão julgador, num processo sem natureza cautelar, determina, no curso do procedimento, a adoção de uma medida de natureza ...
Quais são os tipos de tutela de urgência?
A tutela de urgência pode ser cautelar ou satisfativa na nossa lei processual civil. Segundo Didier Jr, p. 594 “A tutela de provisória pode ser cautelar ou satisfativa (antecipada).
O que é liminar de urgência?
Na linguagem da imprensa e do comum do povo, liminar é qualquer providência enérgica, de caráter executivo imediato, tomada pelo juiz antes do provimento jurisdicional definitivo, que muitas vezes chega mesmo a torná-lo desnecessário, pela grande repercussão da medida emergencial exercida sobre os ânimos dos litigantes ...
Como funciona uma tutela de urgência?
A tutela de urgência é um dos dois tipos de tutela provisória previstas no Novo Código de Processo Civil (lei nº 13.105/2015). Trata-se de um pedido realizado ao juiz que tem como objetivo pedir para que o mesmo decida sobre algum assunto que é urgente dentro da demanda judicial.
Quando o juiz indefere a liminar?
O que significa pedido de liminar indeferido e deferido? Pedido Liminar indeferido significa que o pleito formulado não foi acolhido pelo juiz. Ou seja, foi negado. Nesses casos, o advogado ou advogada poderá recorrer da decisão através do Recurso de Agravo de Instrumento.
Quem faz o pedido de liminar?
A decisão liminar é dada pelo juiz que recebe um pedido da parte do litígio e reconhece que o pedido tem caráter urgente e fundamentação jurídica. A decisão liminar é sempre provisória.
Qual o prazo para o juiz conceder uma liminar?
Análise do Pedido Liminar = Aproximadamente 15 dias. Sentença (decisão final de 1° grau) = Aproximadamente 06 meses. Tribunal de Justiça (decisão final de 2° grau) = Aproximadamente 06 meses. Tempo Total Aproximado para Finalizar o Processo = Aproximadamente 12 meses.
Qual o prazo para cumprir tutela de urgência?
537 , do CPC/2015 . PRAZO PARA CUMPRIMENTO DA TUTELA DE URGÊNCIA – Admissível como razoável o prazo de cinco dias para que o agravante cumpra a determinação exarada pelo MM Juízo da causa a título de tutela de urgência, assim considerado nos termos do art. 218 , § 3º , CPC/2015 Recurso desprovido.
Quais são os 3 tipos de tutela tutela antecipada cautelar e de evidência?
- Tutela antecipada. Antecedente. o Antes da propositura da demanda principal. ...
- Tutela cautelar. Antecedente. o A petição inicial: ...
- Tutela de evidência. Dispensa: demonstração de urgência, perigo de dano, ou risco ao resultado útil doprocesso. Direito evidente.
Qual a diferença entre liminar é preliminar?
A palavra liminar vem do latim “liminare” e significa algo posto à entrada, à frente, que antecede o assunto principal, preliminar. No mundo jurídico significa que na primeira fase do processo (fase que antecede a sentença), há apreciação liminar do juiz daquilo que está sendo levado ao Judiciário.
É possível pedir tutela de urgência no curso do processo?
Baseada nos arts. 300 e 301 do NCPC, o pedido da tutela de urgência cautelar incidental pode ser requerido no meio do processo, após formulado o pedido principal, mas também pode ser concedida liminarmente, no início do processo.
Quando cabe tutela antecipada antecedente?
A tutela de urgência de natureza antecipada será concedida quando houver nos autos elementos que evidenciem a probabilidade do direito que se busca realizar e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo (CPC, art. 303). Caso concreto em que não está evidenciada a presença dos requisitos legais.
O que acontece quando o juiz concede a tutela antecipada?
A partir do momento em que a parte entra com o pedido de tutela antecipada e o têm acatado pelo juiz responsável pelo processo, haverá uma decisão interlocutória do magistrado explicando o que deverá ser feito pela outra parte para atender o direito requerido. Art.
Como e quando pode ser requerida a tutela provisória no curso do processo?
As tutelas provisórias de urgência podem ser concedidas liminarmente quando houver risco de dano irreparável ou de difícil reparação ou, ainda, comprometimento do resultado útil do processo, podendo o juiz, para sua concessão, exigir caução real ou fidejussória ( NCPC, art. 300, § 1º).
Quantas vezes posso pedir uma liminar?
Não. Se sua ação terminar e você perder o processo, não será possível entrar com um novo processo, se for sobre o mesmo fato. Ninguém pode processar duas vezes a mesma parte contrária, pelo mesmo fato, e com o mesmo pedido.
Pode o juiz conceder tutela antecipada na sentença?
A antecipação de tutela pode ser concedida na sentença, conforme pacificamente entendido pela doutrina e jurisprudência. Havendo a concessão, seja na sentença, seja anteriormente a ela, a eventual Apelação é recebida somente no efeito devolutivo em relação a essa parte (inteligência do art. 520 , VII , do CPC ).
Pode entrar com liminar sem advogado?
O grande ponto é: você não deve entrar com um processo sem advogado! Embora a Lei dos Juizados Especiais permita que determinadas ações sejam iniciadas sem a presença de um advogado, a mesma lei impõe vários obstáculos e burocracias para que isso aconteça, o que só pode ser analisado por um profissional da área.
Porque as roupas saem manchadas da máquina?
Quais os nomes de Deus no Antigo Testamento?