Quando ocorreu a institucionalização da Educação Especial no Brasil?

Perguntado por: Cláudio Reis  |  Última atualização: 18. Januar 2022
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No Brasil, em 2008, é publicada pelo MEC a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Essa política institui um novo marco teórico e organizacional da educação brasileira e define a educação especial como modalidade que não substitui a escolarização.

Quando começou a Educação Especial no Brasil?

A educação especial foi estabelecida como uma das prioridades do I Plano Setorial de Educação e Cultural (1972-1974) e foi neste contexto que surgiu em junho de 1973, o Decreto 72.425, de 3 de julho de 1973, que criou o Centro Na- cional de Educação Especial (Cenesp), junto ao Ministério de Educação; que iria se ...

O que é institucionalização da educação especial?

A institucionalização, nesse caso, entendida como legitimações instituídas por meio de tecnologias, em que a própria prática dessas tecnologias possibilita e aprimora seu próprio funcionamento como um conjunto de saberes – que denominei como configurações – vão mostrar as configurações pedagógicas produzidas, ...

Como surgiu a política educacional da educação especial no Brasil?

No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca. E apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”.

Como é a educação especial no Brasil?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL - BREVE HISTÓRICO

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O que é a educação especial?

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, ...

Qual é a definição dada para educação especial?

substantivo feminino Área da educação dedicada ao ensino de pessoas com algum tipo de deficiência, normalmente em escolas regulares, ou também em instituições especializadas, como as escolas para cegos, escolas para surdos etc.; educação inclusiva: outro drama do sistema educativo é a necessidade de integrar os alunos ...

Como surgiu a inclusão na escola?

O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.

Como teve início a educação de pessoas com deficiência no Brasil?

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência, iniciou na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant (IBC), e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, hoje denominado Instituto Nacional da Educação dos Surdos (INES), ambos ...

Quando surgiu o termo necessidades educativas especiais?

História. O conceito de Necessidades Educativas Especiais passou a ser conhecido em 1950 a partir da sua formulação no "Relatório Warnock", apresentado ao parlamento do Reino Unido, pela Secretaria de Estado para a Educação e Ciência, Secretaria do Estado para a Escócia e a Secretaria do Estado para o País de Gales.

Quais são os paradigmas da educação especial?

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

São eles: o paradigma de institucionalização, o paradigma de serviços e o paradigma de suporte. O paradigma da institucionalização é fundado na ideia de proteger os deficientes criando ambientes especiais para eles, separando-os de suas famílias e da comunidade.

Quais são os fundamentos da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

O que é o paradigma de suporte?

Já o Paradigma de Suportes, no qual se contextuali- za a idéia da inclusão, prevê intervenções decisivas e afir- mativas, em ambos os lados da equação: _no processo de desenvolvimento do sujeito; •_no processo de ajuste da realidade social. adquirir condições de acesso ao espaço comum da vida na sociedade.

Em que século surgiu a educação especial?

Entende-se como marco histórico da educação especial no Brasil o período final do século XIX, com a criação do Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, sob a direção de Benjamin Constant, e o Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, (JANNUZZI, 1985, 2004; MAZZOTTA, 2005).

Quem é o pai da educação especial?

No século XIX na França, Jean Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial, sendo assim considerado o pai da Educação Especial.

Como foi o percurso histórico das pessoas com deficiência no Brasil?

Portanto, o percurso histórico das pessoas com deficiência no Brasil, assim como ocorreu em outras culturas e países, foi marcado por uma fase inicial de eliminação e exclusão, passando-se por um período de integração parcial através do atendimento especializado.

Qual é o marco histórico do atendimento às pessoas com deficiência?

A ratificação, pelo Brasil, da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, em 2009, foi um marco histórico na luta dos brasileiros com deficiência.

Como eram tratadas as pessoas com deficiência no Brasil?

As pessoas com deficiência física e mental eram tratadas como possuídos por demônios e queimados como bruxas. A sociedade marginalizou as pessoas com deficiência de uma maneira preconceituosa, desrespeitosa, privando-os de serem livres e até mesmo do direito a vida.

O que é a inclusão na escola?

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

Qual a história da inclusão?

O mundo passou por diversas fases na forma de tratamento ao deficiente, de abandonados ou mortos, a sua inclusão social no mundo atual. Em épocas remotas, principalmente nas sociedades greco-romanas, toda criança que possuía deficiência física, cognitiva ou sensorial eram rejeitas.

Como ocorreu o processo de inclusão das pessoas com deficiência na educação escolar?

Registros do Ministério da Educação (Brasil, 1975), apontam que em 1926, houve-se a criação da primeira instituição particular especializada para pessoas com deficiência, o Instituto Pestalozzi, onde atendia também, alunos de escolas públicas.

Qual o conceito de educação especial e inclusiva?

A Educação Especial Inclusiva é uma metodologia pedagógica que combina noções da educação regular com a educação especial. O objetivo principal desse sistema educacional é promover a integração entre todas as crianças da comunidade.

O que é um aluno com deficiência?

Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Qual é o público da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Como a educação especial deve ser ofertada?

Para Cláudia Regina Mosca Giroto, de acordo com essa nova política, a Educação Especial deve ser ofertada em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que disponibiliza recursos, serviços e estratégias pedagógicas diferenciadas para os alunos com ...

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