O que significa resistividade e condutividade de um material?

Perguntado por: Matheus Wilson de Amaral  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

Condutividade é uma propriedade microscópica dos materiais que corresponde ao inverso da resistividade (ρ). Uma alta condutividade em um material indica grande capacidade de transportar cargas elétricas com facilidade, mediante a aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos.

O que define a condutividade de um material?

A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a facilidade que os materiais possuem de transportar cargas elétricas. Quanto maior o número de elétrons livres em um material, maior a sua capacidade de transportar eletricidade.

Qual a diferença entre condutividade e resistividade elétrica?

A condutividade elétrica, por sua vez, é definida como o inverso da resistividade elétrica e nos mostra a facilidade do material em conduzir corrente elétrica: logo, quanto maior a condutividade elétrica, maior a capacidade do material em conduzir corrente elétrica.

Qual a definição de resistividade?

Também chamada de resistência elétrica específica, ela representa o quanto o material se opõe à passagem da corrente elétrica.

Como determinar a condutividade de um material?

Para calcularmos sua condutividade, basta calcular o inverso de sua resistividade – e não o inverso da resistência elétrica, que é chamada de Condutância – cuidado para não confundir os termos!

Resistividade e condutividade

33 questões relacionadas encontradas

Como calcular a condutividade de uma solução?

A grandeza κ é a condutividade (ou condutância específica) e é o inverso da resistividade, A condutividade para uma solução de eletrólitos, κ, é dada pela Eq. 2, e, no sistema internacional, tem dimensões de 1/Ω m = S/m (Obs. S = Siemen = 1/Ω). Em geral nos condutivímentros o valor de κ é dado em μS/cm ou mS/cm.

Como calcular a condutividade térmica de um material?

R = e / λ Onde: e = Espessura do Material (m) λ = Condutividade Térmica do Material (W/K·m) (segundo cada material)

Qual a definição de condutividade elétrica?

A condutividade elétrica é a grandeza física que mede a capacidade inerente a algum material de transportar cargas elétricas quando sujeito a uma diferença de potencial elétrico.

O que é a resistividade do solo?

O valor da resistividade do solo está sujeito a grandes variações, devido à umidade, temperatura e conteúdo químico. Os valores típicos são: Valores habituais: de 10 até 1000 (Ω-m) Valores excepcionais: de 1000 a 10000 (Ω-m)

Qual é a diferença entre resistência e resistividade?

A resistividade é a razão entre o módulo do campo elétrico num elemento de circuito e o módulo da densidade de corrente: A unidade de medida da resistividade é “Ohm metro” . Quanto maior a resistividade, menor a tendência do elemento de circuito de deixar passar os elétrons.

Como transformar condutividade em resistividade?

Nada mais é do que uma fórmula matemática para converter valores decimais baixos de condutividade em um número mais “inteiro”. Para calcular, basta se dividir o valor “1” pela medida da condutividade (dado em microsiemens/cm a 25ºC) que se obtém a resistividade. Então, Resistividade = 1/Condutividade. Simples assim!

O que é condutividade elétrica e termica?

Quando um material permite que a eletricidade passe através de si, diz-se que tem condutividade elétrica. Por outro lado, se permite a passagem de calor, diz-se que tem condutividade térmica. Pode-se dizer, portanto, que a condutividade térmica é propriedade dos elementos que permitem a transmissão de calor.

Quais fatores podem influenciar na condutividade de um material?

4 fatores que afetam a condutividade elétrica
  • Impurezas. Impurezas são a presença de partículas de isolamento de elementos não condutores nos condutores elétricos, reduzindo a condutividade desses materiais. ...
  • Campos Eletromagnéticos. ...
  • Frequência.

O que explica a condutividade elétrica dos materiais no estado sólido?

A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença da nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.

Quais são os fatores que influenciam na condutividade de metais?

É bastante conhecido o fato que a condutividade dos metais varia com a temperatura. A temperatura é uma grandeza macroscópica que representa a vibração dos átomos do metal e quanto maior é a temperatura, mais rápido eles vibram.

Como melhorar a resistividade do solo?

Para melhorar e reduzir a resistência do solo, podem ser aplicados compostos a base de bentonita ou silicatos, que diminuem a resistividade do solo. Produtos como o Fastgel, Fastsys e Gem são eficazes para tais situações.

O que é a resistividade de um material?

A resistividade, cujo símbolo é ρ, consiste na propriedade característica de um material que expressa a maior ou menor resistência que este opõe ao ser atravessado pela corrente elétrica. É a quantidade oposta à condutividade e exprime-se em ohms por metro (Ω/m).

Como medir resistividade térmica do solo?

MEDIDA DA TEMPERATURA DO SOLO

São utilizados os geotermômetros cujo elemento sensor é o mercúrio e tem como princípio de medida a dilatação de um líquido. Pode-se utilizar, também, outros tipos de elementos sensores, como os termopares e os termistores.

O que é condutibilidade elétrica exemplos?

A condutibilidade elétrica ou condutividade elétrica, pode ser definida como a capacidade que cada material tem de conduzir corrente elétrica! Podemos entendê-la como o inverso da resistividade elétrica, ou seja, quanto maior a condutividade de um material menor será a resistividade do mesmo.

O que é condutibilidade elétrica de exemplo?

A água salgada, por exemplo, possui propriedades que permitem excelente condutividade elétrica, porque os íons presentes no sal promovem um fluxo livre de eletricidade. Embora a eletricidade possa passar pela água comum, as águas potáveis e destiladas são consideradas isolantes devido ao baixo fluxo de eletricidade.

O que explica a condutividade elétrica de uma solução?

Esta corrente depende das características da célula eletrolítica, da natureza do solvente, da concentração da solução e da natureza dos íons da solução. A condutividade de uma solução eletrolítica depende, naturalmente, da concentração da solução. Uma solução que não tenha nenhum íon não conduz eletricidade.

Como calcular a condutividade térmica?

Nas condições de regime permanente, a condutividade térmica é calculada pela medição do fluxo de calor e do gradiente médio de temperatura na amostra. O fluxo de calor é obtido a partir da quantidade de energia fornecida para manter constante a temperatura da placa quente. A temperatura é medida a partir de termopares.

Como saber a condutividade térmica?

A quantidade de energia transferida, sob a forma de calor (Q), por um material, num dado intervalo de tempo (Δt) pode ser dada pela seguinte expressão: Q/Δt = K A (Tsuperior-Tinferior)/L, onde K é a condutividade térmica do material, A a espessura do material e T a temperatura.

Como calcular a resistência térmica?

RT=(TQ-TF)/Q. Ou seja, quanto maior o fluxo de calor Q, menor é a resistência térmica do material.

Artigo anterior
Qual o significado da igreja evangélica?
Artigo seguinte
Qual é a tinta que pode ser lavada?