Quando ocorre o crime de deserção?

Perguntado por: Luna Alícia de Pires  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (31 avaliações)

O crime de deserção, previsto no art. 187 do Código Penal Militar – CPM – crime propriamente militar, tem a seguinte redação: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias.

Por que desertar é crime?

3 CRIME DE DESERÇÃO

É classificado como crime próprio, pois somente poderá ser praticado por sujeito militar. Célio Lobão (2004, p. 258), ensina sobre o crime de deserção é propriamente militar “por ser tratar-se de infração penal específica e funcional do ocupante de cargo militar”.

Quais os casos assimilados à deserção?

Comete o delito assimilado ao de deserção o militar que não se apresenta no lugar designado, dentro de oito dias, após o prazo de trânsito ou de férias.

Quando o militar é considerado desertor?

Desertor - o militar que se ausentar, sem licença, da Unidade em que serve, ou do lugar em que deva permanecer, por mais de 8 (oito) dias (art 187 do Código Penal Militar); pena de detenção de 6 (seis ) meses a 2 (dois) anos.

Quem é considerado desertor?

É considerado desertor o militar que se ausenta por mais de oito dias injustificadamente. A deserção é crime permanente quanto à forma e de mera condita quanto ao resultado.

CRIME DE DESERÇÃO (PROCEDIMENTO GERAL) - DIREITO MILITAR - PROF MARCUS LUNA

44 questões relacionadas encontradas

Como sei q sou um desertor?

No serviço militar, quando existe uma ausência no posto de trabalho de mais de 8 dias sem que haja licença ou aviso, o servidor é considerado um desertor segundo o Código Penal Militar Brasileiro. A ação é conhecida como "crime de deserção" e a punição prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção.

O que é um exército Desarranchado?

[Militar] Que deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel, por consentimento ou por ordem de seus superiores. substantivo masculino [Militar] Soldado que, por ordem ou com o aval de seus superiores, deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel.

Quando é que o militar é considerado extraviado?

É considerado desaparecido o militar na ativa que, no desempenho de qualquer serviço, em viagem, em campanha ou em caso de calamidade pública, tiver paradeiro ignorado por mais de 8 (oito) dias. Parágrafo único. A situação de desaparecimento só será considerada quando não houver indício de deserção.

Quando o militar é considerado ausente?

Nos termos do artigo 89 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), é considerado ausente o militar que, por mais de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, deixar de comparecer à sua organização militar sem comunicar qualquer motivo de impedimento ou ausentar-se, sem licença, da organização ...

Como conseguir a dispensa do serviço militar?

Para requerer a dispensa por esse processo, é necessário apresentar os documentos comprobatórios exigidos pela Junta de Serviço Militar durante o Alistamento Militar. Após a solicitação ser aceita o cidadão receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O que é a deserção no processo civil?

Deserção, no âmbito do processo civil, é o abandono processual pelas partes em decorrência do não recolhimento das custas devidas, em prazo regimental.

O que é deserção no novo CPC?

É o efeito produzido sobre o recurso pelo não cumprimento do requisito do preparo no prazo devido, ou seja, sem o pagamento das custas devidas, o recurso torna-se descabido, provocando a coisa julgada sobre a sentença apelada.

Como se confecciona a Instrução Provisória de deserção?

[22] O Termo de Deserção é assinado pelo comandante, chefe ou diretor da organização militar, pelo militar que o lavrou e por duas testemunhas, que deverão ser, preferencialmente, oficiais (arts. 451, caput, 454, caput, e 456, § 3º, do CPPM).

Qual a pena para desertor do Exército Brasileiro?

Art. 18. Incitar militar a desobedecer a lei ou a infringir de qualquer forma a disciplina, a rebelar-se ou desertar : Pena - reclusão, de dois a dez anos.

Qual o artigo de deserção?

Uma das formas para cometimento do crime de deserção está capitulada no art. 187 do CPM, assim destacado: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou de lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena – Detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.”

Quais são os crimes permanentes?

Exemplos de crimes permanentes: São exemplos de delitos permanentes a ocultação de cadáver, receptação dolosa, depósito, guarda ou transporte de entorpecente, redução à condição análoga à de escravo, sequestro, cárcere privado, violação de domicílio, associação criminosa e extorsão mediante sequestro.

É considerado ausente o policial militar que deixa de comparecer ou se afasta de sua organização por mais de vinte e quatro horas consecutivas?

Se o soldado da PMCE deixar de comparecer, por mais de vinte e quatro horas consecutivas, à sua organização militar, sem licença e sem comunicar qualquer impedimento, será considerado ausente.

O que é abandono de posto militar?

2.1 Abandono de posto

Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá- lo: Pena – detenção, de três meses a um ano.

O que é extravio de militar?

O extravio do militar na ativa acarreta interrupção do serviço militar, com o conseqüente afastamento temporário do serviço ativo, a partir da data em que o mesmo for oficialmente considerado extraviado. § 1º A exclusão do serviço ativo será feita 6 (seis) meses após a agregação por motivo de extravio.

O que é considerado extraviado?

- O policial-militar que, na forma do artigo anterior, permanecer desaparecido por mais de 30 (trinta) dias, será oficialmente considerado extraviado.

Quando o militar da União ou estadual é considerado desertor?

Do art. 187 do CPM (BRASIL, 1969a), tem-se que a deserção consiste em “ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias”. A este delito, o Código determinou pena de detenção de seis meses a dois anos, sendo a pena agravada se o culpado for oficial.

Quantos dias desertor?

Para consumar a deserção o militar terá que ultrapassar o prazo de oito dias (192 horas) de ausência injustificada, seja a ultrapassagem de um dia, uma hora ou um minuto e, tendo como parâmetro a zero hora, tanto do dia inicial como do dia final.

O que é Arranchamento militar?

2. Arranchamento. Ato ou efeito de se arranchar, colocar-se à disposição para a contagem de pessoal para o almoço, janta ou ceia. Termo de uso militar.

O que é uma pessoa Desarranchado?

1- Que se desarranchou. 2- [Militar] Diz-se de praça que deixou de comer no quartel, por consentimento ou ordem de seus superiores.

Pode servir o Exército com braço quebrado?

Se ele quebrou o braço dentro do quartel, é bem provável que tenha sido considerado em serviço, e a partir daí as chances de sucesso são bem maiores, pois na prática a "sensibilidade" dos magistrados aumentam e diante disso, são muito grandes também as chances de Reforma caso ele venha ficar incapacitado.

Artigo anterior
Qual a diferença de operar em OTC?
Artigo seguinte
Quanto custa para construir um sobrado de 100m2?