Quais são os 05 eixos fundamentais da clínica ampliada é compartilhada?

Perguntado por: Joana Miriam Cunha  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

A proposta da clínica ampliada engloba cinco eixos fundamentais: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; o suporte para os profissionais de saúde (BRASIL, 2009, ...

Em que consiste a clínica ampliada é compartilhada?

É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde-doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde (com seus respectivos danos e ineficácia).

Quais são os serviços que fazem parte da clínica ampliada?

Quando a clínica é ampliada, os especialistas conversam de maneira profunda com o paciente, abordando não só questões de saúde mas também o seu cotidiano, por exemplo a sua rotina, alimentação, se faz exercícios, com quem convive, dentre outros fatores que podem influenciar o seu estado de saúde.

Quais as principais práticas da clínica ampliada na atenção básica?

O modelo da clínica ampliada é baseado na interação de especialistas de diferentes áreas da saúde que trabalham em conjunto e trazem autonomia e empoderamento ao paciente. Um de seus objetivos é integrar profissionais para buscar um tratamento personalizado para cada pessoa e criar um vínculo durante o tratamento.

O que é consulta compartilhada SUS?

Sob a lógica do Sistema Único de Saúde (SUS), as consultas compartilhadas, realizadas por profissionais de diferentes áreas, são utilizadas como ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como com o objetivo de aumentar o cuidado e dar autonomia aos sujeitos nas tomadas de decisão sobre sua própria ...

DOC 5: CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA - AUDIODESCRIÇÃO

27 questões relacionadas encontradas

O que é atendimento compartilhado?

O atendimento individual compartilhado é aquele realizado conjuntamente por pelo menos um profissional do NASF e um profissional da eSF (exemplo: um atendimento a uma criança em fase de introdução de alimentos realizado conjuntamente entre o enfermeiro e o nutricionista).

O que é alta compartilhada?

É considerada o momento que a equipe de saúde se reúne com o paciente e seu cuidador/familiar para realizar orientações referentes às áreas específicas relacionadas aos cuidados necessários e as técnicas de procedimentos, e também aos encaminhados de forma em geral.

Por que precisamos de uma clínica ampliada?

A Clínica Ampliada, busca a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no que diz respeito ao trabalho em saúde, ou seja, todas as equipes trabalham em conjunto para um melhor resultado, a chamada equipe multiprofissional.

Como a clínica ampliada pode contribuir para a atenção em saúde mental?

usuários a partir da clinica ampliada

Um dos grandes objetivos a se conquistar com os usuários da saúde é a ampliação de autonomia, valorizando a participação dos sujeitos na construção de seus projetos terapêuticos. A CA propõe práticas produtoras de autonomia e menos produtoras de medo e submissão.

Qual a relação entre clínica ampliada e integralidade quando assistimos um paciente na UBS?

O conceito de Clínica Ampliada pressupõe valorizar a escuta qualificada, tentar compreender os diversos saberes/competências que o paciente (usuário) desenvolve acerca da sua doença, discutindo junto com ele as possibilidades do diagnóstico e de seu próprio tratamento.

Quais são os profissionais que fazem parte do programa NASF?

Para efeito de repasse de recurso federal, poderão compor os NASF: profissional/professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, médico ginecologista, médico pediatra, médico acupunturista, médico homeopata, ...

O que é cuidado ampliado?

A metodologia consiste numa pesquisa de avaliação com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, observação de situações simuladas e elaboração de plano de cuidado, envolvendo egressos de duas turmas, bem como seus gestores e usuários do serviço de saúde.

Como integrar o manejo da dor na prática clínica?

É importante considerar e reconhecer fatores como gênero, raça, formação cultural e crenças do paciente, os quais podem influenciar grandemente a percepção da pessoa sobre a dor e os mecanismos de enfrentamento.

O que é o conceito ampliado de saúde?

Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.

O que é gestão participativa e cogestão?

A gestão participativa e a cogestão são potencializadoras da comunicação e das relações entre os diversos atores da produção de saúde, estimulando a mobilização das equipes de trabalho na definição de objetivos comuns que promovam a mudanças desejadas, fomentando os encontros por meio das rodas de conversas, fazendo ...

Qual é a importância do conceito de clínica ampliada para os serviços de atenção em saúde do SUS?

A Clínica Ampliada propõe então que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.

Qual a relação entre a proposta de apoio institucional e a clínica ampliada?

Os conceitos de Clínica Ampliada e o Apoio Institucional surgiram inicialmente a partir do Método da Roda (ou Paideia), método esse escrito por Campos (2007; 2013), que tem como o objetivo reconstruir modos de realizar política, gestão e construção de sujeitos, a fim de modificar a organização de trabalho que leva a ...

Qual nível de atenção à saúde recebe apoio das ações de Matriciamento?

Assim, o matriciamento se afirma como recurso de construção de novas práticas em saúde mental também junto às comunidades, no território onde as pessoas vivem e circulam, pela sua proposta de encontros produtivos, sistemáticos e interativos entre equipes da Atenção Básica e equipes de saúde mental.

Qual a importância da diretriz clínica ampliada é compartilhada?

tem por objetivo provocar inovações nas práticas gerenciais e nas práticas de produção de saúde, propondo para os diferentes coletivos/equipes implicados nestas práticas o desafio de superar limites e experimentar novas formas de organização dos serviços e novos modos de produção e circulação de poder.

Como surgiu a clínica ampliada?

Essa prática iniciou-se em 1990, nos serviços de Saúde Mental de Santos/SP e, posteriormente, tratamos de adaptá-la para outros espaços em que se pratica clínica, como atenção primária, centros de referência e hospitais13.

Qual seria o propósito do apoio matricial?

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.

Quais são os tipos de alta hospitalar?

TIPOS DE ALTA
  1. Por objetivos atingidos. ...
  2. Por objetivos parcialmente atingidos. ...
  3. Por objetivos não atingidos. ...
  4. Por intercorrência. ...
  5. Alta a Pedido.

O que é alta condicionada?

 Alta condicional ou licença médica:

especiais, (natal, dia das mães etc.) com a condição de retornar em data pré estabelecida. É também assinado termo de responsabilidade. paciente infringe a ética e a moral.

O que é necessário para executar a alta do paciente?

A alta do paciente deve ser assinada pelo médico.
...
Procedimentos:
  1. Receber o paciente cordialmente, verificando se as fichas estão completas;
  2. Acompanhar o paciente ao leito, auxiliando-o a deitar e dando-lhe todo o conforto possível;
  3. Apresentá-lo aos demais pacientes do seu quarto;

O que é o NASF e qual seu objetivo?

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Artigo anterior
Como saber quantos proprietarios teve o veiculo?
Artigo seguinte
Como pagar o imi por internet?