Quando ocorre a baixa de bens de ativo imobilizado?

Perguntado por: Vera Filipa Silva de Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (20 avaliações)

O seu conceito, segundo o Pronunciamento Técnico CPC27 é que o valor contábil de um item do ativo imobilizado deve ser baixado: a) Por ocasião de sua alienação; b) Quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.

Como dar baixa de ativo imobilizado?

Venda. A alienação por meio da venda é o modelo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, procedimento que deve ser feito com a utilização de todos os documentos capazes de comprovar e apurar o resultado real, seja relativo ao ganho ou perda na operação.

Como baixar ativo imobilizado vendido?

Na verdade, a baixa poderá ser realizada somente quando o bem for baixado fisicamente, ou seja, sair de forma definitiva do patrimônio da empresa, que é o caso da venda do ativo. A nota fiscal de venda será o documento que comprova a saída/venda desse ativo.

Qual o CFOP para baixa de ativo imobilizado?

CFOP: 5927 Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração: Classificam-se neste código os registros efetuados a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubou ou deterioração das mercadorias .

O que é baixa de bens?

O valor contábil de um item do Ativo Imobilizado deve ser baixado nos seguintes casos: por ocasião de sua alienação ou quando não houver mais expectativa de benefícios econômicos futuros mediante a sua utilização ou alienação (item 67, da NBC TG 27).

Aula #12 Baixa de bens do Ativo Imobilizado

24 questões relacionadas encontradas

O que é baixa de imobilizado?

A Baixa de ativo imobilizado não ocorre quando ele é considerado totalmente depreciado, ou seja, o seu valor na contabilidade chegou a zero. Este item só terá a baixa contábil quando ele definitivamente não fizer mais parte do patrimônio da empresa.

O que é um bem obsoleto?

Obsolescência ou sucateamento:

Como mencionado anteriormente, os bens totalmente depreciados somente poderão ser baixados no momento da baixa física do bem. Para baixar um bem obsoleto ou sucateado, a empresa deverá possuir um laudo técnico apontando os motivos e os danos que justifiquem a baixa do bem.

Quando utilizar o CFOP 5550?

CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo. Classificam-se neste código os bens do ativo imobilizado transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.

O que é o CFOP 6552?

CFOP 6552 Transferência de bem do ativo imobilizado.

O que significa CFOP 5556?

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado?

Os impostos incidentes são: Contribuição Social, alíquota de 9% e o Imposto de Renda a alíquota de 15%, mais adicional de 10%, devendo ser recolhidos ao final de cada trimestre quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL. No Lucro Real, o Ganho de Capital será identificado através da apuração do lucro líquido do período.

Como dar baixa no patrimônio?

Posteriormente a solicitação de baixa deverá ser encaminhar ao Setor de Patrimônio do IMPPG (Modelo IV, em duas vias), na qual deve constar o número de patrimônio, toda a descrição do equipamento e a justificativa do pedido de baixa (equipamento está obsoleto, em desuso, mas em funcionamento etc).

Tem ICMS na venda de ativo imobilizado?

Não incide ICMS. no caso como e venda de ativo imobilizado deveria utilizar o CFOP 5.551 correto ? Sim, existe o CFOP específico para essa venda: 5.551 - Venda de bem do ativo imobilizado.

Como emitir nota fiscal de baixa de ativo imobilizado por sinistro?

A nota fiscal é uma venda de ativo por sinistro, deve ser emitida com CFOP 5.551 - Venda de Ativo Imobilizado, pois a essência dessa saída é uma venda (contra a vontade em razão do sinistro, mas o fato é que a seguradora está comprando o veiculo sinistrado conforme o contrato de seguros).

O que é CFOP 6918?

CFOP 6918 Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial. 6918 - Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias recebidas anteriormente a título de consignação mercantil ou industrial.

Quando usar CFOP 6915?

6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Qual o CFOP para venda de veículo da empresa?

c) de "Venda do Veículo" - com o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP): 5.115 ou 6.115, sendo a operação interna ou interestadual, respectivamente, com o mesmo valor da nota fiscal de entrada em consignação, com destaque do imposto, aplicando a redução da base de cálculo para 5% ou 0%, conforme o caso, do ...

Qual CFOP para brinde?

Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.

O que é o imobilizado?

ATIVO IMOBILIZADO. O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

O que é ativo imobilizado CPC 27?

Ativo imobilizado é o item tangível que: é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e. se espera utilizar por mais de um período.

Como calcular a depreciação?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
  1. Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
  2. Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
  3. Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.

Quais são os ativos imobilizados?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

O que é imobilizado técnico?

São também conhecidos como propriedade e equipamentos. Também se referem a ele como ativos de capital ou bens de capital. Temos ainda a nomenclatura imobilizado técnico que nada mais é que os bens móveis e imóveis.

Artigo anterior
Qual a língua dos ciganos?
Artigo seguinte
Quais são as brocas para acabamento?