Quando ocorre a ambiguidade?

Perguntado por: Leandro Leal Ramos  |  Última atualização: 13. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (19 avaliações)

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

Como ocorre a ambiguidade?

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

O que gera ambiguidade no texto?

A ambiguidade pode ser um vício de linguagem ou um recurso estilístico. Ela ocorre em enunciados que têm mais de uma interpretação possível, o que dificulta seu entendimento. A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar.

Como identificar a ambiguidade?

Ambiguidade lexical

Surge quando uma palavra ou expressão pode ser interpretada de diferentes maneiras. Isso pode ocorrer quando uma palavra tem vários significados, ou quando é usada de maneira não convencional. Para evitar a ambiguidade lexical, é importante escolher palavras precisas e claras em relação ao contexto.

O que é efeito de sentido ambiguidade?

→ Ambiguidade

A ambiguidade é um recurso que é utilizado, na maioria das vezes, sem que haja uma intenção. Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado.

O QUE É AMBIGUIDADE?

41 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença de duplo sentido e ambiguidade?

A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor. Aparece muitas vezes na publicidade. Além disso, piadas, anedotas e outros textos humorísticos também trabalham com o duplo sentido.

Quando a frase tem duplo sentido?

A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos. Polissemia é como nomeamos o fenômeno linguístico em que uma mesma palavra tem dois ou mais significados.

O que fazer para evitar a ambiguidade?

A solução mais comum para solucionar esse problema é a utilização de palavras alternativas, que não gerem dúvidas, ou uma maior especificidade, que também elimine o múltiplo sentido. Outra possível raiz desse vício de linguagem é a forma como as palavras estão posicionadas.

Como retirar a ambiguidade da frase?

Para evitar que frases desse tipo se tornem ambíguas é importante evitar o uso do pronome seu ou sua. O mais indicado é usar dele ou dela, confira abaixo: “Fernanda pediu a César que pegasse o casaco dele/dela na sala”.

Qual é o sinônimo da palavra ambiguidade?

1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Qual a figura de linguagem que tem duplo sentido?

Sinestesia: combinação de dois ou mais sentidos do corpo humano. → Figuras de sintaxe ou construção: Elipse: ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado.

O que é ambiguidade expressiva?

Certamente, você já ouviu ou usou o termo ambiguidade. Isso significa que um enunciado pode ter mais de um sentido, mais de uma interpretação. Esse recurso pode provocar um efeito de humor ou destruir completamente um texto.

Qual é a diferença entre polissemia é ambiguidade?

Diferenças entre polissemia e ambiguidade

A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

O que é efeito de sentido exemplos?

Vejamos um exemplo: em “Pedro tem um coração grande”, podemos conceber pelo menos três situações discursivas nas quais a enunciação dessa frase configura efeitos de sentido específicos. Na primeira, o enunciado é associado ao diagnóstico de uma doença do coração que faz aumentar o seu tamanho (cardiomegalia).

O que é ambiguidade na publicidade?

A publicidade costuma fazer um jogo com as palavras, que adquirem um maior número de sentidos em virtude de suas construções buscarem uma complexidade capaz de envolver seus consumidores. A ambiguidade é caracterizada pelos vários sentidos que podem ser atribuídos a uma estrutura sintática ou palavra.

Em qual item não ocorreu o caso de ambiguidade?

Resposta. C) O policial jogou suas últimas cartas.

O que é ambiguidade no direito?

Ambiguidade, por outro lado, refere-se à polissemia; aos vários significados que um vocábulo pode ter. A palavra direito é exemplo disso. Pode tanto indicar determinada posição espacial em oposição a esquerdo, como algo supostamente correto em contraposição a errado. Pode designar, também, conjunto de normas jurídicas.

O que é ambiguidade na psicologia?

A ambigüidade é um fator psicológico específico que tanto pode rela- cionar-se a um tipo de personalidade dotada de múltiplas identidades não sedimentadas, contemporâneas e contraditórias, quanto a uma conduta adapta- tiva social, sem correspondência com transtornos de identidade.

Como se chama uma frase sem sentido?

Absurdo e falta de sentido são geralmente estudados como categorias filosóficas e/ou lógicas.

Qual o contrário de ambiguidade?

O contrário de ambíguo é: Contrário de equívoco: 1 inequívoco, unívoco, literal, textual.

Artigo anterior
Como jogar fortnite no celular Samsung?
Artigo seguinte
O que se aprende no nível a2 de inglês?