Quando o tratamento de canal dá errado?

Perguntado por: João Renato Assunção Borges  |  Última atualização: 23. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

“Um tratamento de canal mal feito podem acarretar, desde queixas de desconforto na mastigação, até casos extremos que envolvem risco de vida como a endocardite bacteriana (quando as bactérias de uma inflamação não tratada na boca caem na corrente sanguínea e se instalam no coração)”, diz a especialista.

Como saber se o canal foi mal feito?

Conheça-os a seguir.
  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

Quando o canal não dá certo?

O que pode acontecer com um canal mal feito? “Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.

O que fazer quando o tratamento de canal não funciona?

Se você passar por um tratamento de canal mal feito, você terá a necessidade de procurar novamente um endodontista para refazer o procedimento. Como explicamos no tópico anterior, para acessar os canais durante o retratamento endodôntico, a restauração anterior será perdida.

É possível fazer tratamento de canal duas vezes no mesmo dente?

Sim, com certeza pode! A maior diferença é que, neste caso, por não ter mais nervo, não haverá dor, o que também pode ser um problema, pois pode se passar despercebido.

5 Sinais de que o Seu Tratamento de Canal deu MUITO ERRADO

41 questões relacionadas encontradas

Estou fazendo um tratamento de canal no dente e a solução utilizada extravasou pelo meu nariz?

Estou fazendo um tratamento de canal no dente e a solução utilizada extravasou pelo meu nariz.. já se passou uma semana e em algumas ocasiões sinto um líquido escorrendo pelo nariz, isso é normal? Sim. Pelo seu relato é bem possível que tenha acontecido uma comunicação da cavidade bucal (o dente) com o nariz.

É normal dente com canal doer depois de meses?

Se a dor ao mastigar persistir mesmo após muitos dias ou meses, surgem algumas possibilidades: Infiltração e recontaminação do canal. Isso ocorre devido ao atraso para fazer a restauração definitiva; O canal feito pode não ter sido suficientemente descontaminado.

O que pode acontecer com um canal mal feito?

Em alguns casos quando o dente já recebeu vários tratamentos de canal sem sucesso (a dor persiste), pode haver outros problemas como micro trincas (fraturas), canais acessórios (pequenos canais), extravasamento de material para fora do dente.

Quando posso processar um dentista?

De acordo com o Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, o paciente pode processar o dentista por danos decorrente de tratamentos mal feitos ou indevidos e por danos morais também. Isso inclui o fato do paciente alegar que o tratamento não atingiu o resultado esperado, sentindo-se assim enganado.

É possível perder o dente fazendo canal?

Dente com canal tratado pode, sim, cair, isto é, pode ser perdido por amolecimento.

É normal o dente latejar depois do canal?

Caso a pessoa fique com dente latejando após canal, é de extrema necessidade ir ao dentista para que ele avalie a situação, recomende os remédios e cuidados ideais e analise se há alguma restauração mal feita.

Como saber se o tratamento de canal foi bem sucedido?

Como saber se o tratamento foi bem sucedido? Olá. Em alguns casos pode ocorrer dor por um tempo mais longo, que tende a ir diminuindo. Para saber se o tratamento foi bem sucedido é necessário o endodontista fazer um raio x depois de um tempo mínimo de 6 meses para avaliar.

Como saber se o dente com canal está inflamado ou infeccionado?

Fortes sintomas de dente com canal inflamado são:
  1. Dor nos dentes.
  2. Dor no maxilar.
  3. Dor na região do pescoço.

Quais os direitos do consumidor no dentista?

Quais são os principais direitos do paciente no atendimento odontológico?
  • Direito ao atendimento. ...
  • Direito ao sigilo profissional. ...
  • Direito à informação quanto ao tratamento. ...
  • Direito de acesso ao prontuário do paciente. ...
  • Tratamento realizado de forma equivocada. ...
  • Tratamento que não atingiu o resultado esperado.

Onde posso reclamar de um dentista?

O CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo),tem por finalidade fiscalizar o exercício da Odontologia e dos profissionais que a exercem legalmente, bem como zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da profissão.

O que caracteriza erro odontológico?

O que caracteriza um erro odontológico? Chamamos de erro odontológico a conduta de um profissional da odontologia que resultou em danos lesivos à saúde do seu paciente, com base nos seguintes fatores: negligência, imprudência ou imperícia. A negligência diz respeito a algo que o dentista deixou de ter feito.

Como é a dor de dente com canal?

Como a polpa do dente está em uma parte mais profunda, pode causar extremo desconforto. Uma dor constante e latejante no dente pode ser um desses sinais. Há também o incômodo com a ingestão de comidas quentes e geladas. Algumas pessoas podem sentir mais dor até com baixas temperaturas do ar-condicionado.

É normal sentir dor após o canal?

Sim, é normal ter uma certa sensibilidade após o tratamento de canal de um dente.

É normal o canal doer no frio?

O dente com tratamento endodontico realizado a contento deve permanecer totalmente assintomático. Se permanece com sensibilidade ao frio ou só quente, significa que alguma parte da sua polpa permanece viva e reage de acordo com a sua enfermidade, com mais dor aí frio ou só quente.

Por que a dor de dente vai e volta?

Sentir dor no dente pode ser o sinal de uma série de razões. Dentre eles, estão problemas na gengiva, cáries em algum dente ou até mesmo desgaste de um deles. Para realizar o diagnóstico e fazer o tratamento mais adequado, consulte sempre seu(a) dentista.

O que é bom para dor de dente canal?

Codeína + paracetamol

Quando usar: a codeína + paracetamol (Tylex) é indicado nos casos de dor de dente de intensidade leve a intensa ou dor após cirurgias dentárias, o que varia de acordo com a quantidade de ativos no comprimido.

Qual a pior parte do tratamento de canal?

Qual a pior parte do tratamento de canal?
  • Dor/incômodo. ...
  • Uso excessivo e desnecessário de medicamento. ...
  • Desgaste emocional. ...
  • Perda da restauração. ...
  • Custo com retratamento de canal. ...
  • Possível apicectomia (cirurgia) ...
  • Extração de dente. ...
  • Necessidade de fazer um implante.

O que acontece com o dente depois do tratamento de canal?

A resposta é simples: o dente fica “oco” quando tem seu canal tratado, e portanto fica mais frágil. Dessa forma, ao realizar apenas uma restauração no local, o dente não tem resistência suficiente para resistir aos esforços de mastigação.

O que acontece quando perfura o canal do dente?

Em resumo, a presença de uma perfuração radicular não tratada pode resultar em uma série de complicações graves, incluindo infecções persistentes, inflamação, dor, danos estruturais ao dente e reabsorções radiculares.

Como saber se o dentista é ruim?

Quais são os sinais de um dentista ruim? Alguns sinais de um dentista ruim incluem falta de experiência ou habilidade, falta de transparência sobre os tratamentos e custos, falta de higiene no consultório e mau atendimento ao paciente.

Artigo anterior
Como saber se sou luxúria?
Artigo seguinte
Quais as características de uma sociedade limitada?