Quando o sujeito é um verbo no infinitivo?

Perguntado por: Francisca Branco de Macedo  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

O pronome oblíquo átono funcionará como sujeito do infinitivo quando o verbo da oração principal for um dos causativos MANDAR, DEIXAR, FAZER ou um dos sensitivos VER, OUVIR, SENTIR, e o verbo da oração subordinada, na função de objeto direto, vier no infinitivo. ...

Qual o sujeito do verbo no infinitivo?

Nas orações formadas por verbos no infinitivo, o sujeito é sempre um nome, em geral um substantivo, que pode ser substituído por um pronome. Se essa oração com verbo no infinitivo não for uma oração reduzida do infinitivo, o pronome empregado deve ser obrigatoriamente um pronome reto (eu, tu, ele e etc.).

Quais verbos no infinitivo?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Quando o verbo está no infinitivo?

O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.

O que é verbo flexionado ou infinitivo?

O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.

Bizu #03 - Sujeito de Infinitivo ou Sujeito Acusativo.

28 questões relacionadas encontradas

Quando o verbo não flexiona?

Em poucas palavras: o infinitivo impessoal é simplesmente o verbo que não flexiona, o verbo em seu estado puro, sem variação (exemplos: viajar, deitar, correr, ouvir, pôr).

Qual é o verbo de estão?

“Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Qual é o infinitivo do verbo e sua conjugação?

O infinitivo impessoal é usado habitualmente em locuções verbais, em verbos preposicionados e quando não há um sujeito definido. As terminações do infinitivo impessoal são -ar para os verbos da 1. ª conjugação, -er para os verbos da 2. ª conjugação e -ir para os verbos da 3.

Como saber se o verbo está no infinitivo impessoal?

Infinitivo Impessoal
  1. Quando não se refere a um sujeito. Exemplo: É essencial caminhar. ...
  2. Quando vem depois da preposição "de", servindo como complemento nominal. Exemplo: Não existe receita mais fácil de fazer. ...
  3. Quando fazem parte de uma locução verbal. Exemplo: ...
  4. Quando exprime ordem.

Quais são os verbos?

Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
...
Exemplos de verbos regulares
  • Verbo estudar;
  • Verbo cantar;
  • Verbo amar;
  • Verbo achar;
  • Verbo aprender;
  • Verbo correr;
  • Verbo viver;
  • Verbo partir;

Qual é o verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. ... O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

O que é forma nominal do infinitivo?

O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. ... Pois é, quando o verbo apresenta-se dessa maneira, dizemos que essas são suas formas nominais.

Qual é o sujeito da forma verbal mandou?

O argumento é simples: quem mandou foi “ele” (sujeito), mas quem vai sair são “as pessoas” (sujeito plural da segunda oração). Seria o mesmo caso de “Nós (sujeito) deixamos as secretárias (sujeito) resolverem o caso”.

Pode usar dois verbos no infinitivo?

2) Quando o sujeito do verbo no infinitivo for diferente do sujeito do verbo da outra oração, flexiona-se o infinitivo: – Meninos, vejo estarem atrasados mais uma vez. O sujeito do infinitivo estar (vocês), é diferente do sujeito do verbo da outra oração: eu. – Falei a eles sobre a vontade de deixarmos o time.

Quais são os verbos no participio?

O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada.
...
Verbos que têm apenas particípio irregular
  • Verbo dizer: dito;
  • Verbo fazer: feito;
  • Verbo escrever: escrito;
  • Verbo pôr: posto;
  • Verbo ver: visto;
  • Verbo vir: vindo:
  • Verbo abrir: aberto;
  • Verbo cobrir: coberto.

Qual a diferença entre infinitivo pessoal e impessoal?

Recapitulando, portanto: o infinitivo é impessoal quando, na oração, não tem sujeito e pessoal quando tem.

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

O que é o infinitivo pessoal?

O infinitivo pessoal é uma forma flexionada do infinitivo. Forma-se a partir do próprio infinitivo, com a adição do sufixo adequado.

Como se conjuga o verbo nós?

Indicativo
  1. Presente. eusou. tués. eleé nóssomos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euera. tueras. eleera. nóséramos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eufui. tufoste. elefoi. nósfomos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eufora. tuforas. elefora. nósfôramos. ...
  5. Futuro do Presente. euserei. tuserás. eleserá nósseremos. ...
  6. Futuro do Pretérito. euseria. tuserias. eleseria. nósseríamos.

O que são verbos defectivos e exemplos?

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...

Como se chama a terminação de um verbo?

As terminações verbais, também chamadas de desinências modo-temporais e desinências número-pessoais, indicam a flexão de um verbo em modo, tempo, número e pessoa.

Qual é o verbo de FOI?

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Estava É verbo?

Estavam é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo. O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade, de duração no tempo.

Artigo anterior
O que é a Hipoventilacao?
Artigo seguinte
O que é relatividade?