Quando o sujeito é indeterminado?

Perguntado por: Íris Monteiro de Nogueira  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 5/5 (49 avaliações)

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Como saber se o sujeito é indeterminado?

Quando a oração apresenta um verbo na terceira pessoa do plural (eles), não é possível identificar o sujeito dessa oração, por isso o sujeito é classificado como sujeito indeterminado. Veja os exemplos: Disseram que ele vai viajar. Falaram que haverá greve na universidade.

Quais os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. ...
  3. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. ...
  4. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. ...
  5. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

Qual a diferença entre o sujeito oculto é indeterminado?

O que diferencia o sujeito oculto do sujeito indeterminado é o fato de eles poderem ser ou não identificados. O sujeito oculto é determinado, porque ele pode ser identificado. Mas, o mesmo não acontece com o sujeito indeterminado, como o seu próprio nome indica.

O que é o sujeito oculto?

O sujeito oculto ou elíptico ocorre quando não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto. Também pode ser chamado de sujeito subentendido, desinencial ou implícito. ... Assim, o sujeito, que não está expresso é “ele”, ou seja, a 3ª pessoa do singular.

Tipos de sujeitos: indeterminado

28 questões relacionadas encontradas

Como diferenciar o sujeito oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

  • Sujeito determinado.
  • Sujeito simples.
  • Sujeito composto.
  • Sujeito implícito.
  • Sujeito indeterminado.
  • Verbo na 3ª pessoa do plural.
  • Verbo na 3ª pessoa do singular + pronome “se”
  • Verbo no infinitivo impessoal.

Quais os tipos de sujeito e exemplos?

Tipos de sujeito
  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O que é sujeito simples 5 Exemplos?

Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. ... Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).

Quando o sujeito é indeterminado qual é o predicado?

Tipos de Sujeito e Predicado

Determinado - quando é identificado na oração. Indeterminado - quando não é identificado na oração. Inexistente - orações com verbos impessoais.

O que é sujeito determinado exemplos?

Sujeito determinado simples

Como o próprio nome já indica, o sujeito determinado é classificado como simples quando possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere apenas a uma palavra. Veja os exemplos: “Ana comeu todo o bolo sozinha.” “Eles estudaram muito para a prova.”

Quais são os sujeitos simples?

Sujeito simples é quando a oração possui apenas um núcleo do sujeito ou Sintagma Nominal (SN). Núcleo do sujeito: É a palavra base (principal) do sujeito e pode ser um substantivo ou um pronome. Em volta do núcleo pode haver outras palavras secundárias relacionadas a ele (artigo, adjetivos, numeral, etc.).

Quando é sujeito simples?

Sujeito simples

O sujeito de uma oração é simples quando o seu núcleo é formado por apenas uma palavra relacionada ao verbo.

Como encontrar o sujeito simples?

Diz-se que o sujeito é simples quando o verbo da oração se refere a apenas um elemento, seja ele um substantivo (singular ou plural), um pronome, um numeral ou uma oração subjetiva. Por exemplo: Os meninos estão gripados. Todos cantaram durante o passeio.

Quais são os tipos de sujeito explique cada um?

Gramática. Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. ... O sujeito é um desses elementos e está entre os mais importantes da oração, já que é responsável por realizar ou sofrer uma ação verbal, designando o ser a respeito do qual se declara alguma coisa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

O que é sujeito e sua classificação?

O sujeito é uma função sintática que indica a pessoa ou objeto sobre quem se declara algo. Além disso, pode ser determinado ou indeterminado. O sujeito compõe o chamado termo essencial da oração. ... No primeiro caso, é classificado como sujeito simples; no segundo, como composto.

O que é sujeito 7 ano?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase.

Quem é o sujeito?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso. Nessa frase o sujeito é “João”, pois foi ele que praticou a ação.

O que é o sujeito simples e composto?

Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos. O sujeito é considerado um termo essencial da oração.

Qual das frases abaixo o sujeito é oculto?

Alternativa correta: c) Gostamos de pular Carnaval. O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração.

O que é frases e exemplos?

Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.

Como identificar o sujeito e predicado?

O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).

Como identificar o predicado na frase?

Predicado
  1. Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. ...
  2. O predicado pode ser classificado de duas formas:
  3. Predicado verbal: quando há presença de verbo transitivo direto ou indireto, que sempre indiquem AÇÃO.
  4. Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação.

Como saber se é predicado nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

Artigo anterior
Qual a transitividade do verbo dizer?
Artigo seguinte
Qual é o continente menos populoso do mundo?