Qual a transitividade do verbo dizer?

Perguntado por: Isaac Paiva de Campos  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

Significado de Dizer
verbo transitivo direto e bitransitivo Falar, discursar usando palavras; expressar ideias, pensamentos: disse o discurso; disse o discurso ao professor.

Como saber se é verbo transitivo?

Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

Qual a transitividade do verbo teve?

verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

Qual a transitividade do verbo comprei?

O exemplo traz um verbo transitivo direto, pois o verbo comprar exige complemento para inteirar seu sentido. Quando se compra, compra-se obrigatoriamente algo. O complemento do verbo é chamado de 'objeto'. ... - Transitivo indireto: esse vem acompanhado de um objeto com preposição obrigatória (objeto indireto).

O que é transitividade verbal 7 ano?

Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.

Transitividade Verbal [Prof Noslen]

32 questões relacionadas encontradas

São exemplos de verbos transitivos?

Exemplos com verbos transitivos indiretos:
  • Precisar: Estou precisando de ajuda.
  • Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
  • Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
  • Saber: Eu já sei de tudo.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é transitividade exemplos?

Exemplo de transitividade verbal

O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

O que é transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Quais são verbos Intransitivos?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Quais os principais verbos Intransitivos?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Faz é um verbo intransitivo?

Como verbo intransitivo, o verbo fazer apresenta um sentido completo, não necessitando de complementos verbais: Ela fala, mas não faz.

Quais são os verbos Intransitivos e transitivos?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.

Quais são os principais verbos?

Verbos principais são verbos que não necessitam de outros verbos para transmitir a totalidade da ação verbal.
...
Verbos principais
  • correr;
  • brincar;
  • estudar;
  • participar;
  • escorregar.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Qual frase tem um verbo intransitivo?

Exemplos de frases com verbos intransitivos:

Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

São exemplos de objetos diretos?

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição.
...
Exemplos:
  • Ana vende livros. (livros = objeto direto)
  • O pai abraçou o filho. ...
  • Você conhece o José? (o José = objeto direto)
  • Convidei meus amigos para a festa.

Quais são os objeto direto?

Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal. ... O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.

Como identificar o objeto indireto?

Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente. Veja alguns exemplos de objeto indireto: Ruan não confia em seus irmãos.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Artigo anterior
Qual é o planeta mais quente?
Artigo seguinte
Quando o sujeito é indeterminado?