Quando o réu não é intimado para audiência de instrução?

Perguntado por: Isaac Martim Vieira  |  Última atualização: 31. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

A falta de intimação, em tempo hábil, para audiência de instrução e julgamento gera evidente prejuízo ao autor, que não pôde produzir a prova oral requerida. Em face da ausência de oportunidade para participação na instrução probatória, resta configurado o cerceamento de defesa, impondo-se a cassação da sentença.

Pode haver audiência sem o réu?

Para o STJ, a ausência do réu na audiência de instrução constitui nulidade relativa e necessita, para a sua decretação, da comprovação de efetivo prejuízo para a defesa.

Quando o réu falta a audiência de instrução?

1) O não comparecimento do réu à audiência de instrução e julgamento, tendo ele sido regularmente citado e intimado, acarreta-lhe a imposição da revelia, reputando-se verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial, salvo se do contrário resultar a convicção do juiz, segundo dispõe o art. 20 , da Lei nº 9.099 /95.

O que acontece se o réu não comparecer?

334 do CPC. De acordo com o §8º do art. 334 do CPC, o não comparecimento injustificado, seja do autor ou do réu, caracteriza-se como ato atentatório à dignidade da justiça e, por isso, punido com multa de até 2% (dois por cento) da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa.

Quando o réu não aparece na audiência criminal?

Se uma pessoa que responde a um processo criminal ou é investigada não comparece a uma audiência ou descumpre alguma determinação do juiz, ela pode sofrer diversas consequências previstas em lei. Em primeiro lugar, o não comparecimento a uma audiência pode implicar na decretação da prisão preventiva do acusado.

Essa audiência pode acontecer SEM a intimação do RÉU

41 questões relacionadas encontradas

Quando a audiência de instrução e julgamento será necessária?

A audiência de instrução e julgamento ocorre após a audiência de conciliação. Nesse momento, a parte ré do processo deve apresentar a sua resposta caso isso não tenha acontecido. Nessa audiência as partes também devem comparecer pessoalmente, caso isso não aconteça, também não terá resolução.

Quando o réu é revel no processo penal?

O vocábulo “revelia” deriva do latim “rebellis” e significa rebeldia, contumácia, ato de se opor a algo. Juridicamente consiste na “condição do réu que, citado, não comparece para o oferecimento da defesa” e “falta de contestação por parte do réu em relação à ação proposta em face dele” (HOUAISS, 2001).

Quantos dias antes da audiência o réu deve ser citado?

A antecedência de dez dias para a citação do réu da data de audiência, exigida pelo art. 277 do CPC, fundamenta-se no fato de que os atos são concentrados em única audição, ou seja, caso não haja conciliação, a contestação escrita ou oral deverá ser apresentada de imediato, sob pena de preclusão.

Tem como consultar intimação pelo CPF?

Também é possível a consulta e impressão das intimações já recebidas. Para o recebimento dessas, a utilização de certificado digital vinculado ao seu CPF é obrigatória.

Tem como saber se o réu foi notificado?

Boa Tarde, no processo estará indicando, notificação recebida ou que a parte recebeu tal documento, em último caso entre em contato com seu advogado ou advogada e veja se a outra parte foi notificada ou não.

O que vem após a audiência de instrução?

Ao final da audiência de instrução e julgamento, vale lembrar que ainda pode ser requisitada a apresentação de alegações finais de forma oral, sendo mais uma chance do Advogado demonstrar seu conhecimento do caso. Passada esta fase, em regra, agora é só aguardar a sentença.

O que vem antes da audiência de instrução?

O requisito para que seja designada a audiência de instrução e julgamento (AIJ) é a necessidade da colheita de prova oral (art. 361 do CPC). Prova oral é gênero do qual são espécies: o depoimento pessoal das partes, a oitiva de peritos e assistentes técnicos e a inquirição de testemunhas.

O que acontece depois que o juiz decreta a revelia?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

O que fazer quando não consegue intimar o réu?

Quando o réu não é encontrado para ser intimado da sentença? Conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, no tocante à sentença de pronúncia, não sendo localizado o Acusado, é suficiente a intimação do advogado constituído, tal como ocorreu na hipótese dos autos.

Pode ir só o advogado na audiência de instrução?

Nesse tipo de audiência, as partes não podem ser representadas pelos seus próprios advogados, sob pena de estes violarem o disposto no art. 23 do Código de Ética da OAB.

O que acontece se o réu não comparecer à audiência de instrução e julgamento?

Se você for chamado e não se apresentar, será considerado como revel (ausente), mesmo que compareça com poucos minutos de atraso, pois a lei não prevê e o Juiz não é obrigado a conceder qualquer prazo de tolerância.

Como saber se o réu recebeu a intimação?

Como consultar uma intimação? É possível fazer a consulta de intimações na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por meio de sistemas eletrônicos próprios. Também existe a possibilidade de consultar nos diários digitais dos Tribunais de Justiça e outros órgãos oficiais.

Como faço pra saber se tem alguma intimação em meu nome?

Resposta: Você pode realizar a consulta pública nos sistemas processuais. Também é possível entrar em contato com vara ou juizado onde tramita o processo, caso o processo tramite em meio físico ou para solicitar a chave do processo eletrônico.

É válida a intimação por WhatsApp?

"Se a citação for realmente eficaz e cumprir a sua finalidade, que é dar ciência inequívoca acerca da ação judicial proposta, será válida a citação efetivada por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, ainda que não tenha sido observada forma específica prevista em lei, pois, nessa hipótese, a forma não poderá se ...

Qual o prazo para o juiz citar o réu?

Este é o ato necessário para chamar a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. A proposta também reduz o prazo para que a citação por edital seja considerada realizada. Em vez do atual prazo, que varia de 20 a 60 dias, o juiz poderá estabelecer de 10 a 30 dias, a contar da primeira publicação do edital.

Quando o réu deve ser citado?

Bellizze apontou que, conforme o artigo 243 do Código de Processo Civil (CPC), o réu deve ser citado onde for encontrado pelo oficial de Justiça, independentemente de ele ter qualquer tipo de vínculo com o local.

Quanto tempo demora para sair a sentença depois da audiência de instrução e julgamento?

Em geral, após todos os procedimentos terem sido analisados, existe um prazo médio de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada. No entanto, em algumas situações, esse período pode ser prolongado e há diversos fatores que podem incidir sobre esse adiamento.

O que o réu revel pode fazer?

4 – O réu revel pode alegar fato constitutivo, modificativo ou extintivo de direito, desde que tal fato tenha ocorrido depois da propositura da demanda (CPC-1973, arts.

É possível reverter a revelia?

É possível reverter a revelia? Em partes, é possível. O réu poderá constituir advogado e ingressar no processo ao qual foi citado, entretanto, estará limitado a agir conforme a etapa processual em que a ação se encontra.

O que acontece quando o réu muda de endereço e não informa?

274 , do CPC , quando o réu for devidamente citado e, posteriormente, mudar de endereço sem prévia comunicação ao juízo, presume-se válida a intimação dirigida ao endereço que consta nos autos, pois é dever da parte informar qualquer alteração.

Artigo anterior
Quais são os jogos com pares de baralho?
Artigo seguinte
O que é sonhar com brechó?