O que é a técnica da cera perdida?

Perguntado por: Leonor Alexandra Ribeiro Magalhães Silva  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

Cera perdida ou microfundição é um método de escultura de peças metálicas por moldagem. Consiste em fazer um modelo em cera que é revestido com refratário para formar um molde e então aquecido até a cera derreter e sair do molde. Na sequência, se derrama o metal líquido no molde vazio.

O que é a técnica de cera perdida?

O processo de fundição por cera perdida consiste na produção de uma peça piloto em metal, cera ou plástico, que será utilizada como modelo base para a reprodução em série. Com esse modelo é reproduzido um molde de borracha. No molde é injetada a cera que produz várias cópias da peça.

Porque a técnica da cera perdida tem esse nome?

Se chama cera perdida porque durante o processo vaza a cera líquida, permitindo que a peça inicial se solidifique.

Como são feitos os modelos em cera?

O processo utiliza-se um molde cerâmico feito pelo revestimento consumível de cera com argamassa refrataria que endurece ao ser aquecida, assim o modelo de cera é fundido e a cera escorre deixando uma cavidade com formato da peça formando o molde.

Quais as vantagens do processo de fundição por cera perdida?

Uma das principais vantagens da Fundição por Cera Perdida é que a porosidade geralmente não é um problema. Também podemos fabricar peças com acabamento superficial de alta qualidade, que normalmente podem ser utilizadas sem a necessidade de acabamento adicional.

04 Proc Fab Cera Perdida

40 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens do processo de fundição por cera perdida?

9. Vantagens e Desvantagens Pros: - Produção em massa de formatos complicados; - Reprodução de detalhes precisos (± 0.5mm) e espessura mínimas; - Melhor precisão dimensional e acabamento (linha de separação); - Custo relativamente reduzido; - Aplicação sem restrições de materiais; - Controle rigoroso da microestrutura.

Quais as desvantagens do processo de fundição por cera perdida?

Desvantagens:
  • Pode ser difícil obter que necessitem de machos para fabricação;
  • Este processo é caro, normalmente é limitado a pequenas peças e apresenta algumas dificuldades quando machos estão envolvidos na produção da peça;

Como são feitos os moldes de fundição?

O processo de fundição com uso de moldes permanentes de metal permite a fabricação de milhares de peças com um único molde que deve ser feito de um metal com ponto de fusão maior que o metal da peça a ser produzida. ... Depois enche-se esse molde com cera para formar os modelos, no formato da peça final.

Como é o processo de fundição em casca?

A fundição em casca é um processo no qual o molde é formado a partir de uma mistura de areia com uma resina termoestável como aglomerante, que é colocada contra um modelo metálico aquecido. ... Este modelo geralmente é confeccionado em metal para suportar as altas temperaturas e resistir ao desgaste provocado pela areia.

Como é o procedimento de fundição em casca?

A fundição em casca é um processo onde o molde é confeccionado a partir de uma mistura de areia + resina + calor. A mistura é colocada sobre a superfície de um modelo metálico que fica sobre um sistema de aquecimento que deixa o mesmo a uma temperatura entre ºC.

Qual o nome da técnica utilizada para criar as cabeças de Ife?

A cabeça é feita usando a técnica da cera perdida e tem aproximadamente três quartos de tamanho real, medindo 35 cm de altura.

O que é a areia verde?

A areia verde é a combinação da areia sílica com os agentes aglomerantes, em geral a argila, componentes estes normalmente baratos. O processo de fundição consiste em liquefazer o metal desejado utilizando um cadinho (recipiente onde é depositado o metal), um forno e um queimador.

Quais são as funções de cada um dos dois moldes utilizados na fundição por cera perdida?

Utilizam-se dois moldes: um para obtenção de modelos em cera e outro para obtenção das peças no material desejado. O primeiro molde é feito em alumínio ou outro metal que possa ser facilmente trabalhado. O segundo molde é composto por pasta refratária (areia fina e resina).

Quais são as etapas do processo de fundição?

Etapas da fundição
  • Fabricação do molde;
  • Fabricação dos machos;
  • Fusão do metal;
  • Vazamento (enchimento);
  • Desmoldagem;
  • Acabamento (rebarbação e limpeza).

Quais são os tipos de fundição?

Quais são os tipos de fundição?
  • Fundição por gravidade.
  • Fundição em molde permanente.
  • Fundição por centrifugação.
  • Fundição de precisão.

O que é micro fusão?

É uma peça fabricada a partir de um modelo feito em cera que foi injetado em um molde metálico. Esse modelo é colado junto com outros em um canal de cera, formando uma árvore de cera. em metal do modelo de cera. ...

O que é o processo de fundição?

Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida.

Como funciona fundição de ferro?

O processo de fundição de ferro fundido consiste em vazar metal líquido em um molde, contendo o formato da peça desejada, e depois aguardar que ele se resfrie e solidifique. ... Em alguns casos, não há a possibilidade de ejeção do molde, e o mesmo é quebrado.

Como é feita a fundição em areia?

O processo de fundição em areia verde consiste em elevar o metal escolhido, seja de aço, ferro ou até ligas de bronze, alumínio, latão e magnésio, a temperaturas altíssimas capazes de derretê-los.

O que é molde E o que é modelo fundição?

Na metalurgia, a fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo.

Quais são os tipos de moldes?

Os moldes
  • Concreto – use molde de borracha de poliuretano;
  • Gesso – use molde de borracha de poliuretano;
  • Poliuretano, Poliéster, Resina Epóxi – use molde de borracha de silicone;
  • Espuma de Poliuretano – use molde de borracha de silicone;
  • Cera – use molde de borracha de poliuretan.

O que causa o Rechupe?

Rechupe. O rechupe acontece principalmente devido a contração volumétrica após a solidificação. Um bom projeto do molde solucionará esse problema, e para isso deve-se colocar massalotes nas regiões mais críticas ou aplicar padding, que depois são removidos.

Quais as desvantagens do processo de fundição?

As desvantagens são: Limitações de materiais; Limitação de peso e dimensões; A produção deve ser grande para compensar o custo da máquina. Resumo das características dos principais processos de fundição, incluindo os grupos: fundição em areia verde, shell molding, cera perdida, molde permanente por gravidade e injeção.

Qual tipo de peça se encaixa bem com o processo de fundição em cera perdida?

Qual tipo de peça se encaixa bem com o processo de fundição em cera perdida. R: Peças leves Porque, na fundição por molde permanente utilizam-se quase totalmente materiais com baixo ponto de fusão? ... Cite a grande vantagem do processo de molde permanente sobre os processos que inutilizam o molde.

Quais os tipos de cera utilizados na fundição de precisão?

Injeta-se cera sintética, cera semi-sintética (mesclada) ou cera de abelha, em uma matriz de aço ou alumínio.

Artigo anterior
É Kyuubi ou Kurama?
Artigo seguinte
Como é aplicada à biomassa na Europa?