Quando o processo não cabe mais recurso?

Perguntado por: Emanuel Cunha Mota  |  Última atualização: 9. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (15 avaliações)

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

O que acontece quando não cabe mais recurso?

Depois da fase recursal, é dado trânsito em julgado. Isso significa que já não cabe mais interposição de recurso. Ou seja, não se mexe mais no processo. Assim, se passa para a fase de execução onde o juiz determina a sentença que a parte perdedora deve cumprir.

Quando o processo transita em julgado cabe recurso?

Significa que um julgamento, como uma sentença (dada por um juiz ou uma juíza) ou um acórdão (feito por desembargadores ou desembargadoras), torna-se definitivo. Não há mais como recorrer, não há mais como modificar o julgamento.

Como é chamada a decisão judicial da qual não cabe recurso?

§ 2º Decisão interlocutória é todo pronunciamento judicial de natureza decisória que não se enquadre no § 1º. § 3º São despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte.

Sentença Transitada em Julgado: O que é possível fazer? 😱 Não Cabe Recurso? E Ação Rescisória? 🤔

32 questões relacionadas encontradas

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

Quando se encerra um processo judicial?

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

É possível anular uma sentença transitada em julgado?

- A nulidade da sentença transitada em julgado somente pode ser declarada a qualquer tempo, independentemente de procedimento especial, quando tal ato decisório for nulo de pleno direito, pois neste caso considera-se inexistente a sentença.

Como reverter um processo transitado em julgado?

Em regra, uma vez ocorrido o Trânsito em Julgado, a decisão não pode mais ser modificada, ainda que seja contra o Ministério Público.

Qual ação é cabível depois do trânsito em julgado da ação?

Após a ocorrência do trânsito em julgado de uma decisão apenas seriam possíveis duas hipóteses de sua revisão: pela ação de nulidade (querela nullitatis insanabilis) e pela ação rescisória.

O que vem depois do julgamento de recurso?

Depois da fase de recurso, não é mais possível recorrer da decisão, ocorrendo o que chamamos de “trânsito em julgado”. Isso significa que a decisão do tribunal torna-se final e não pode mais ser contestada. A partir desse ponto, o processo entra na fase de execução, também conhecida como cumprimento de sentença.

O que acontece depois da segunda instância?

Na segunda instância, se as partes não concordarem decisão (acórdão), poderão ser apresentados novos recursos, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas estes caminhos ficam para a próxima!

Quantos recursos cabem em um processo?

De acordo com o artigo 496 Código de Processo Civil vigente, o rol de recursos disponíveis às partes são: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso extraordinário, recurso especial e embargos de divergência em recurso especial e extraordinário.

Qual a última instância de um processo?

​Por fim, como última instância, há o Supremo Tribunal Federal (STF). Órgão de cúpula do Poder Judiciário, compete ao STF, primordialmente, a guarda da Constituição, sendo dele a última palavra em matéria constitucional. Tanto o STF quanto os tribunais superiores brasileiros têm competência originária e recursal.

O que acontece quando o processo vai para terceira instância?

O que acontece quando um processo trabalhista vai para terceira instância? Os casos mais polêmicos podem ser enviados à terceira instância do poder Judiciário, que julga, então, de maneira definitiva, sem possibilidade de novos recursos.

Quanto tempo demora para sair a sentença depois de recorrer?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

É possível reabrir um processo transitado em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

É possível anular uma sentença?

Da sentença cabe apelação". Dessa forma, pode ser pleiteada a reforma ou a anulação da sentença quando se verificar os seguintes erros: Error in judicando: Quando a pessoa não concorda com a decisão proferida, está relacionado com o mérito da decisão, dessa forma pleiteia para que o Tribunal reforme a sentença.

É possível reverter uma decisão judicial?

O Código de Processo Civil (CPC) prevê essa possibilidade de invalidação por meio de ação rescisória, instrumento jurídico por meio do qual se pode anular uma decisão definitiva.

Quanto tempo demora o trânsito em julgado de uma sentença?

O tempo que uma decisão leva para transitar em julgado varia muito de acordo com a natureza da causa, a complexidade do caso, o número de instâncias pelas quais o processo passa, entre outros fatores. Pode levar desde alguns meses até vários anos para que uma decisão transite em julgado.

Quem pode anular a sentença de um juiz?

463 , incisos I e II do CPC e 769 da CLT ). A anulação de sentença pelo próprio juiz que a proferiu está à margem da disposição processual que veda expressamente ao Juiz decidir novamente as questões já decididas relativas à mesma lide, conforme o art. 471 , CPC .

Qual ação para anular sentença?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.

O que significa um processo transitado em julgado?

Em um processo judicial, há várias etapas em que as partes envolvidas podem interpor recursos para contestar uma decisão desfavorável. No entanto, uma vez que todas essas opções de recurso tenham sido esgotadas e não haja mais a possibilidade de recorrer da decisão, diz-se que o processo transitou em julgado.

Quais decisões transitam em julgado?

6771, que é considerada transitada em julgado a decisão que não seja mais suscetível de recurso ordi- nário ou de reclamação.

Como saber se o processo foi transitado em julgado?

Como acessar? Central do Processo Eletrônico – CPE (o próprio advogado pode fazer download da peça inserida nos autos). Unidade responsável: Secretaria Judiciária.

Artigo anterior
Quando o proprietário pode despejar o inquilino?
Artigo seguinte
O que pode causar um dead pixel?