Quando o PGR passa a valer?

Perguntado por: Inês Alice Reis  |  Última atualização: 25. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

Entrou em vigor no dia 03 de Janeiro de 2022 a nova NR-01 que exige a implementação o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para as empresas de todo Território Nacional.

Quando o PGR entra em vigor?

O GRO deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que se tornou exigível em 3 de janeiro de 2022, quando entrou em vigência a nova Norma Regulamentadora n° 01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

Quando passou a valer o PGR?

Conforme orienta o Governo Federal, a avaliação de riscos do PGR deve ser revista a cada dois anos. No entanto, se a empresa possuir uma certificação em sistema de gestão SST, o prazo de validade do PGR pode aumentar para três anos. Por isso, é sempre importante avaliar o caso de cada empresa individualmente.

Quando o PGR vai substituir o PPRA?

Resumidamente, o PPRA foi substituído pelo PGR desde 3 de janeiro de 2022.

Quando o PGR deve ser revisado?

Já no PGR, a revisão deve ocorrer a cada dois anos e caso a empresa tenha um sistema de gestão, esse período passa a ser de três anos.

PGR começou a valer e agora? Descarto o PPRA?

36 questões relacionadas encontradas

O que o PGR vai substituir?

Uma das principais mudanças foi o estabelecimento do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que substitui o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Qual laudo O PGR substitui?

Muitos profissionais têm o entendimento de que a empresa pode usar o Programa de Gerenciamento de Riscos-PGR para substituir o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho-LTCAT com base na IN 128 do INSS, publicada em 28/03/2022.

Quando o PGR pode substituir o Ltcat?

O PGR substitui o LTCAT? Não! O PGR não substitui o LTCAT principalmente pelo motivo do mesmo ser estabelecido por lei, o que segundo a hierarquia não pode ser desautorizada por uma instrução normativa.

Qual a diferença do Ltcat para o PGR?

O PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) tem uma função bem diferente do LTCAT, embora ambos atuem no mesmo contexto. Enquanto o LTCAT atua como um documento de caráter comprobatório, o PGR é uma espécie de ferramenta que irá avaliar e gerenciar os riscos oferecidos na empresa.

Quando o PPRA foi extinto?

O PPRA deu adeus em janeiro de 2022 e no seu lugar entrou o PGR. Conforme dispõe o item 7.5.1 da nova redação da NR 7, o “PCMSO deve ser elaborado considerando os riscos ocupacionais identificados e classificados pelo PGR”.

Quem está dispensado de elaborar o PGR?

1.8.4 As microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR9, e declararem as informações digitais na forma do subitem 1.6.1, ficam dispensadas da ...

Quem é o profissional que deve assinar o PGR?

O TST pode elaborar o PGR da NR 18? Como mencionado acima, o técnico de segurança do trabalho pode elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) da NR 18, desde que a obra tenha menos que 7 m (sete metros) de altura e tenha menos que 10 trabalhadores.

Quem faz o PGR e PCMSO?

O PGR não é destinado a um profissional específico. Enquanto que o médico do trabalho é o responsável por elaborar o PCMSO.

Quais empresas não precisam de PGR?

As microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR 09 também ficam dispensadas da elaboração do PGR.

O que é obrigatório ter no PGR?

Para dar início ao PGR, é preciso ter o inventário de riscos da empresa, ou seja, montar um panorama geral de todas as situações que colocam a saúde do trabalhador em risco, gerando assim, um documento com as atividades existentes, relacionando-as às categorias de perigos e riscos.

Quando o Ltcat é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Quando passou a ser exigido o Ltcat?

O LTCAT tornou-se obrigatório a partir da lei 8.213, de 24 de julho de 1991, assim, o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT, tem o objetivo documentar se o trabalhador tem o direito ou não de receber aposentadoria especial pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

É obrigatório ter o Ltcat?

Tempo de Leitura: 9 minutos O LTCAT é um documento que identifica riscos no ambiente de trabalho, fundamental para a aposentadoria especial e obrigatório para a conformidade legal.

Pode fazer PCMSO sem PGR?

O PCMSO não pode ser produzido sem o PGR.

O que fazer se a empresa não tem Ltcat?

Se não houve alteração, o LTCAT mais atual pode ser utilizado para preencher um período do passado, basta a empresa declarar no PPP que as condições ambientais da época eram as mesmas condições de trabalho que estão no LTCAT mais atual. Existe essa previsão na IN 128/2022 do INSS.

Tem algum documento que substitui o PPP?

Tem algum documento que substitui o PPP? O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Laudo Pericial feito na Justiça do Trabalho são alguns documentos que substituem o PPP.

Quanto custa um laudo PGR?

Preço R$ 750,00 - Até 10 empregados.

Onde se aplica o PGR?

O PGR representa desta forma um conjunto de requisitos voltados para a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que devem ser seguidos em um canteiro de obras, com o objetivo final de prever os riscos que estarão presentes durante a execução da obra e evitar que acidentes aconteçam.

Quem pode assinar o PGR e Ltcat?

O técnico de segurança do trabalho pode elaborar e assinar esses documentos? O PGR é de total responsabilidade da empresa, tendo ela plena liberdade para designar um profissional responsável pelo documento. O TST é um profissional capacitado para essa função, então pode emiti-lo de acordo com a norma.

O que ficou no lugar do Pcmat?

Com a nova redação da NR 18, o PCMAT foi substituído pelo PGR, que passa a ser o programa obrigatório exigido pela norma.

Artigo anterior
Como criar nomes criativos para personagens?
Artigo seguinte
Qual o melhor marca de preenchimento?