Quais são os complementos da oração?

Perguntado por: Filipa Eduarda Marques Fernandes Maia  |  Última atualização: 10. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.

Quais são os tipos de complementos?

Tipos de complemento verbal
  • Objeto direto. É o complemento verbal que se liga ao verbo diretamente, sem a necessidade de uma preposição que faça essa conexão. ...
  • Objeto direto pleonástico. ...
  • Objeto indireto. ...
  • Objeto indireto com pronomes pessoais oblíquos. ...
  • Objeto indireto pleonástico.

Como identificar o complemento em uma frase?

Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.

O que é um complemento oracional?

Os complementos verbais são termos integrantes da oração que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos. A oração possui elementos que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos e nomes: são os termos integrantes da oração.

Quais são os complementos nominais?

O complemento nominal é um dos termos integrantes da oração, que são aqueles que completam o sentido de nomes e verbos no enunciado. Ele acompanha especificamente outros nomes no enunciado, como substantivos abstratos, adjetivos e advérbios.

Complementos e Ag. da passiva - Termos Integrantes da Oração

15 questões relacionadas encontradas

Qual o complemento verbal da frase?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

Quais verbos precisam de complemento sem preposição?

O verbo transitivo direto é aquele que exige complemento e se liga diretamente a ele, sem a necessidade de preposição.

O que é sujeito verbo e complemento?

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração.

Como saber se o objeto é direto ou indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

O que é verbo que não tem complemento?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Como saber se o verbo pede preposição?

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.

Como saber se é uma regência verbal?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

Qual é o complemento do verbo querer?

Objeto Direto (completa os verbos transitivos diretos)

(“Quem quer, quer algo”) Este “algo” é o complemento do verbo querer.

Quais complementos são objetos diretos?

O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado. Tal preposição ocorre por razões várias e não pela exigência obrigatória do verbo. Ex.: Estimo aos meus colegas. ( estimar: verbo transitivo direto, a preposição surge como um recurso enfático e não porque o verbo a exija.)

Como diferenciar predicativo do sujeito é complemento nominal?

Predicativo do Objeto x Complemento Nominal

A diferença entre os dois é que o predicativo do objeto dá uma característica ao objeto, do tipo “o objeto é + predicativo do objeto”. O complemento nominal completa o sentido do objeto.

O que é um adjunto?

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração, que qualifica ou especifica um nome, geralmente um substantivo. O adjunto adnominal pode ser formado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes e numerais.

Artigo anterior
Porque não liberou cartão de crédito?
Artigo seguinte
Como configurar as colunas no Word?