Quando o parecer jurídico é obrigatório?

Perguntado por: Enzo Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

Logo, para o contexto da Lei 8.666/1993, o parecer jurídico é indispensável quando da análise do instrumento convocatório (edital e seus anexos), bem assim nos casos de contratação direta.

Quando é necessário parecer jurídico?

O parecer jurídico obrigatório acontece quando há norma que determina a sua solicitação. Como por exemplo no rito licitatório, previsto no artigo 38, parágrafo único da Lei 8.666/93, que tem como objetivo evitar defeitos que provocam nulidades no processo licitatório.

Quem pode dar parecer jurídico?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

Qual o objetivo de um parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

Em quais casos o procurador pode ser responsabilizado por seu parecer?

Dessa forma, o Procurador que atua no consultivo somente pode ser responsabilizado quando, no exercício de suas funções, agir com dolo ou culpa, consubstanciado no erro grosseiro e inescusável.

PARECER JURÍDICO

27 questões relacionadas encontradas

Quando o parecer é vinculante?

Parecer vinculante, ou (parecer conforme): é o que a Administração Pública não só deve pedir ao órgão consultivo, como deve segui-lo ao praticar o ato ativo ou de controle. Encerra regime de exceção, e só se admite quando expressamente a lei ou o regulamento dispõem nesse sentido.

Como fazer um parecer jurídico exemplos?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Para que serve o parecer técnico?

Documento no qual são apresentadas as justificativas à decisão, pela área técnica responsável pela execução do programa, apresentando suas conclusões sobre a situação que está provocando a demanda ao concedente, descrevendo toda a situação ou motivos que o determinaram bem como indicando as alternativas existentes ou ...

O que é um parecer e como se faz?

Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.

O que significa para parecer em um processo?

É a manifestação do Ministério Público em uma ação, por meio da qual ele diz sua opinião sobre o pedido do autor, com base no que a lei dispõe sobre aquele assunto. O parecer do Ministério Público não obriga o juiz a proferir sentença segundo a posição do órgão.

Quem pode emitir um parecer?

Parecer é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica que deve ser assinado e datado, deve conter o nome e o registro do profissional, emitido por um especialista (por exemplo, advogado, médico, engenheiro ou psicólogo) sobre determinada situação que exija conhecimentos técnicos.

Quem emite um parecer?

Enquanto parecer jurídico, o documento pode ser emitido por um órgão público, como o Ministério Público, por exemplo. Assim como também pode ser emitido por juristas particulares, como um advogado ou consultor jurídico.

Quem emite um parecer técnico?

Parecer Técnico - Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade. Na revisão da NBR 14.653 parte 2, todo o trabalho de avaliação realizado por um profissional habilitado é considerado um laudo.

O que é um parecer jurídico?

Parecer jurídico é um estudo especializado acerca de determinada situação específica, em que o advogado apresenta argumentos e fundamentos jurídicos, como doutrina, legislação e jurisprudência, com o objetivo de corroborar e dar fundamentos para defender determinada posição objeto de questionamento.

Qual a importância do parecer jurídico nas licitações?

É dizer, o parecer jurídico é indispensável para atestar a análise da fase preparatória, indicando e distinguindo quais os possíveis pontos, segundo análise estritamente jurídica, a serem modificados, de modo a evitar posteriores nulidades, primando pela higidez do processo de contratação pública.

O que é um parecer administrativo?

Pareceres administrativos são manifestações de órgãos técnicos sobre assuntos submetidos à sua consideração. O parecer tem caráter meramente opinativo, não vinculando a Administração ou os particulares à sua motivação ou conclusões, salvo se aprovado por ato subsequente.

Como se redige um parecer?

Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno
  1. “Percebe-se o progresso de… ...
  2. “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
  3. “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
  4. “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”

Como elaborar um parecer técnico?

III. Estrutura do parecer
  1. Identificação do solicitante, ou solicitantes;
  2. Descrição do objetivo do trabalho;
  3. Descrição dos motivos que tornam o parecer necessário;
  4. Indicação das questões/problema relevantes para o esclarecimento das dúvidas que deram origem ao parecer;
  5. Metodologia que será utilizada;

Como fazer um parecer na área do trabalho?

O que deve conter em um parecer jurídico?
  1. análise do tema que foi solicitado;
  2. ideais e referências doutrinárias de especialistas jurídicos;
  3. referências jurisprudenciais contendo as tendências de posicionamento dos tribunais;
  4. indicação de dispositivos legais e legislações correlacionadas com o assunto;

O que é parecer técnico segundo a NBR 14653?

No entanto, vale ressaltar que a nova atualização de 2019 da NBR 14653-1 excluiu a definição de parecer técnico, o que significa que agora todas as manifestações técnicas sobre valor devem ser realizadas por meio de laudos de avaliação realizados conforme os preceitos normativos.

Para que serve o laudo técnico?

Os laudos técnicos nada mais são do que avaliações feitas por um profissional competente acerca de um problema ou situação. Na construção civil, eles são elaborados por engenheiros devidamente qualificados, que fazem vistorias “in loco” e relatam sua análise baseados em conhecimentos técnicos e experiência de trabalho.

Qual o valor de um parecer técnico?

Apenas profissionais registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) podem fazer o laudo técnico e o valor cobrado fica entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00.

Como o advogado deve se vestir?

Para os advogados

Ao se vestir, a melhor opção é o terno em um tom escuro e bem alinhado, de preferência nas cores preta, grafite (cinza bem escuro) ou azul marinho. A camisa, sempre bem passada, pode ser em tons claros e para completar, uma gravata discreta.

Como se faz um relatório jurídico?

Um bom relatório deve otimizar informações e deve apresentar, por exemplo, uma fundamentação com conhecimentos técnicos atualizados, além de conter fatos detalhados e delimitados e uma conclusão adequada. Dessa forma, torna-se mais fácil para o consultor jurídico analisar e apresentar a melhor solução para o caso.

O que é parecer vinculante AGU?

Seis pareceres produzidos pela Advocacia-Geral da União (AGU) em 2019 devem ser obrigatoriamente observados por gestores da administração pública federal. As orientações ganharam o chamado efeito vinculante após serem ratificadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Artigo anterior
Quais são os piores alimentos para quem quer perder peso?
Artigo seguinte
O que acontece se a pessoa se recusar a servir o exército?