Qual a natureza jurídica da escusa absolutória prevista no art 181 do Código Penal?

Perguntado por: João Kevin Matos de Figueiredo  |  Última atualização: 2. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

Art. 181. É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título, em prejuízo: I – do cônjuge, na constância da sociedade conjugal; II – de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural.

Qual a natureza jurídica da escusa absolutória?

As escusas absolutórias são causas excludentes da punibilidade previstas no Código Penal brasileiro, é o caso, por exemplo da absolvição de um filho que furta coisa móvel pertencente ao seu pai. A consequência jurídica sob o ponto de vista teórico, varia conforme a corrente da dogmática penal adotada.

O que significa escusa absolutória?

Escusa absolutória é uma expressão jurídica utilizada no Direito Penal Brasileiro para prever uma causa excludente da punibilidade do agente.

Quando cabe escusa absolutória?

“Ao tratar dos crimes contra o patrimônio, o Código Penal inclui as escusas absolutórias, que podem ser aplicadas em relação a crimes praticados em face de pessoas com alto grau de vulnerabilidade, tais como as pessoas com deficiência mental, visual ou auditiva, bem como a mulher grávida ou quando o crime é praticado ...

Quais são as causas de escusa absolutória nos crimes contra o patrimônio?

A escusa absolutória tem a mesma natureza das causas extintivas da punibilidade previstas no art. 107 do CP. Entende-se, desse modo, que a autoridade policial está impedida de instaurar inquérito policial, a não ser que haja dúvida a respeito do parentesco ou da espécie de crime cometido.

Escusas absolutórias, relativas e inaplicáveis (arts. 181, 182 e 183 do CP)

19 questões relacionadas encontradas

Quem possui imunidade absoluta pela escusa Absolutoria?

1 ESCUSAS ABSOLUTÓRIAS E A LEI MARIA DA PENHA

Quando o crime for praticado entre cônjuges, durante a sociedade conjugal, e entre descendentes e ascendentes, a escusa é absoluta, ficando o autor do fato isento de pena.

Em que caso a sentença absolutória impede a propositura da ação civil?

Absolvição com fundamento nos incisos IV e V do artigo 386: Se a sentença absolutória concluir que está provado que o acusado não concorreu para a infração penal, descabe a propositura de ação civil.

Quais são as excludentes de culpabilidade?

Em contrapartida, a excludente de culpabilidade corresponde à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa. Isso ocorre quando o sujeito: apresenta doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental (art.

É possível o réu apelar da sentença absolutória?

"O réu absolvido pode apelar da decisão definitiva absolutória para obter a modificação do fundamento legal de sua absolvição quando preenchidos os necessários pressupostos do recurso que são o interesse e a sucumbência" (LIMA, Roberto Brito de.

Quando o filho rouba o pai comete crime?

Portanto, nota-se que, a pessoa que furta o pai: Em regra: não responde por crime algum, pois trata-se de escusa absolutória.

Quando é extinta a punibilidade do agente?

A extinção da punibilidade é o fim do direito do Estado de punir um indivíduo por um crime. Acontece quando certas condições ou eventos jurídicos específicos se materializam, como a prescrição do crime ou o cumprimento da pena.

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O que deve constar na sentença absolutória?

Lançada a decisão absolutória, nela deverá constar, obrigatoriamente, seu fundamento, que será por um dos incisos desse dispositivo. A absolvição pode se verificar ou porque está provada a inexistência do fato imputado e descrito na denúncia, ou porque não há prova da existência desse fato.

O que é uma decisão absolutória?

É AQUELA EM QUE O JUIZ, APESAR DE ABSOLVER O RÉU EM RAZÃO DE SUA INIMPUTABILIDADE, APLICA AO MESMO MEDIDA DE SEGURANÇA.

Qual o efeito civil da sentença penal absolutória?

Já a sentença penal absolutória geralmente não vincula a esfera cível, sendo que responsabilidade penal e civil permanecem independentes, conforme previsão do artigo 935 do Código Civil: Art. 935.

Qual a diferença entre sentença condenatória e absolutória?

1. Condenatórias: quando julgam procedente, total ou parcialmente, a pretensão punitiva. 2. Absolutórias: quando não acolhem o pedido da condenação.

É cabível ação civil ex delicto em caso de decisão absolutória?

No que tange à sentença absolutória, se não restar provada a inexistência do fato ou o réu não for o autor da infração, não haverá que se falar em ação civil ex delicto.

Quais são os 3 elementos da culpabilidade?

Elementos Da Culpabilidade

A partir da Teoria Normativa Pura da Culpabilidade três elementos essenciais lhes são atribuídos: Imputabilidade, Potencial Consciência da Ilicitude e Exigibilidade de Conduta Diversa.

Quais são os tipos de excludentes?

São elas: legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito. Assim, embora a conduta seja formalmente típica, essas excludentes garantem uma justificativa capaz de remover o aspecto ilícito da ação.

Como excluir a culpabilidade?

Ou seja, para que a exclusão de culpabilidade aconteça, a pessoa precisa ser imputável, ter consciência da ilegalidade da prática e ter a oportunidade de agir de modo diferente no caso concreto.

Pode recorrer de sentença absolutória?

Assim, pode o Ministério Público recorrer de uma sentença condenatória in- justa na ação penal de iniciativa exclusivamente privada, mas não pode fazê-lo de uma sentença absolutória no mesmo tipo de ação.

O que é uma sentença absolutória imprópria?

A sentença penal absolutória imprópria é a sentença aplicada ao inimputável em casos de doentes mentais, sua finalidade legal é absolver o inimputável em razão da ausência de culpabilidade, e logo em seguida, de modo preventivo e curativo, aplicar-lhe uma medida se segurança.

Quando a sentença penal absolutória impede?

A absolvição criminal em ação que discuta os mesmos fatos, confirmada por decisão colegiada, impede o trâmite da ação da qual trata esta Lei, havendo comunicação com todos os fundamentos de absolvição previstos no artigo 386 do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal).

Artigo anterior
Quantos pixels tem 9 16?
Artigo seguinte
Como por a maquina em modo exame?