Quando o parecer é vinculante?

Perguntado por: Constança Ana Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

Parecer vinculante, ou (parecer conforme): é o que a Administração Pública não só deve pedir ao órgão consultivo, como deve segui-lo ao praticar o ato ativo ou de controle. Encerra regime de exceção, e só se admite quando expressamente a lei ou o regulamento dispõem nesse sentido.

O que é parecer vinculante AGU?

Seis pareceres produzidos pela Advocacia-Geral da União (AGU) em 2019 devem ser obrigatoriamente observados por gestores da administração pública federal. As orientações ganharam o chamado efeito vinculante após serem ratificadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em quais casos o procurador pode ser responsabilizado por seu parecer?

Dessa forma, o Procurador que atua no consultivo somente pode ser responsabilizado quando, no exercício de suas funções, agir com dolo ou culpa, consubstanciado no erro grosseiro e inescusável.

Quando o parecer jurídico é obrigatório?

O parecer jurídico previsto no parágrafo único do art. 38 da Lei no 8.666/1993 tem caráter obrigatório no rito licitatório e apenas neste rito. Como regra, tem por objetivo evitar defeitos capazes de provocar nulidades no processo licitatório.

Quem pode emitir um parecer?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

AGU Explica - Parecer Vinculante

18 questões relacionadas encontradas

Quem faz parecer?

Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.

Como deve ser feito um parecer?

Um parecer jurídico deve conter: título, quem solicitou, assunto, ementa, relatório, fundamentação, conclusão e notas de rodapé com referências. É importante, além de possuir conhecimento sobre o tema, ter uma linguagem clara e de fácil entendimento.

Qual o objetivo de um parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

Qual a força de um parecer?

Assim, de regra, o parecer consubstancia uma opinião técnica, pessoal do emitente, ou seja, reflete apenas um juízo de valor, não vinculando o administrador, que tem a competência decisória, para praticar o ato administrativo de acordo ou não com o sugerido pelo consultor jurídico.

O que é um parecer jurídico?

Parecer jurídico é um estudo especializado acerca de determinada situação específica, em que o advogado apresenta argumentos e fundamentos jurídicos, como doutrina, legislação e jurisprudência, com o objetivo de corroborar e dar fundamentos para defender determinada posição objeto de questionamento.

Como fazer um parecer jurídico exemplos?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Como fazer um bom parecer jurídico?

O parecer em apartado poderá ser apresentado em três dias, caso o vereador autor da proposta queira contestar o parecer opinativo da consultoria jurídica para embasar o posicionamento da Comissão de Justiça, com exceção das sessões extraordinárias onde o autor deve emitir seu parecer na mesma sessão.

Qual a natureza jurídica do parecer?

1 Natureza jurídica do parecer exarado pelo Advogado Público

Mais precisamente, o parecer jurídico apresenta-se como ato administrativo de natureza enunciativa, com a função de expressar determinada opinião, e, com isso, atestar ou reconhecer uma situação fática ou jurídica sob consulta.

O que é um parecer administrativo?

Pareceres administrativos são manifestações de órgãos técnicos sobre assuntos submetidos à sua consideração. O parecer tem caráter meramente opinativo, não vinculando a Administração ou os particulares à sua motivação ou conclusões, salvo se aprovado por ato subsequente.

Quando a consulta é facultativa a autoridade não se vincula ao parecer proferido sendo que seu poder de decisão não se altera pela manifestação do órgão consultivo?

Repercussões da natureza jurídico-administrativa do parecer jurídico: (i) quando a consulta é facultativa, a autoridade não se vincula ao parecer proferido, sendo que seu poder de decisão não se altera pela manifestação do órgão consultivo; (ii) quando a consulta é obrigatória, a autoridade administrativa se vincula a ...

O que é parecer no processo?

Parecer é a manifestação especializada sobre determinado assunto. Em termos jurídicos, o parecer é o entendimento emitido por um jurista com autoridade em determinada matéria. É um documento legal solicitado para o embasamento de uma decisão judicial.

O que é um parecer técnico?

Documento no qual são apresentadas as justificativas à decisão, pela área técnica responsável pela execução do programa, apresentando suas conclusões sobre a situação que está provocando a demanda ao concedente, descrevendo toda a situação ou motivos que o determinaram bem como indicando as alternativas existentes ou ...

Como fazer um parecer administrativo?

A elaboração de um parecer jurídico exige de seu autor competên- cia no assunto, assim como habilidade na redação, devendo considerar os princípios técnicos da linguagem escrita (conhecimento do vernácu- lo) e os princípios éticos e técnicos inerentes à matéria em análise.

Para que serve um parecer médico?

PARECER MÉDICO

O parecer é o documento emitido por um médico assistencialista. Normalmente, os profissionais da saúde cobram para realizar esse serviço, mas pode ser gratuito também. Ele representa a opinião técnica do profissional , devidamente embasada em provas e argumentos bem estruturados.

O que é parecer do profissional?

Assim, o Parecer nada mais é do que um documento, de forma escrita, elaborado por um profissional parecerista, com o objetivo de manifestar seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma dúvida formulada a ele.

Como dar um parecer?

Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno
  1. “Percebe-se o progresso de… ...
  2. “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
  3. “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
  4. “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”

Como se faz um parecer contábil?

O Parecer Pericial Contábil deve ser uma peça escrita, na qual o perito-contador assistente deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.

Como fazer um parecer social passo a passo?

Saiba mais…
  1. Introdução: indica demanda judicial e os objetivos;
  2. Identificação dos Sujeitos: relação dos indivíduos envolvidos, somado aos principais dados pessoais de cada um;
  3. Metodologia: descrição dos métodos praticados para sua elaboração, esclarecendo a especificidade da profissão e os objetivos do estudo;

Faz parecer sinônimo?

Opinião e modo de pensar sobre um assunto: 3 opinião, juízo, entender, entendimento, pensamento, concepção, posição, posicionamento, apreciação, avaliação, julgamento, convicção, crítica, análise, arbítrio, ver, postura, alvitre, aviso, decisão, ideia, sentimento, sentir, feedback, comentário.

O que é parecer técnico segundo a NBR 14653?

No entanto, vale ressaltar que a nova atualização de 2019 da NBR 14653-1 excluiu a definição de parecer técnico, o que significa que agora todas as manifestações técnicas sobre valor devem ser realizadas por meio de laudos de avaliação realizados conforme os preceitos normativos.

Artigo anterior
Para que serve esse remédio Emprol XR?
Artigo seguinte
Qual o nome das notas musicais?