Quando o médico pode recusar o atendimento a um paciente?

Perguntado por: Sérgio Pinho de Cardoso  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

§ 1º Ocorrendo fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional, o médico tem o direito de renunciar ao atendimento, desde que comunique previamente ao paciente ou a seu representante legal, assegurando-se da continuidade dos cuidados e fornecendo todas as ...

Quando um médico pode negar atendimento?

Os médicos têm o direito de recusar um determinado atendimento quando ocorrerem fatos que possam prejudicar a relação médico-paciente, nos termos do Código de Ética Médica, que assim dispõe: “Capítulo I, VII – O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames ...

O que fazer quando um médico nega atendimento?

Para dar início ao processo, é importante procurar advogado ou a Defensoria Pública de seu estado, portando toda a documentação necessária (documentos pessoais, laudo médico indicando o tipo de internação/tratamento necessário, a urgência/emergência se houver).

Pode um paciente se recusar a ser submetido a algum tratamento?

O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.

Como recusar um paciente?

Nesse sentido, como não pode abandonar a paciente que está sob seus cuidados, deve comunicar o Diretor Clínico que indicará outro profissional para dar continuidade ao tratamento, após comunicar a paciente ou seu responsável legal dos motivos que ensejaram essa decisão.

Médico pode se recusar a atender paciente?

25 questões relacionadas encontradas

O que é recusa de atendimento?

Trata-se da autonomia, limitada a situações de urgência, emergência, ausência de outro médico ou risco de danos à saúde do paciente, vinculada aos princípios da confiança e boa-fé objetiva que devem permanecer para o bom desenvolvimento da relação.

Quando o paciente recusa atendimento?

É aceitável a recusa de terapia clínica se o paciente for plenamente capaz (maior de 18 anos) e não correr risco de morte iminente. ... Por anos prevaleceu esse entendimento e até hoje perdura esse posicionamento quando há iminente risco de vida e não há tempo para contatar familiares a respeito do desejo do paciente.

O que fazer quando o paciente não quer tratamento?

Dar instruções de maneira clara e precisa, evitando cenas emocionais desgastantes. Adotar uma atitude solidária: mostre que você também tem problemas e dificuldades na sua vida (evitar a exclusão) Um ambiente familiar tolerante e acolhedor favorece a aceitação da condição de doente e, consequentemente, do tratamento.

Em que situação você poderá se recusar a fazer um procedimento?

Caso o empregado resolva desacatar a ordem e não fazer, estará exercendo o seu direito de recusa. Neste caso, se o empregador não acatar a decisão e ainda exigir que o funcionário execute a tarefa, o empregado poderá pedir despensa do trabalho e receber seus benefícios naturais de uma demissão sem justa causa.

Em que hipóteses é inadmissível a recusa de um tratamento médico?

A lei permite (e até obriga, a depender da interpretação do artigo 135 do CP) ao médico agir contra a decisão de recusa terapêutica, apenas nos casos de risco iminente de vida do paciente. Não há lei que proíba esse modo de agir.

É proibido negar atendimento?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.

Quando um usuário do SUS e mal atendido por descaso ou irresponsabilidade de profissionais?

Pelo número 136, o cidadão tem acesso gratuito à Ouvidoria do SUS. São oferecidas diversas opções, tais como: fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde.

O que é omissão de socorro médico?

O crime de omissão de socorro se refere à conduta de deixar de prestar socorro, ou seja, agir de forma omissiva e não providenciar assistência ou atendimento à vítima.

Quantos pacientes o médico pode atender?

§ I – Para consultas ambulatoriais o limite referido no caput deste artigo, é de até 14 (catorze) pacientes, atendidos por médico, em 4 (quatro) horas de jornada de trabalho, respeitando-se a decisão do médico de ultrapassar ocasionalmente este número de acordo com sua capacidade de trabalho, mas dentro dos ditames de ...

Quando um paciente se nega a receber tratamento quais princípios estão em conflito?

A recusa do paciente de submeter-se a qualquer tipo de procedimento médico, independentemente da iminência de risco de vida, encontra guarida nos princípios da liberdade religiosa, da autonomia da vontade e autodeterminação, na dignidade humana e até mesmo no princípio da legalidade.

Como denunciar um médico por falta de ética?

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia no Conselho contra um médico, hospital ou instituição prestadora de serviços médicos. Basta encaminhar a denúncia ao CRM, com o relato dos fatos, o nome do médico ou da instituição, data e local.

Quando o colaborador se recusa a trabalhar?

Em suma, se um empregado lhe pediu para mandá-lo embora, e após sua recusa, ele passou a ter comportamentos ruins para a empresa, não espere a última "gota d'água" para puni-lo. Aplique advertências e suspensões, e, persistindo o comportamento, proceda com o desligamento por justa causa.

Como convencer o paciente a aderir ao tratamento?

Para motivar o paciente a aderir ao tratamento, é importante capturar os momentos em que ele começa a aderir a linguagem da mudança, ou seja, sinais em sua fala: Se mostra aberto para escutar suas recomendações. Exemplo: o momento em que o paciente começa a fazer perguntas buscando informações adicionais.

O que é recusa terapêutica?

Ou seja, classifica-se como recusa terapêutica o direito do paciente maior, capaz, orientado e consciente de recusar a proposta médica quanto ao tratamento indicado para o seu quadro clínico....do tratamento puder gerar riscos previsíveis ao paciente, de modo que deve ser adotada a terapêutica que havia sido indicada, ...

Pode negar serviço?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Sou obrigada atender cliente?

Gostaria de saber se sou obrigado a atender um cliente dentro do estabelecimento comercial mesmo que essa pessoa incomode os demais clientes e funcionários. A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação.

Quais os tipos de omissão de socorro?

- Tipo Subjetivo: Dolo direto ou eventual. É a decisão do agente na inação como a consciência do agente que poderia agir e com meios necessários para agir. - Consumação/Tentativa: A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro devido ainda que outro o tenha feito posteriormente.

Quais são os tipos de omissão de socorro?

Duas são as formas de se praticar o crime: a) O agente não presta o auxílio pessoal à vítima; b) Não solicita socorro à autoridade pública. O pedido de socorro, portanto, deve ser dirigido à autoridade competente, sem demora, isto é, logo que o agente encontre a vítima em perigo.

Quando a omissão de socorro não é considerada crime?

13, § 2º do CP: pode haver há abandono de incapaz, lesão corporal ou homicídio comissivo por omissão, conforme o caso, e não o delito de omissão de socorro, desde que a pessoa esteja ciente da situação típica e do modo de evitar a produção do resultado, e nada faz.

Artigo anterior
Como saber se a terapia tá fazendo efeito?
Artigo seguinte
Qual é o tema central da Bíblia?