O que é causa excludente de ilicitude?

Perguntado por: Núria Neuza Cruz Nascimento  |  Última atualização: 20. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

A exclusão da ilicitude se dá pela presença de certos elementos ou situações que afastam a ilegalidade de uma ação. É uma típica estratégia de defesa no direito, pela qual configura-se uma exceção à proibição legal.

Quais são as causas de excludente de ilicitude?

Causas de exclusão da ilicitude
  • Estado de necessidade.
  • Legítima defesa.
  • Estrito cumprimento de dever legal.
  • Exercício regular de direito.
  • Excesso.

Quais são as excludente de ilicitude?

O estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito são exemplos de excludentes de ilicitudes.

O que é causa excludente de culpabilidade?

Excludente de culpabilidade é possibilidade de descaracterização de delito baseada em circunstâncias que afastam ou excluem a culpa e, consequentemente, a sanção. Dentro do Direito Penal, nem tudo se resume aos tipos penais.

O que é e quando se aplica a excludente de ilicitude?

Excludente de ilicitude é um mecanismo previsto no Código Penal que estabelece a possibilidade de uma pessoa praticar uma ilicitude sem que considere-se isso uma atividade criminosa. Ou seja, o excludente é um mecanismo que permite que uma pessoa pratique uma ação que normalmente seria considerada um crime.

Direito Penal - Art 23, III, CP - Causa de Exclusão da Ilicitude

36 questões relacionadas encontradas

O que é uma ilicitude?

A ilicitude é um ato que vai contra a previsão da lei e, como consequência, causa um dano a um bem que é protegido pelo Direito. Para isso, é preciso que o fato praticado seja previsto na lei como um fato tipificado. Ou seja, se o fato for previsto na legislação, será considerado um crime.

O que quer dizer ser penalmente imputável?

No Direito Penal, imputabilidade significa a possibilidade de atribuir a autoria ou responsabilidade de um ato criminoso a alguém. Ou seja, uma pessoa imputável é uma pessoa que já pode responder por seus atos e ser condenada a alguma pena por causa deles.

Qual o conceito de culpabilidade?

A culpabilidade, enquanto estrutura do crime, é usualmente compreendida como a censurabilidade do autor do injusto, ou seja, o juízo de reprovação sobre aquele que praticou fato típico e antijurídico e poderia e deveria ter agido de acordo com o Direito.

São excludentes de culpabilidade exceto?

São hipóteses de exclusão da culpabilidade, EXCETO: a) inexigibilidade de conduta diversa na coação moral irresistível. b) erro inevitável sobre a ilicitude do fato. c) estado de necessidade.

O que é uma pessoa inimputável?

O artigo 26 do Código Penal descreve o conceito do que é um inimputável. Segundo o referido artigo, pessoas que, por doença ou mal desenvolvimento mental, não podiam entender que o ato que cometeram era um crime, e por isso não são penalizadas... ... Se for parcial, a pessoa é penalizada mas pode ter a pena reduzida.

O que é exclusão do crime?

A excludente de culpabilidade é uma das situações onde o sujeito que cometeu um crime é afastado ou excluído da culpa de tê-lo cometido. Isso quer dizer que houve um ato ilícito e tipificado como tal no Código Penal, mas o agente que o cometeu não é responsável pela culpa de tê-lo cometido.

O que diz o artigo 23 do Código Penal?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

São causas excludentes de culpabilidade a obediência hierárquica e a coação moral irresistível?

São causas excludentes de culpabilidade, a obediência hierárquica e a coação moral irresistível. O erro inevitável sobre a ilicitude do fato é causa excludente de antijuridicidade. ... D A embriaguez fortuita completa não exclui a culpabilidade do agente.

Quais os elementos que compõem o fato típico?

Um fato típico é formado obrigatoriamente por quatro elementos: conduta, resultado, nexo de causalidade e tipicidade.

Quais os 3 conceitos de culpabilidade?

A culpabilidade é dividida em três elementos, conforme a teoria normativa pura, quais sejam: a) Imputabilidade; b) Potencial consciência sobre a ilicitude dos fatos; c) Exigibilidade de obediência ao direito (ou de conduta diversa).

Qual a teoria da culpabilidade adotada pelo Código Penal?

Existem algumas teorias que buscam explicar a culpabilidade. ... Focaremos na teoria limitada, pois ela é adotada pelo Código Penal. A Teoria Limitada da Culpabilidade basicamente considera como elementos da culpabilidade a imputabilidade, o potencial consciência da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa.

Quais os requisitos da culpabilidade o que significa cada um deles?

Welzel retira o dolo e a culpa – elementos subjetivos ou psicológicos – da culpabilidade e os transfere para a conduta – fato típico - e atribui três elementos essenciais à culpabilidade, quais sejam: Imputabilidade, Exigibilidade de Conduta Diversa e Potencial Consciência de Ilicitude.

O que é a tipicidade da conduta?

É a conformidade do fato praticado pelo agente com a descrição de cada espécie de infração contida na lei penal incriminadora. Assim, para um fato ser considerado típico precisa adequar-se (subsumir-se) a conduta abstratamente descrita na lei penal.

O que diz o artigo 28 do Código Penal?

28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes pena.” (grifos não constantes no original).

O que é a consumação do crime?

De acordo com o artigo 14, I, do Código Penal, diz-se consumado o crime quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal. No homicídio, por exemplo, o tipo penal consiste em "matar alguém" (artigo 121 do CP), assim o crime restará consumado com a morte da vítima.

O que é licitude e ilicitude?

S.f. Conformidade ao direito; legalidade; qualidade do que é lícito. Exemplo de uso da palavra Licitude: ...."frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente;" LEI 8429 DE 1992.

Qual a principal função da ilicitude?

A ilicitude é meramente formal, consistindo na análise da presença ou não das causas excludentes (legítima defesa, estado de necessidade etc.), sendo totalmente inadequado o termo “ilicitude material” (o que é material é a tipicidade, e não a ilicitude).

Qual a diferença de tipicidade e ilicitude?

Assim, a tipicidade seria um indício da ilicitude, sendo regra que toda conduta humana tida como típica seja também ilícita, exceto quando estiver justificada pelas causas de exclusão de ilicitude.

Qual o tipo de embriaguez que exclui a culpabilidade?

A embriaguez é a perda total ou parcial da capacidade de autodeterminação em razão do uso de droga lícita ou ilícita. De acordo com o Código, somente a embriaguez involuntária completa exclui a culpabilidade. Nos demais casos, o agente é, em princípio, culpável e punível.

São causas legais de exclusão da culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa?

O Código Penal brasileiro prevê em seu artigo 22 duas causas legais de inexigibilidade de conduta diversa, quais são: coação moral irresistível e obediência hierárquica.

Artigo anterior
Qual é a picada mais dolorosa do mundo?
Artigo seguinte
Qual é o habitat natural das gimnospermas?