Quando o juízo e incompetente para julgar a causa?

Perguntado por: Catarina Bárbara Jesus  |  Última atualização: 10. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

Quando um juízo é declarado incompetente para julgar ação, todas as suas decisões são nulas. Contudo, o juízo competente pode validar os atos do juiz anterior, incluindo o recebimento da inicial e todas as decisões anteriores à denúncia.

O que acontece quando um juiz se declara incompetente para julgar?

Indica que um juiz ou uma juíza declarou que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

Quando alegar incompetência do juízo?

A incompetência do juízo deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação e, ouvido o autor, o juiz decidirá pelo acolhimento ou não da alegação. Acolhendo-a, os autos são remetidos ao juízo competente, conservando-se os efeitos das decisões proferidas pelo juízo incompetente até que outra seja proferida.

O que acontece quando o foro é incompetente?

As decisões proferidas pelo juízo incompetente continuarão produzindo efeitos até que o novo juízo delibere se irá ou não retificar tais atos (art. 64, § 4o).

O que fazer quando é declarada incompetência?

Qual recurso contra decisão que declara incompetência? Enfrentar uma decisão quando declarada incompetência requer ação rápida e estratégica. O recurso mais comum nessa situação é o Agravo de Instrumento. Este recurso é utilizado para desafiar decisões interlocutórias, como a declaração de incompetência.

Da incompetência do Juízo

29 questões relacionadas encontradas

Qual recurso cabível contra decisão de incompetência?

RECURSO ORDINÁRIO. EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL.

Qual recurso é cabível contra decisão que declara a incompetência do juízo?

Cabe agravo de instrumento para contestar decisão que declina competência do juízo para julgar um caso, ainda que essa hipótese não esteja expressamente prevista no rol do artigo 1.015 do Código de Processo Civil de 2015.

Como ficarão os atos praticados pelo julgador considerado incompetente?

Desde a década de 1990, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que, sendo o caso de juiz absolutamente incompetente, os atos decisórios seriam nulos, de forma que a possibilidade de ratificação seria reservada apenas aos atos não decisórios.

Qual o destino dos atos praticados por juízo incompetente após o reconhecimento de sua incompetência?

Nos termos do art. 64 , § 4º , do CPC/2015 , as decisões proferidas em juízo incompetente em regra conservam o seu efeito, até que outra seja proferida pelo juízo declarado competente.

Quais são os 7 critérios de fixação de competência?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial. Cada um destes critérios passará a ser analisado agora.

Qual o prazo para apresentar exceção de incompetência?

Todavia, destacou a relatora, o artigo 800 da CLT ao dispor que a exceção de incompetência territorial deve ser apresentada “no prazo de cinco dias a contar da notificação”, refere-se à data de notificação inicial e não às datas de notificações posteriores.

Quais os casos de incompetência relativa?

Importante anotar uma corrente de que a incompetência relativa não pode ser reconhecida de ofício. Exemplos: matéria, função e pessoa. Exemplos: territorial, prevenção, distribuição, conexão e continência, JECrim.

Qual a consequência do reconhecimento da incompetência absoluta?

4. Em regra, o reconhecimento da incompetência absoluta do juízo implica a nulidade dos atos decisórios por ele praticados, mas isso não o impede, em face do poder de cautela previsto nos arts.

Como é o procedimento de exceção de incompetência?

COMO FAZER? A Exceção deverá ser feita por escrito em 5 dias após o recebimento da notificação e antes da audiência (artigo 800 da CLT)– veja modelo aqui. Se o juiz rejeitar a Exceção, peça para constar os seus protestos, senão depois você não pode recorrer sobre esse ponto.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

O que é incompetência absoluta do juízo?

1. Incompetência absoluta. A competência absoluta pode se alegada em preliminar de contestação conforme caput do Artigo 64 do NCPC, mas também pode ser declarado a qualquer tempo e grau de jurisdição, assim devendo ser declarada de ofício pelo magistrado, ou por alegação das partes.

Quais são as incompetencias absolutas e relativas?

A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.

Quando a incompetência jurisdicional é relativa ou absoluta?

A competência absoluta é assim chamada, pois ela não é passível de sofrer prorrogação, por se tratar de interesse público. Já a competência relativa, ao contrário é passível de prorrogação e modificação, por se tratar de interesse privado, inter partes.

Qual o recurso cabível da decisão despacho ou sentença que concluir pela incompetência do juízo?

APELAÇÃO CRIMINAL. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO.

Quando a competência é absoluta?

A absoluta, em regra, não pode sofrer modificação por vontade das partes. A competência é absoluta em razão da matéria e em razão da hierarquia, esta estabelecida segundo o grau de jurisdição.

Quando é cabível o recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Quem pode alegar exceção de incompetência?

Súmula 33 - STJ

Assim, no processo penal o juiz pode alegar sua incompetência (absoluta ou relativa) de ofício. Via de regra, a exceção de incompetência é cabível para alegar violação de competência relativa, embora nada impeça a sua utilização para casos de incompetência absoluta.

Qual o prazo para entrar com agravo de instrumento?

O Novo CPC definiu que o prazo para interposição do agravo de instrumento é de 15 dias úteis, contados a partir do momento que a decisão interlocutória do magistrado é publicada. O prazo máximo para manifestação do Tribunal em relação ao recurso de agravo de instrumento é também de 15 dias.

Qual o recurso cabível contra decisão?

O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.

Quem pode e quando pode alegar a incompetência absoluta?

A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício, e a qualquer momento do processo ela pode ser alegada, tanto pelas partes quanto pelo próprio juiz. Se houver vício no processo referente à competência absoluta, isso acarreta em uma nulidade absoluta do processo.

Artigo anterior
O que é um artigo de ponto de vista?
Artigo seguinte
O que é uma reserva biológica?