Quando o juiz pode desclassificar o crime?

Perguntado por: Emanuel Ricardo Abreu Carvalho  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

A desclassificação ocorre quando o juiz decide que aquele crime não é da competência do Tribunal do Júri, ou seja, não é doloso contra a vida, e encaminha o processo para o juízo competente, no qual não há conselho popular.

Qual recurso para desclassificação de crime?

“A decisão que desclassifica o crime, proferida por juiz singular, tem força de definitiva e, salvo disposição especial em contrário, é atacável por meio de recurso de apelação (art. 593, II, CPP).”

O que é pedido de desclassificação?

Caso você não concorde com a classificação de uma informação, acreditando que ela não se enquadra nas hipóteses de restrição previstas na LAI ou que ela deveria estar classificada em outra categoria, você pode entrar com pedido de desclassificação ou reavaliação da classificação.

O que acontece depois da desclassificação?

Na decisão pela desclassificação, o juiz apenas diz que aquele crime não é da competência do Tribunal do Júri, pois o Júri só pode julgar os crimes dolosos contra a vida. Assim o juiz desclassifica o crime e encaminha o processo para o juízo competente.

Qual o artigo da desclassificação?

O art. 419, caput, do CPP prevê que a hipótese de desclassificação somente ocorre quando “o juiz se convencer” que não se trata de crime doloso contra a vida. Ou seja, para que ocorra a desclassificação, o suporte fático deve ser detectável de plano e ise...

Se o juiz desclassificar o delito de tráfico para uso de drogas, posso recorrer?

30 questões relacionadas encontradas

O que significa o artigo 413 do Código penal?

'Art. 413. O juiz, fundamentadamente, pronunciará o acusado, se convencido da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação.

O que significa o artigo 422 do Código penal?

Na verdade, o artigo 422 do Código de Processo Penal permite que, na preparação do processo para julgamento em Plenário, o Ministério Público e a defesa juntem documentos, apresentem rol de testemunhas e requeiram diligências, sem referir se o prazo fluirá sucessiva ou simultaneamente para as partes, de forma que o ...

Pode pedir desclassificação em memoriais?

Lembre-se, é possível apenas o pedido de desclassificação. Pois, as circunstâncias, como agravantes ou atenuantes, devem ser alegadas apenas em memoriais. Contudo, não se esqueça de fazer em conjunto o pedido referente a eventual benefício que a desclassificação venha a trazer ao seu cliente.

Qual a diferença entre impronúncia e desclassificação?

As outras três decisões possíveis são a impronúncia (CPP, artigo 414), a absolvição sumária (CPP, artigo 415) e a desclassificação (quando o magistrado entende que se trata de caso que não seja doloso contra a vida — CPP, artigo 419).

Quais as 3 fases do Processo Penal?

  • Inquérito policial – A polícia investiga as circunstâncias e motivos do crime, identifica autor e testemunhas, e elabora o laudo com a causa da morte.
  • Indiciamento do autor – A polícia envia o processo ao juiz.
  • Denúncia – Autorizado pelo juiz, o promotor analisa o processo e decide denunciar o acusado.

Como desclassificar um furto?

- Na ausência de provas da existência de violência ou grave ameaça, ainda que velada, exercida contra a vítima no contexto da subtração, impõe-se a desclassificação do delito de roubo para o crime de furto.

Quem profere a sentença e se houver desclassificação pelo Júri?

410; mas se a desclassificação for feita pelo próprio Tribunal do júri, a seu presidente caberá proferir a sentença (art.

Como fica a ordem dos quesitos se o réu alegou legítima defesa e desclassificação?

Como fica a ordem dos quesitos se o réu alegou legítima defesa e desclassificação. A tese absolutória de legítima defesa, quando constituir a tese principal defensiva, deve ser quesitada ao Conselho de Sentença antes da tese subsidiária de desclassificação em razão da ausência de animus necandi.

O que acontece depois da absolvição sumária?

Dessa forma, o réu pode ser novamente processado se novas evidências surgirem no futuro, o que é pouco comum, uma vez que a absolvição sumária só ocorre quando a acusação não consegue apresentar elementos mínimos para justificar um julgamento.

O que pode ser alegado em apelação criminal?

Ao interpor uma apelação criminal, a parte busca a revisão da decisão por meio da apresentação de argumentos que demonstrem erros processuais, divergências na interpretação da lei ou falhas na influência das provas.

Quando ocorre a absolvição sumária?

Chamada por alguns doutrinadores de julgamento antecipado da lide, a absolvição sumária no procedimento comum ocorre nas seguintes hipóteses: a) Existência manifesta de causa excludente da ilicitude. b) Existência manifesta de causa excludente da culpabilidade, salvo inimputabilidade.

Quando o juiz impronúncia?

Se não se convencer da existência do crime ou de indício suficiente de que seja o réu o seu autor, o juiz julgará improcedente a denúncia ou a queixa. Parágrafo único. Enquanto não extinta a punibilidade, poderá, em qualquer tempo, ser instaurado processo contra o réu, se houver novas provas.

Qual o prazo para o juiz receber a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

Quanto tempo demora para ser julgado um processo criminal?

Em geral, o tempo de um processo judicial demora cerca de 1 ano, se não houver acordo entre as partes. A espera pode ser ainda maior, de 2 a 3 anos, se o processo precisar ser analisado pelo Tribunal do seu Estado ou envolver perícias.

O que acontece se o réu não apresentar alegações finais?

Nesse cenário, a falta de alegações finais, como um juízo critico da prova produzida na primeira fase do procedimento do Júri, configura prejuizo ao acusado e, portanto, implica nulidade.

Como fazer uma alegação final criminal?

As alegações finais podem ser feitas de forma oral ou por memoriais (escrita), a depender da complexidade e número de réus em um processo, como prevê o artigo 403, caput e § 3º, do Código de Processo Penal. Até em casos simples o juiz pode questionar as partes se preferem fazer de forma oral ou escrita.

O que é desclassificação imprópria?

A desclassificação imprópria, por sua vez, ocorre quando os jurados reconhecem sua incompetência para julgar o crime indicando qual teria sido o delito praticado. Nesta hipótese, o juiz presidente é obrigado a acatar a decisão dos jurados, condenando o acusado pelo delito por eles indicado.

O que diz o artigo 247 do Código Penal?

247 , I , parte final, do CP , permitir que o filho menor conviva com pessoa viciosa ou de má vida e sendo a genitora pessoa que vive do tráfico de entorpecente, manter consigo os filhos, crianças ou adolescentes pode configurar crime contra a prole.

O que diz o art 244 do Processo Penal?

244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

O que diz o artigo 479 do CPP?

Durante o julgamento não será permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que não tiver sido juntado aos autos com a antecedência mínima de 3 (três) dias úteis, dando-se ciência à outra parte. (Redação dada pela Lei nº 11.689, de 2008)

Artigo anterior
Qual o prazo para informar admissão no eSocial?
Artigo seguinte
Quantos ganha Deolane Bezerra?