Quando o INSS não pode recorrer?

Perguntado por: Ricardo Rui Garcia  |  Última atualização: 6. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Casos que o INSS não recorre Quando a decisão da junta é favorável ao segurado; Quando a decisão da junta é contrária à jurisprudência do CRPS; Quando a decisão da junta é baseada em erro de fato ou de direito.

Quando o INSS não pode mais recorrer?

Após o prazo decadencial de 10 anos previsto no artigo 103-A da Lei n° 8.213/91, é vedado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) rever as condições de concessão de benefício, tais como a preexistência de incapacidade relativamente à aposentadoria por invalidez.

Quando o INSS nega o recurso?

Normalmente, se o seu benefício for negado, a melhor alternativa é entrar com uma ação judicial. Resumidamente, você deve apresentar essa ação judicial a um juiz federal. Se a ação estiver bem fundamentada e você tiver mesmo direito, esse juiz vai determinar ao INSS que conceda o seu benefício.

Porque o INSS sempre recorre de uma sentença?

Isso só ocorre quando a Previdência se equivoca e não cumpre o seu papel em relação aos requerimentos administrativos dos benefícios, cometendo erros na decisão final. 👩🏻‍⚖️👨🏻‍⚖️ Nessas situações, as pessoas entram com ações judiciais e o Juiz ocupa o lugar que seria do INSS na análise.

O que fazer quando o INSS recusa o requerimento?

Diante desse quadro, o caminho para questionar o indeferimento da solicitação de aposentadoria apresenta duas opções: interpor um recurso administrativo ou ingressar com uma ação judicial.

segurado do inss não precisa recorrer a justiça Quando o INSS não pode recorrer

26 questões relacionadas encontradas

Quantas vezes posso pedir recurso no INSS?

Quantas vezes o INSS pode recorrer de um processo? O INSS tem permissão para recorrer de uma decisão da junta de recursos até duas vezes. No caso do recurso ordinário, e caso ele seja indeferido, o INSS pode apresentar o segundo recurso, chamado de recurso especial, como explicamos neste artigo.

Quanto tempo demora um processo na Justiça contra o INSS?

Todavia, se o pedido foi analisado é há divergências no resultado do INSS com o que foi solicitado, o processo continuará correndo na Justiça, o que leva mais tempo e exige provas e perícias. Em média, podemos dizer que um processo contra o INSS pode levar entre 1 a 2 anos.

Quando o juiz dá a sentença O INSS pode recorrer?

Você pode recorrer administrativamente ao próprio INSS, apresentando os documentos e argumentos que comprovem o seu direito ao benefício. Você tem até 30 dias após receber a notificação do cancelamento para fazer esse recurso.

O que acontece quando o INSS recorre a uma decisão do juiz?

Se o juiz decidir que a ação é procedente, o INSS terá de pagar retroativamente os meses em que o segurado deixou de receber o valor devido a partir da data do indeferimento.

O que acontece quando o INSS recorre de uma decisão judicial?

Quando sai a sentença (e aí sai a tutela) o INSS recorre para não pagar os atrasados, que geralmente são devidos desde a data da entrada do requerimento inicial sabendo que na instância recursal mais 3 anos se passarão até que se confirme a decisão de 1º grau.

O que vem depois do recurso do INSS?

Após o protocolo do recurso, o INSS irá processá-lo, realizar uma nova análise do caso e emitir uma nova decisão.

Como saber se o INSS recorreu de uma sentença?

Nestes casos, você deverá entrar no site do Tribunal de Justiça do seu estado e fazer o mesmo procedimento de consulta processual pelo seu nome ou número de processo. Para consultar essa informação, é só procurar a opção de “Acompanhamento Processual” e clicar no respectivo local.

O que quer dizer quando o processo do INSS vai para a CRPS?

Quando um segurado do INSS tem seu pedido de benefício negado ou não concorda com a decisão tomada, ele pode recorrer ao CRPS. O processo é encaminhado ao Conselho, que realiza uma análise detalhada do caso, considerando as provas e argumentos apresentados pelo segurado e pelo INSS.

É normal o INSS recorrer?

Qualquer cidadão ou empresa que não concorde com a decisão do INSS sobre a sua solicitação pode recorrer.

O que acontece quando o INSS não recorre da sentença?

Após a negativa do INSS, o beneficiário pode entrar com uma ação judicial contra o INSS. Neste caso, um juiz imparcial analisa a causa e dá o seu parecer. Esse processo costuma demorar mais que a análise administrativa, mas também garante uma resposta definitiva sobre o benefício devido, seja ela positiva ou não.

O que é uma sequela definitiva?

a sequela definitiva implique redução da capacidade para o trabalho que o segurado habitualmente exercia.

Qual o valor máximo que o INSS paga de atrasados?

É necessário que o valor da ação seja de até 60 salários mínimos, também conhecido como RPV, que corresponde a R$ 79.200 neste ano. Serão considerados para pagamento os valores atrasados referentes aos últimos 5 anos antes da solicitação.

Qual a chance de ganhar um processo na segunda instância?

Quais as chances de ganhar um processo em segunda instância? A saber, se depois da segunda instância, o caso for para o STF ou o STJ, a probabilidade de haver mudança na decisão é de 37%, segundo um estudo da Folha de São Paulo.

Quanto tempo demora para o INSS implantar um benefício concedido pela Justiça?

Infelizmente, na prática, tanto o INSS quanto os Tribunais brasileiros adotam o prazo de 45 dias tanto para análise quanto para a implantação. Portanto, para buscar qualquer medida judicial pela demora de análise de requerimento de benefício leve em consideração o prazo de 90 dias (45 + 45).

Quando o INSS vai pagar os atrasados ganho na Justiça?

O dinheiro será pago a segurados que venceram ações contra a Previdência e tiveram o atrasado liberado pelo juiz em algum dia do mês de dezembro de 2023. Além disso, é preciso que seja uma RPV e que o processo tenha chegado totalmente ao final. As informações constam no site do tribunal responsável pelo processo.

Quanto tempo demora para receber depois que o juiz dá a sentença?

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber o dinheiro? Uma vez que o trânsito em julgado seja declarado, o prazo para pagamento da sentença é de até 60 dias. Contudo, em virtude de eventuais dificuldades financeiras do devedor ou outros fatores, pode haver atrasos no pagamento.

Quanto tempo demora um processo contra o INSS no STJ?

– Prazo de Recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ – Brasília): até 120 dias; – Julgamento do Recurso: 6 meses a 2 anos; – Prazo de Recurso no Supremo Tribunal Federal (STF – último recurso possível): até 120 dias; – Julgamento do Recurso: 6 meses a 2 anos.

Quanto tempo demora para sair a decisão do juiz?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Quanto tempo demora para receber a carta de concessão do INSS?

A partir do momento da aprovação do benefício, o documento entra em processo de elaboração e em poucos dias costuma ficar disponível no portal do INSS. No entanto, se solicitado para ser entregue via Correios, o documento pode demorar até 30 dias corridos para chegar até o endereço cadastrado.

Qual o prazo para o INSS responder um recurso?

O prazo estabelecido para o INSS implantar um benefício judicial é de 30 dias a partir do momento em que ele recebe a notificação judicial.

Artigo anterior
Como potencializar o resultado da drenagem linfática?
Artigo seguinte
Como ver o pH no rótulo do shampoo?