Quando o funcionário volta do auxílio-doença pode ser demitido?
Perguntado por: Nelson Ribeiro Baptista | Última atualização: 25. Juni 2025Pontuação: 4.8/5 (57 avaliações)
Após o retorno às atividades, o trabalhador que sofreu acidente de trabalho ou doença decorrente do trabalho tem direito à estabilidade provisória de 12 meses e não pode ser demitido sem justa causa.
Qual a estabilidade de quem volta do auxílio-doença?
Comissão aprova estabilidade provisória a trabalhador afastado por acidente ou doença. A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou a garantia de manutenção do emprego após o fim do período de benefício por incapacidade temporária a segurados do Regime Geral de Previdência Social.
Quando vc volta do INSS a empresa pode mandar embora?
Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.
Como funciona o retorno ao trabalho após afastamento INSS?
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.
Qual o tipo de doença que a empresa não pode demitir?
Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.
DEMISSÃO APÓS RETORNO DO AUXÍLIO-DOENÇA? | QUEM RECEBE AUXÍLIO-DOENÇA TEM ESTABILIDADE?
Quanto tempo de estabilidade tem um funcionário após retorno de afastamento?
Auxílio doença acidentário
Nesse caso, o colaborador terá uma estabilidade de 12 meses após o retorno ao trabalho. Além disso, a empresa é obrigada pela lei a pagar o FGTS normalmente.
Estou fazendo tratamento a empresa pode me mandar embora?
A legislação trabalhista visa amparar o empregado, que é parte hipossuficiente da relação de trabalho, protegendo-o ainda mais nos casos em que estiver com saúde fragilizada. Nesse sentido, é vedado às empresas demitir o trabalhador que tiver afastado de suas funções em razão de doença.
Precisa fazer exame de retorno ao trabalho após auxílio-doença?
É o exame médico que o funcionário deve realizar no primeiro dia de volta ao trabalho após este se ausentar por um período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, que pode ser de natureza ocupacional ou não.
Precisa de laudo para voltar a trabalhar?
Logo após o cumprimento do tempo de afastamento legal, o trabalhador poderá retornar às atividades previstas desde que passe pela avaliação do médico do trabalho. Este exame gera o atestado de retorno, um documento oficial que comprove as condições de saúde do trabalhador.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar encostado no INSS?
Após esse período, o INSS assume o pagamento do benefício. Em situações de afastamento temporário, o benefício pode ser concedido por até 120 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias, se necessário, mediante avaliação médica.
Qual tipo de afastamento gera estabilidade?
Todos aqueles que ficaram afastados por mais de 15 dias do trabalho tem o direito à estabilidade, mesmo que não possuam sequela alguma e que não recebam o auxílio acidente.
Como ficam as férias de funcionário que estava afastado pelo INSS e retornou ao trabalho?
Neste caso o contrato de trabalho fica suspenso, de modo que o retorno do funcionário faz com que a relação continue de onde parou. Então se o funcionário trabalhou 1 ano e 6 meses, ficou afastado por 6 meses e retornou, você ainda tem mais 6 meses para conceder as férias relativas ao primeiro ano de trabalho.
Quais os direitos de um funcionário afastado?
Durante o período de afastamento pelo INSS, o trabalhador não recebe seu salário diretamente da empresa. Em vez disso, ele recebe um benefício previdenciário, calculado com base nas contribuições que fez ao INSS ao longo de sua carreira. Esse valor pode ser de até 91% da média dos maiores salários de contribuição.
Como fica a rescisão após auxílio-doença?
Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.
Quanto tempo de estabilidade Um funcionário tem quando retorna do INSS por motivo de afastamento por acidente de trabalho?
Antes de falarmos sobre as regras de retorno ao trabalho após acidente, vale mencionar que, quando o colaborador é afastado pelo INSS, ele terá direito à estabilidade de emprego. Isso quer dizer que ele não poderá ser demitido sem justa causa pelos próximos 12 meses após seu retorno.
Quais são as doenças que dão estabilidade no emprego?
- Doença Ocupacional: ...
- Doença do Trabalho: ...
- Doenças que geram direito a estabilidade. ...
- Lesão por Esforço Repetitivo (LER): ...
- Surdez Ocupacional: ...
- Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT): ...
- Neoplasia Maligna (Câncer):
Quem libera a volta ao trabalho?
Quando o INSS libera o trabalhador para retornar ao trabalho, a empresa deve respeitar as orientações médicas e garantir um ambiente de trabalho que não agrida a saúde do empregado.
Sou obrigado a voltar a trabalhar antes da perícia do INSS?
Sim. Por conta da fila da perícia médica no INSS, devido ao excesso de solicitações junto ao órgão, é possível que o trabalhador aguarde tanto tempo, que seja necessário retornar ao trabalho antes que a perícia aconteça.
Quem recebe auxílio-doença pode voltar ao trabalho sem perícia define INSS?
Agora, o trabalhador afastado que utiliza o auxílio-doença poderá pedir para retornar ao trabalho mesmo antes do fim do prazo do atestado, e sem passar por perícia médica. Neste caso, cabe ao próprio beneficiário pedir o fim do auxílio na agência do INSS responsável pelo benefício ou pela Central 135.
Como saber se o INSS me liberou para trabalhar?
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS.
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Informe CPF e senha e clique em “Entrar”
- Vá em “Consultar Pedidos”
- Localize o pedido e clique em “Detalhar”
- Leia as mensagens constantes no processo para saber a situação e se há providências a tomar.
É crime receber auxílio-doença e trabalhar?
Quem recebe auxílio-doença não pode trabalhar
Verdade: O segurado em prazo de auxílio-doença não pode exercer atividade remunerada. Se o fizer, o benefício será cancelado desde o retorno à atividade (art. 60 da Lei 8.213/91).
Como funciona o retorno ao trabalho?
O atestado de retorno ao trabalho consiste na declaração médica de que o funcionário pode retomar as funções laborais, sem prejuízo à saúde. Daí a importância de emitir o ASO após períodos de afastamento, seja por acidente ou doença.
O que acontece se a empresa demitir um funcionário doente?
Indenizações trabalhistas
Em casos de demissão discriminatória ou quando a doença é considerada como motivo para a demissão, o funcionário doente pode ter direito a uma indenização. Essa indenização pode ser referente aos danos morais e materiais causados pela demissão injusta.
Quanto tempo a empresa pode te mandar embora?
O empregador pode, sim, demitir durante o período de experiência. Ou seja, o colaborador pode ser desligado antes do término dos 90 dias. Porém, o Departamento Pessoal deve ter atenção a qual tipo de rescisão deve aplicar, pois, dependendo da escolha, a empresa poderá arcar com uma indenização.
O que acontece se a empresa demitir um funcionário com atestado?
Sabe-se que não existe um valor máximo de atestados que um empregado possa dar que possa justificar a sua demissão por justa causa, contudo, há duas "doenças" que, se estiverem presentes no atestado apresentado, autorizam a empresa a promover a demissão por justa causa.
Quantas vezes molhar a bananeira?