Qual o significado do procedimento administrativo?

Perguntado por: Letícia Matilde de Cunha  |  Última atualização: 26. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

Trata-se, portanto, da sucessão ordenada de atos e formalidades, estrutural e funcionalmente distintos, com vista à produção de um determinado resultado ou modificação jurídico-administrativa, que se manifesta numa decisão final que poderá ser um ato, regulamento ou contrato administrativo.

Qual é a finalidade do procedimento administrativo?

O processo administrativo disciplinar tem como objetivo específico esclarecer a verdade dos fatos constantes da representação ou denúncia associadas, direta ou indiretamente, a exercício do cargo, sem a preocupação de incriminar ou exculpar indevidamente o servidor ou empregado.

Quais são os procedimentos administrativos?

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle. Os processos de expediente são extremamente simples e são inerentes à rotina burocrática da administração.

O que acontece depois do processo administrativo?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

O que é um processo administrativo exemplo?

O processo administrativo considera os aspectos formais (procedimento) e materiais (decisão), bem como a garantia dos direitos dos interessados. Por exemplo: contagem de prazos; prazos para responder; prazos para recorrer, são todas partes do procedimento administrativo que, ao final, compõem o processo administrativo.

Princípios do Processo Administrativo (Direito Administrativo): Resumo Completo

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 processos administrativos?

As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

Quanto tempo pode durar um processo administrativo?

Algumas empresas aguardam por anos na fila até que a Receita Federal julgue e conclua algum processo administrativo. Porém, o que muitas não sabem é que, desde a data do protocolo da ação, o órgão federal tem até 360 dias para julgar os recursos.

Quem pode dar início ao processo administrativo?

No processo administrativo são legitimados como interessados no processo administrativo: a) pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; b) aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ...

Quando se inicia um processo administrativo?

O processo administrativo tem início pela Autoridade que possui competência para decidir a respeito da matéria tratada naquele caso. Assim, o processo é instaurado de ofício ou a pedido do interessado por meio de requerimento conforme art. 5º, da Lei nº. 9.784/99.

Como se defender de um processo administrativo?

A defesa pode ser apresentada por escrito ou oralmente, conforme as regras estabelecidas pela administração pública. É importante seguir rigorosamente as instruções e procedimentos previstos para a apresentação da defesa, para evitar a perda de prazos ou a apresentação de documentos incorretos.

Qual o primeiro passo no processo administrativo?

Planejamento: o primeiro passo para qualquer empresa é estabelecer metas e objetivos a serem alcançados.

Quais são as três fases do processo administrativo?

I – instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão; II – inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório; III – julgamento.

O que é um procedimento administrativo no Ministério público?

Procedimento Administrativo Preliminar (PAP) - é uma investigação preliminar, para apurar indícios de irregularidades (violação de direitos coletivos e do patrimônio público), por meio de busca de informações, coleta de dados, requisição de documentos, perícias e depoimentos.

Quanto tempo pode durar um pad?

O prazo originário de conclusão de PAD é de até sessenta dias, enquanto que o de sindicância é de até trinta dias.

Qual a diferença entre procedimento e processo administrativo?

Lá, procedimento são os trâmites internos à Administração Pública, ao passo que processo importa trâmites dentro da justiça administrativa, regidos por um Código de Processo Administrativo.

Quais atos ilícitos podem ser investigados no processo administrativo disciplinar?

Atos ilícitos que podem ser investigados no Processo Administrativo Disciplinar
  • não estar presente no serviço durante o horário de expediente, sem ter prévio aviso ou autorização;
  • retirar qualquer documento ou objeto de repartição sem a autorização do líder competente;
  • recusar a fé dos documentos públicos;

Quem faz o processo administrativo?

De forma geral, o processo administrativo é a forma de atuação do Estado. Ele consiste na sequência de atividades realizadas pela Administração Pública com o objetivo final de dar efeito a algo previsto em lei.

O que pode anular um processo administrativo?

3 motivos para anular o Processo Administrativo Disciplinar
  • Advertência;
  • Suspensão;
  • Demissão;
  • Destituição de cargo em comissão (para quem não possui cargo efetivo);
  • Cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

O que vem depois do recurso administrativo?

Por esse motivo, é bem possível que, logo após receber o recurso, haja uma reconsideração do ato administrativo que causou o conflito. Entretanto, quando essa reconsideração não acontece, o recurso é encaminhado para a autoridade competente, ou seja, o chefe do órgão público.

Como ver um processo administrativo?

como consultar os documentos
  1. Acesse o e-CAC;
  2. Clique em Legislação e Processo; e.
  3. Clique em Processos Digitais (e-Processo).

Quais atos são considerados infração administrativa?

Para existir infração administrativa é preciso que o comportamento (ou o resultado do comportamento) esmiuçado normativamente se concretize mediante violação substancial do tipo objetivo. Isto é, que a conduta (ou o seu resultado) se realize concretamente no tipo normativo-administrativo.

Quais as penalidades do processo administrativo disciplinar?

2. As penalidades disciplinares são: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão e destituição de função comissionada.

Quem julga o processo administrativo disciplinar?

Julgar processos disciplinares e realizar o controle dos atos administrativos do Judiciário. Corresponde ao exercício da competência constitucional atribuída ao Conselho Nacional de Justiça nos incisos II e III do §4º do art. 103-B, e é realizada de ofício ou mediante provocação pelo Plenário do CNJ.

Quais são as principais decisões do processo de administração?

O processo de administrar compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (e outros processos da gestão de pessoas), execução e controle (Figura 1.3).

Quais são as cinco principais funções processos administrativos?

A administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. A administração compreende cinco funções: planejamento, organiza- ção, comando, coordenação e controle.

Artigo anterior
Quem tem hipertireoidismo engorda ou emagrece?
Artigo seguinte
Como colocar sequencia de fotos no instagram?