Quando o funcionário é transferido para outra empresa?

Perguntado por: Patrícia Daniela Mendes  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

A transferência do empregado - assim como a mudança de seu vínculo de trabalho - de uma empresa para outra do mesmo grupo econômico pode ocorrer por iniciativa do empregador e concordância do colaborador. A CLT protege o empregado para os casos de fraude, principalmente na mudança de empregador.

O que diz a CLT sobre transferência de funcionário para outro CNPJ?

Salvo melhor juízo, não há óbice legal ou jurisprudencial para transferência de empregados entre empresas do mesmo grupo econômico, desde que seja feito pelo procedimento correto, sem que acarrete perda, supressão ou modificação de direitos trabalhistas ou nas condições de trabalho.

O que escrever na CTPS quando o funcionário é transferido?

- Anotar na parte reservada a "Anotações Gerais" da CTPS: “Referente ao contrato de trabalho da página xxx: O empregado foi transferido do CNPJ .... para o CNPJ ...., na data de ..., onde terá o número de registro..., mantendo-se todos os direitos já adquiridos pelo trabalhador."

Quando o funcionário está sendo transferido para uma empresa que não seja a mesma ou que não pertença ao mesmo grupo econômico?

Quando o funcionário está sendo transferido para uma empresa que não seja a mesma ou que não pertença ao mesmo grupo econômico, é necessário que seja feito o devido processo demissional para a readmissão do mesmo em outra empresa.

Sou obrigado a aceitar transferência de empresa?

EM REGRA, SIM. As transferências de locais de trabalho que não provoquem a mudança na residência do empregado são, na maioria dos casos, legais e, portanto, o trabalhador é obrigado a aceita-las.

TRANSFERÊNCIA DO EMPREGADO | ADV PRÁTICA

29 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

O que diz o artigo 470 da CLT?

470 - Em caso de necessidade de serviço, o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% dos salários que o empregado percebia naquela ...

Quando a empresa muda de dono o que acontece com os funcionários?

Art. 448 – A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados. Conforme previsto nos artigos 10 e 448 da CLT, a mudança na propriedade ou na estrutura da empresa não afeta os contrato de trabalho dos empregados.

O que acontece com os funcionários quando a empresa é vendida?

Ou seja: a empresa compradora receberá todos os lucros da atividade empresarial, mas também terá que arcar com eventuais dívidas e prejuízos. Para o trabalhador, isso significa que verbas trabalhistas não pagas pela empresa sucedida serão de responsabilidade da nova empresa, a sucessora.

Pode ser registrado em uma empresa e trabalhar em outra?

De fato, é permitido assinar a carteira de trabalho simultaneamente em duas empresas diferentes. Nenhum artigo ou parágrafo da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) proíbe um empregado do setor privado em ter dois ou mais empregos.

Como anotar no livro de registro transferência de funcionário?

a) na ficha ou folha do livro Registro, na parte destinada a "Observações", deverá ser anotado o seguinte: "O empregado foi transferido para ... (local onde se situa a empresa filial)... em data de ... (data de transferência)..., com todos os direitos trabalhistas adquiridos, em que terá o número de registro ...

Como anotar na CTPS mudança de CNPJ?

Informamos que ocorrendo alteração na Razão Social deverá ser anotado, no registro de empregados (livro/ficha de registro) e na parte de “Anotações Gerais” da CTPS, a nova Razão Social.

Como anotar mudança de endereço da empresa na CTPS?

Deverá anotar em anotações gerais o novo endereço da empresa e também na ficha de registro/livro de empregados. As certidões também deverão ser alteradas, CRF e CND, Caged também deverá ser informado da mudança. Abraços.

O que acontece com o empregado quando a empresa muda o CNPJ?

A única alteração que ocorre com o empregado, mais especificamente em seus documentos, é uma observação em sua CTPS ou em sua Carteira de Trabalho Digital, que deixa a nova identificação da empresa a qual o empregado foi incorporado, além da atualização nos documentos de controle da empresa se for necessário.

O que diz o artigo 469 da CLT?

O que diz o artigo 469 da CLT

“Art. 469. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.”

O que diz o artigo 2 da CLT?

Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

Quem compra a empresa fica com as dívidas?

Dívidas fiscais e trabalhista

Quando um investidor compra uma empresa, ele está assumindo a responsabilidade sobre todo o passivo fiscal até a data da compra. Ou seja, o comprador se torna o responsável pelas dívidas com a Fazenda que a empresa possui. Nesses casos é comum invocar o benefício de ordem.

O que acontece com uma empresa incorporada?

A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (artigo 227 da Lei 6.404/1976). Na incorporação a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica.

Tem como uma empresa mudar de dono?

Basta "transferir a empresa" para o seu pai. Para isto, você deverá transformar esta empresa em uma Sociedade Limitada, admitindo o seu pai como sócio e, posteriormente, transformá-la novamente em Empresário, retirando o seu irmão da sociedade.

Como saber se a empresa está sendo vendida?

Salários atrasados, corte de bônus, pagamentos atrasados de fornecedores, equipamentos inativados por não mandarem para o conserto, entre outros, são alguns dos sinais que a empresa está passando por problemas financeiros.

O que é multa art 480 CLT?

Art. 480 - Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.

O que significa artigo 445 da CLT?

Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

Quantas advertências para demissão por justa causa?

Advertência nas empresas

Muitos acreditam que para aplicar a justa causa, são necessárias no mínimo três advertências, entretanto, não existe previsão legal na CLT sobre o número de advertências. Para que o empregador aplique a justa causa, é necessária a comprovação da falta grave cometida pelo funcionário.

Quantas vezes a empresa pode mudar o horário do funcionário?

Como regra geral, prevalece no Direito do Trabalho a ideia de que, a menos que esteja prevista em lei, o empregador não pode fazer nenhuma alteração no contrato de trabalho que cause prejuízo ao trabalhador. Assim, mesmo se houver o consentimento do empregado com a mudança, se ela o prejudicar será considerada ilegal.

O que diz o artigo 459 da CLT?

- O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

Artigo anterior
Pode correr todos os dias da semana?
Artigo seguinte
Quantos anos Kate tinha no Titanic?