Quando o feto é considerado natimorto?

Perguntado por: Hélder Sandro de Ferreira  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

De acordo com o artigo 294 da instrução normativa 45 do Instituto Nacional Do Seguro Social, o INSS, um bebê é classificado como natimorto quando o feto morre dentro do útero da mãe ou durante o parto, após a vigésima terceira semana de gestação.

O que é considerado natimorto?

O natimorto é aquele que nasceu morto, isto é: '' Diz-se de, ou aquele que, tendo vindo à luz com sinais de vida, logo morreu''. (HILDEBRAND, 2007, p. 205). O natimorto já foi um nascituro, assim sendo, tinha seus direitos resguardados quando figurava como nascituro.

Como identificar um natimorto?

Perdas ocorridas no último mês de gestação até 48 horas após o parto, quando o feto já está completamente desenvolvido.

O que significa bebê natimorto?

Um natimorto é um bebê nascido sem sinais de vida às 28 semanas de gravidez ou mais.

Qual a diferença entre óbito fetal é natimorto?

O Ministério da Saúde define óbito fetal ou nascido morto/natimorto como a morte do concepto, antes que o produto da gestação seja extraído do corpo materno, seja qual for à duração da gravidez (BRASIL, 2005). O óbito fetal pode ser dividido em precoce, intermediário e tardio.

Necropsia Feto - Natimorto

19 questões relacionadas encontradas

O que é um bebê nascituro?

Nascituro (do latim nasciturus, "aquele que há de nascer") é um termo jurídico utilizado para designar o ente gerado ou concebido, de existência no ventre materno, mas que ainda não nasceu. No direito brasileiro, discute-se se o conceito abrangeria apenas o feto ou também o embrião.

Quanto à classificação natimorto é correto afirmar que?

Natimorto foi definido como recém-nascido morto com mínimo de 20 semanas de gestação ou 400 g de peso. A classificação PSANZ-PDC tinha sido aplicada previamente.

O que é natimorto bovino?

Foi considerado natimorto o bezerro que nasceu morto após 260 dias de gestação. ... Palavras-chave: bovino, gestação, pecuária, bezerro, mortalidade. INTRODUÇÃO. A perda de prenhez antes do dia 42 após a inseminação artificial (IA) é considerada perda embrionária.

Qual a diferença entre produto de aborto é natimorto?

Um aborto espontâneo é a perda de um feto por causas naturais antes da 20ª semana de gestação. Um concepto natimorto é a perda de um feto por causas naturais após a 20ª semana de gestação.

O que é Nativivo?

O que é Nativivo:

Nascido vivo. Feto ou bebê que permaneça com vida após o parto.

Como é feito o registro do natimorto?

Para realizar o registro de um natimorto, um dos genitores deve comparecer ao cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do município em que foi ocorreu o nascimento sem vida, munido de documentos pessoais e da Declaração de Óbito da Secretaria de Saúde emitida pela unidade hospitalar.

Quais são os direitos do natimorto?

Vale dizer que, o natimorto é aquele que nasceu morto e, apesar de não ser considerado pessoa, a doutrina reconhece-lhe tutela jurídica. ... Enunciado 1: a proteção que o Código defere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como nome, imagem e sepultura.

Quais as causas de natimorto?

Causas de natimorto

Um natimorto pode ser causado por um problema na mulher, na placenta ou no feto. Às vezes, a causa de o bebê ser natimorto é desconhecida. Problemas com a placenta também podem causar a morte do feto.

Quais doenças causam aborto em bovinos?

A ocorrência de aborto em bovinos acontece nos diversos estágios gestacionais e possui diversas causas, de modo que é fundamental o seu diagnóstico. As principais causas infecciosas envolvida são: neosporose, brucelose, leptospirose, campilobacteriose, complexo herpes vírus, diarréia viral bovina, abortos micóticos.

O que é a brucelose em bovinos?

A Brucelose bovina é uma importante doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros. Esta doença é provocada por bactérias do gênero Brucella. Os bovinos são acometidos pela espécie Brucella abortus.

Quais os sintomas da leptospirose em bovinos?

A leptospirose bovina é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira, com uma evolução freqüentemente inaparente ou com manifestação de abortamento, hematúria, anemia, icterícia e óbito.

Como calcular a mortalidade fetal?

(coeficiente de mortalidade perinatal) Número de óbitos fetais a partir de 22 semanas completas de gestação (154 dias) acrescido dos óbitos ocorridos até o 7º dia completo de vida, por mil nascimentos totais (óbitos fetais mais nascidos vivos), em determinado período, no espaço geográfico considerado.

Qual a diferença entre mortalidade infantil natimorto e Neomorto?

Como objeto deste estudo, foram analisados apenas os natimortos, ou seja, aqueles que morreram no interior do útero com mais de 20 semanas de gestação ou mais de 500 gramas, e os óbitos neonatais ou neomortos, definidos como aqueles que nasceram vivos e foram a óbito em qualquer período até o 28o dia de vida, ...

O que Neomorto?

O feto natimorto é quando a morte do bebê ocorre dentro do útero e neomorto quando a morte ocorre até o sétimo dia do nascimento (MUZA et al., 2013).

O que diz o estatuto do nascituro?

Art. 2º Nascituro é o ser humano concebido, mas ainda não nascido. ... 3º O nascituro adquire personalidade jurídica ao nascer com vida, mas sua natureza humana é reconhecida desde a concepção, conferindo-lhe proteção jurídica através deste estatuto e da lei civil e penal.

Quais são os direitos do nascituro?

O nascituro é também detentor do direito à vida, de forma que cabe ao Estado a sua proteção, sem tirar, é claro, a responsabilidade da genitora de protegê-lo, de forma que, não atente contra a vida do feto, interrompendo a vida que se desenvolve em seu útero.

Quando o nascituro adquire personalidade jurídica?

No Brasil, a personalidade jurídica plena inicia-se com o nascimento com vida, ainda que por poucos instantes. O Código Civil traz a seguinte disposição: Art. 2o "A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro ".

Qual seria a consequência para o caso de processo em que o nascituro falece no momento do nascimento?

Falecendo o nascituro ao nascer, este será chamado de natimorto, mas este teve vida, intra uterina, porém é uma vida humana e gerou direitos como nome e sepultamento.

Como são definidos em juízo os direitos do nascituro?

A resposta é: Por meio dos pais ou do curador, podendo figurar o nascituro como sujeito ativo ou passivo de obrigações e direitos. Dispõe o artigo 2º do Código Civil Brasileiro: "A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro".

O que é a teoria da personalidade condicional?

Por último, há a teoria da personalidade condicional, para a qual a personalidade tem início com a concepção, porém fica submetida a uma condição suspensiva (o nascimento com vida), assegurados, no entanto, desde a concepção, os direitos da personalidade, inclusive para assegurar o nascimento.

Artigo anterior
O que é gama de cores?
Artigo seguinte
Quais frutas posso comer amamentando?