Quando o detentor adquire a posse?

Perguntado por: Daniela Soraia de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

“Alguém retém consigo a coisa, exercendo controle sobre ela em nome de outrem, a quem esteja subordinado por relação de dependência”. A distinção entre a posse e a detenção reside necessariamente no âmbito do ânimus, ou seja, na detenção incorrem duas posses ou dois pretendentes a uma mesma posse.

Quem é o detentor da posse?

Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas. Aquele que começou a comportar-se do modo especificado, em relação ao bem e à outra pessoa, presume-se detentor, até que prove o contrário.

Quando ocorre a aquisição da posse?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; ... A posse transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres.

É possível a conversão da detenção em posse?

A transmudação da detenção em posse é possível, desde que haja alteração na circunstância fática que vincule a pessoa à coisa. D A posse transferida espontaneamente em cumprimento de contrato viciado por coação vicia a posse obtida por seu intermédio, sendo qualificada como posse violenta.

O que é detenção da posse?

A detenção é aquela situação em que alguém conserva a posse em nome de outro e em cumprimento às suas ordens e instruções. A detenção não é posse, portanto confere ao detentor direitos decorrentes desta.

Direito Civil. Direito das Coisas. Posse. Identificação do Possuidor e do Detentor.

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre detentor é possuidor?

Possuidor é aquele tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes a propriedade. Desta maneira, o possuidor, ao contrário do detentor, será aquele que de fato exerce alguns ou todos os poderes do proprietário.

Quais são os efeitos da posse?

Os principais efeitos da posse são os seguintes:

Possibilidade da proteção posssessória - faculdade de invocar os interditos (ações possessórias); Faculdade da legítima defesa da posse e do desforço imediato (ou autotutela, autodefesa, ou defesa direta);

É possível a conversão da detenção em posse a depender da modificação nas circunstâncias de fato que vinculem determinada pessoa a coisa?

O ordenamento jurídico ora vigente admite a possibilidade de conversão da detenção em posse, a depender da modificação nas circunstâncias do fato que vincularem determinada pessoa à coisa.

Que situações não induzem a posse?

Nos termos do art. 1208 do Código Civil "Não induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância assim como não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou a clandestinidade.".

Quem pode defender a posse?

A posse direta não anula a posse indireta, podendo o possuidor direto defender a sua posse dontra o possuidor indireto e vice versa.

Quais são os modos de aquisição da posse?

Os modos de aquisição da posse são classificados em originárias, que se trata da apreensão da coisa, exercício do direito e disposição da coisa ou do direito, e em derivados, que são a tradição e sucessão na posse.

Quais as formas de aquisição?

Conforme o segundo critério, os modos de aquisição classificam-se em originários (são a ocupação, a usucapião e a acessão natural) e derivados (os demais modos). Pelo terceiro critério, classificam em modos de aquisição a título universal (é a sucessão hereditária) e a título singular (os outros modos).

Como a aquisição da posse pode ser classificada?

É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. Posse justa: é aquela cuja aquisição não repugna ao Direito. Posse Injusta: será por outro lado posse injusta aquela adquirida por meio do uso da força ou ameaça (violência), ardil (clandestinidade) ou abuso da confiança (precariedade).

Quais são os poderes do possuidor?

O artigo 1196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, algum (qualquer um) dos poderes inerentes à propriedade. O artigo 1228 diz que o proprietário é aquele que pode usar, gozar, dispor ou pode reaver a coisa.

O que é propriedade de posse?

É a prática de atos próprios, típicos de proprietário em relação à coisa. A propriedade é o direito real de usar, fruir, dispor e reivindicar a coisa sobre a qual recai, respeitando sua função social. A posse é o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Quais são os tipos de posse?

Existem dois tipos de posse. A direta e a indireta
  • A Posse Direta: É a posse daquele indivíduo que ocupa imediatamente um bem. ...
  • Posse indireta:É a posse do real proprietário do bem, mas que por algum motivo não está em contato físico e direto com o mesmo. ...
  • Fruição – Ação de aproveitar ou usufruir;

São exemplos de fâmulos da posse?

1) SERVIDORES OU FÂMULOS DA POSSE (ART.

Assim, são considerados meros detentores, servidores ou fâmulos da posse (art. 1198, CC): a) Empregado; b) Administrador; c) Transportador; d) Testamenteiro; e) Inventariante; f) Depositário; g) Mandatário e; h) Outros.

O que é uma posse injusta?

O artigo 1.200 conceitua posse justa como sendo a posse que não é violenta, clandestina ou precária. Por essa disposição, chega-se ao conceito de posse injusta, sendo aquela que é adquirida de forma violenta, clandestina ou precária. Não obstante, posse justa é aquela desprovida de qualquer vício.

O que é posse injusta de boa fé?

Ao contrário do citado anteriormente, define-se Posse Injusta como aquela que apresenta significativamente os vícios possessórios, violência, clandestinidade e precariedade. Posse de Boa-fé e Posse de Má-fé: Posse de boa-fé: o possuidor desconsidera a existência dos vícios possessórios ou obstáculos à aquisição do bem.

É detentor aquele que tem de fato o exercício de um dos poderes inerentes à propriedade?

É detentor aquele que tem de fato o exercício de um dos poderes inerentes à propriedade. Ao sucessor singular é permitido unir a sua posse a do antecessor, para os efeitos legais. A posse do imóvel não faz presumir a das coisas móveis que nele estiverem.

Quanto aos efeitos da posse Assinale a afirmativa correta?

Quanto aos efeitos da posse, assinale a afirmativa correta. O possuidor de boa-fé responde pela perda, ou deterioração, da coisa, ainda que acidentais e mesmo que não tenha dado causa.

Quanto à posse Assinale a alternativa correta?

Com relação à posse, assinale a alternativa correta. A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o possuidor indireto.

Quais são os efeitos da posse de Boa-fé?

O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis.

São efeitos decorrentes da posse de Boa-fé?

São efeitos decorrentes da posse de boa-fé: o direito aos frutos percebidos e o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis realizadas no bem possuído.

Quanto aos efeitos da posse ad Interdicta?

Classificação quanto aos efeitos Posse ad interdicta: Não gera usucapião pois está interditada em razão de um contrato, como o contrato de locação.... Posse ad usucapionem: Quando não há vínculo de obrigação entre possuidor e proprietário, podendo haver defesa da posse em face de terceiros e usucapião, como na invasão.

Artigo anterior
Qual significado da palavra impõe?
Artigo seguinte
Qual o tamanho de uma fissura?