Quando o comprovante de residência não está no meu nome?
Perguntado por: Benedita Doriana Magalhães de Pinheiro | Última atualização: 8. Mai 2025Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)
O que fazer quando não tem comprovante de residência no seu nome? Você deve providenciar uma Declaração de Residência. Esse documento é impresso e assinado por você ou pelo proprietário da residência.
Como comprovar residência se não tenho nada no meu nome?
- Contas de água, luz, telefone fixo e celular;
- Contrato de aluguel em vigor, junto às contas de consumo (água, luz, telefone);
- Fatura do cartão de crédito;
- Declaração anual do Imposto de Renda de pessoa jurídica ou física;
- Contracheque emitido por órgão público;
Como comprovar residência morando com terceiros?
O que fazer se não tiver comprovante de residência? A pessoa responsável pelas contas do imóvel deve preencher o documento, a próprio punho, descrevendo que a pessoa, e incluir o nome completo dela, além dos dados de CPF ou RG, moram com ela. As informações da pessoa responsável também devem ser inseridas no documento.
O que pode ser considerado um comprovante de residência?
Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel). Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
O que a lei diz sobre comprovante de residência?
Proposta permite comprovação de residência com declaração de próprio punho. O Projeto de Lei 3683/19 permite a substituição do comprovante de residência por declaração de próprio punho do interessado. Na declaração, o autor deverá declarar-se ciente de que a falsidade da informação o sujeitará às penas da lei.
COMO GERAR COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA NO SEU NOME
Como fazer uma declaração de residência para outra pessoa?
Eu, (NOME COMPLETO, portador da carteira de identidade nº XXXXXXXXX, órgão emissor XXX /UF, CPF nº XXX. XXX. XXX-XX, declaro para os devidos fins de comprovação de residência, sob as penas da Lei, que resido no Distrito Federal, no seguinte endereço: ENDEREÇO COMPLETO COM O CEP, Região Administrativa: (NOME DO LOCAL).
Pode emprestar comprovante de residência?
Posso utilizar um comprovante de residência em nome de outra pessoa da minha família? Não, a normativa que regulamenta a atividade da Certificação Digital no Brasil não permite.
Pode usar boleto como comprovante de residência?
Caso seja necessário o envio de comprovante de residência para abertura de conta e/ou alteração cadastral, são aceitos os seguintes documentos: Conta de serviços públicos (água, luz, telefone ou gás) Fatura de cartão de crédito - Fatura do plano de saúde. Boleto emitido por instituições de ensino fundamental e superior.
Como gerar um comprovante de residência no meu nome Nubank?
Vai no app, na opção fazer depósito através de boleto bancário, coloca lá um valor irrisório e gera o boleto. Escolhe a função enviar boleto via email. Na parte inferior do boleto tem o seu endereço e serve como comprovante de residência.
O que é preciso para autenticar uma declaração de residência?
Para acessar esse serviço, “o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação.
Qual comprovante de residência o CRAS aceita?
Quanto ao comprovante de residência, poderá ser conta de luz, água ou celular. Caso não tenha como comprovar, o responsável familiar assinará uma declaração de residência.
Como comprovar endereço de residência se moro com meus pais?
Se você não tem nenhum documento no seu nome, porque mora com pais e outros parentes, será necessário emitir uma declaração que comprove a sua residência no endereço informado. Essa declaração serve para comprovar o grau de parentesco com os familiares e verificar a sua moradia no local.
Como conseguir um comprovante de endereço pela internet?
Acesse o sistema Processos Digitais; Clique em Solicitar serviço via processo digital; Selecione a área Certidões e Atestados e o serviço Obter atestado de residência fiscal.
Como fazer uma declaração de residência no cartório?
A declaração deve primeiramente conter o endereço residencial do declarante. Em seguida, é preciso apresentar as informações pessoais relevantes, como o nome completo, número do CPF, RG e outros dados essenciais.
Como usar extrato bancário como comprovante de residência?
Um boleto serve como comprovante de residência. Para quem não possui um comprovante desses em seu nome, há outras formas de comprovação de seu local de moradia. Ao solicitar um empréstimo no banco, por exemplo, extratos bancários no nome do cliente podem ser aceitos como comprovante de residência.
Como pegar comprovante de residência no mercado pago?
- Na seção “Atividade”, busque e selecione a transação desejada.
- Na parte de baixo da tela, acesse “Ver comprovante”.
- Na tela de exibição do comprovante, você pode fazer o download do arquivo e, no celular, compartilhá-lo por outro app.
Como conseguir comprovante de residência no banco Inter?
- Acesse a conta e na lateral superior direita, clique no menu;
- Depois escolha "Todos os serviços";
- Selecione "Comprovantes";
- Filtre por período ou tipo de comprovante;
- Escolha a transação desejada e clique em "Compartilhar comprovante"; Pronto!
Como emitir um comprovante de endereço?
- Contas de consumo (água, luz, telefone, gás, celular e internet)
- IPTU, ITR e boleto de condomínio.
- Correspondência de instituições financeiras ou órgãos públicos.
- Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório.
- Cartão de crédito.
- Plano de saúde.
Como conseguir comprovante de residência pelo Picpay?
Toda transação realizada em seu cadastro gera um comprovante de pagamento, e para acessá-lo, basta abrir a transação desejada no menu inicial do app, na aba < Minhas > atividades. Já na tela da Transação, é só tocar em < Opções >, que fica no canto superior direito, e selecionar < Ver recibo >.
Quanto tempo vale uma declaração de residência autenticada em cartório?
O Atestado de residência para este fim tem validade de um ano.
É crime usar endereço de outra pessoa?
O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.
É obrigatório comprovante de residência?
Logo, tem-se que o comprovante de residência é documento indispensável à propositura da ação, conforme assevera o artigo 320 do Código de Processo Civil. Entretanto, a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de residência não condiz com a realidade, sob pena de impossibilitar a prestação jurisdicional.
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