Quando o autor desistir da ação pode entrar novamente?

Perguntado por: Bárbara Neuza Rodrigues Garcia Magalhães  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

A desistência da ação não importa renúncia ao direito. Por isso, a sentença homologatória de desistência da ação não impede o ajuizamento de nova demanda contra o réu, visando ao mesmo objetivo.

O que acontece quando o autor desistir da ação?

O que acontece quando o autor desistir da ação? Se o autor desistir da ação antes de o réu apresentar a contestação, o mesmo fica isento do pagamento dos honorários advocatícios.

Quantas vezes o autor pode entrar com a mesma ação?

A perempção ocorre quando há abuso do direito de ação. Conforme previsto pelo art. 486 § 3º do Novo CPC, a parte autora que der causa, por 3 vezes, à extinção do processo por abandono, não poderá propor nova ação contra o réu. Tal como a litispendência, a perempção é um requisito processual negativo.

Quando posso entrar novamente com a mesma ação?

Quando posso entrar novamente com a mesma ação trabalhista? Na trabalhista, após os seis meses de impedimento, o reclamante pode usufruir do Direito de acessar a Justiça do Trabalho novamente.

O que acontece quando o processo é extinto por desistência?

Indica que o processo foi encerrado porque o autor desistiu da ação.

PROCESSO CIVIL DESCOMPLICADO: Até qual momento poderá o AUTOR DESISTIR da Ação ?!?

28 questões relacionadas encontradas

Quando a parte autora desiste do processo?

A desistência da ação é ato privativo do autor e enseja a extinção do processo sem resolução de mérito ( CPC 267 VIII). Se a desistência ocorre antes da citação, o autor responde apenas pelas custas e despesas processuais, mas não por honorários de advogado.

Como reativar um processo extinto?

Após o processo ser extinto poderá ocorrer o cumprimento de sentença, pode ser apresentado recurso ou até ser instaurado um novo processo, vai depender de caso a caso. Caso seu processo tenha sido extinto, o melhor a fazer é entra em contado com o seu advogado para que ele te explique a situação.

É preciso justificar a desistência da ação?

Em razão desse contexto, nos processos coletivos, a desistência deve ser sempre motivada e, caso o motivo apresentado não a justifique, devem ser adotadas providências para que o autor seja sucedido no processo por quem quer que possua legitimação para atuar como parte autora num processo coletivo.

O que diz o artigo 337 do CPC?

§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. § 3º Há litispendência quando se repete ação que está em curso.

O que diz o artigo 485 do CPC?

Abandono da causa - quando o processo ficar parado por mais de 1 ano por desinteresse das partes, ou quando o autor abandonar a causa, não promovendo as diligências determinadas por mais de 30 dias - conforme incisos II e III do Art. 485 do Novo CPC; Perempção, litispendência ou coisa julgada - Art.

Quando o processo é extinto sem resolução do mérito pode entrar novamente?

Nos termos do artigo 486 , § 2º , do CPC , o autor pode propor novamente a ação extinta sem resolução do mérito; neste caso, o recolhimento das custas referentes ao feito extinto constitui pressuposto de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo (art.

Até quando é possível desistir da ação?

Em geral, a desistência pode ocorrer a qualquer momento antes da sentença final. No entanto, é importante observar que, uma vez que a sentença é proferida, não é mais possível desistir da ação. Nos processos cíveis, por exemplo, o prazo para desistir de uma ação é de até 10 dias após a citação do réu.

Pode um dos autores desistir da ação?

Nos termos do art. 485 , § 4º , do CPC , oferecida a contestação, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação.

Qual a diferença de renúncia e desistência?

A desistência não se refere ao direito litigioso, mas apenas ao prosseguimento do processo, a decisão que a reconhece não resolve o mérito. Já a renúncia diz respeito ao próprio direito em que se funda a ação, gera extinção com resolução do mérito.

Quando o autor desistir da ação quem paga as custas?

No recurso especial, o autor da ação sustentou que o acórdão do tribunal local está em desacordo com o entendimento firmado pela Primeira Turma do STJ no AREsp 1.442.134, de que a desistência, em regra, obriga a parte autora a pagar as custas processuais, a menos que ela ocorra antes da citação.

Quem desiste da ação paga honorarios?

Se o processo terminar por desistência ou reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários serão pagos pela parte que desistiu ou reconheceu.

O que diz o artigo 489 do CPC?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

O que diz o artigo 274 do CPC?

274. Não dispondo a lei de outro modo, as intimações serão feitas às partes, aos seus representantes legais, aos advogados e aos demais sujeitos do processo pelo correio ou, se presentes em cartório, diretamente pelo escrivão ou chefe de secretaria. Parágrafo único.

O que diz o artigo 371 do CPC?

371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

O que acontece se desistir da ação antes da citação?

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desistência da execução antes da citação leva à extinção dos embargos opostos posteriormente, ainda que tratem de questões de direito material.

Pode desistir da ação a qualquer momento?

Quando podemos desistir da ação: Bom, a resposta para isso é: a qualquer momento. O que muda são os efeitos dessa extinção (com ou sem resolução do mérito). A desistência da ação é uma norma…

O que é pedido de desistência da ação?

A desistência da ação é um instituto puramente processual e que, até o momento da prolação da sentença (§ 5º, Art. 485, NCPC), permite a extinção sem resolução do mérito. Antes da citação é incondicional (Art. 485, VIII, NCPC) mas, após oferecida a contestação só poderá ser deferido com anuência do réu (§ 4º, Art.

O que é Repropositura da ação?

Repropositura da ação

É possível que, após proferida sentença que não resolva o mérito (sentença terminativa ou extintiva), o autor ajuíze novamente a mesma ação, desde que atenda aos seguintes requisitos. 1. Correção dos vícios que causaram a extinção da ação; 2. Pagamento das custas do processo extinto.

É possível desarquivar processo extinto?

O desarquivamento pode ser solicitado pela parte, advogado ou qualquer interessado, diretamente no cartório em que tramitou o processo, ou pelo advogado, por meio de petição que poderá ser encaminhada pelo protocolo integrado (artigo 948 das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça)..

É possível desarquivar um processo?

Advogados: podem solicitar o desarquivamento de qualquer processo público. Se o processo tramitou em segredo de justiça, somente advogados cadastrados nos autos poderão solicitar o desarquivamento.

Artigo anterior
O que é uma reflexão sobre um texto?
Artigo seguinte
Em que ano surgiu a novela?